Engenheiro troca olho perdido por prótese tipo “Terminator”

Brian Stanley é um ciborgue humano. Tornou-se viral depois de partilhar um vídeo com uma lanterna a fazer de olho, capaz de iluminar uma sala inteira.

Depois de perder um olho devido ao cancro, Brian Stanley, um engenheiro do sul da Califórnia, decidiu criar uma lanterna para o olho e chamar-lhe “Titanium Skull Lamp”.

“Também é perfeito para ler no escuro”, relata Stanley, citado pela Interesting Engineering. A invenção também se destaca pela sua poderosa luz.

Brian Stanley explica que a bateria do olho tem uma duração de cerca de 20 horas, e “não fica quente”. “Isto é metade da minha potência máxima”, acrescenta o engenheiro. “A segurança é básica, vou tentar chegar à potência máxima”.

Stanley utiliza a lanterna há dois anos, e garante que, até agora, não teve nenhum dano, acrescentando que também fez experiências com uma variedade de cores e até com formas de pupila. Por exemplo, criou filtros que projetam fantasmas e abóboras para o Halloween no ano passado.

“Só usei a minha prótese normal algumas vezes nos anos após ter feito a prótese de titânio, por isso foi um pouco surpreendente lembrar-me de que posso de facto parecer ‘normal’ por vezes”, admite Stanley.

Um artigo do jornal local baseado de Des Moines relatou um caso semelhante em 2018. Com um logótipo Tigerhawk no olho direito, Colton Barker perdeu a vista quando tinha apenas dois anos, e utilizava o que é provavelmente a peça mais distinta de sempre das memórias de Hawkeye.

Vaune Bulgarelli, a sua oculista, criou uma prótese com uma surpresa. “Só queria que ele fosse capaz de ganhar mais confiança”, explicou Bulgarelli. “Eu sabia que ele ia achar fixe e queria que ele se sentisse bem com o seu olho falso”, acrescentou.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Brian Stanley (@bsmachinist)

Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, o melanoma ocular, o carcinoma espinocelular, o linfoma, e o retinoblastoma  estão entre os vários cancros que podem danificar os olhos.

Além disso, o cancro pode ocasionalmente formar-se nos tecidos à volta do olho ou propagar-se a partir de outras regiões do corpo, tais como os pulmões ou seios. Um dos tipos mais comuns de cancro ocular é o melanoma do olho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.