Engenheiro de 21 anos cria prótese robótica “barata” com impressão 3D

Easton LaChappelle, um engenheiro de 21 anos, da pequena cidade de Durango, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveu uma prótese robótica cujo custo de produção deve ficar em cerca de 3500 euros – 25 vezes mais barata do que as opções disponíveis actualmente no mercado.

A Microsoft e a Belief Agency produziram um documentário a contar a história de Easton LaChappelle, e como o engenheiro criou um braço para Momo, uma menina de 9 anos.

Se conseguir uma proeza destas aos 21 anos de idade já é admirável por si, a história torna-se ainda mais surpreendente pelo facto de terem passado já 6 anos de trabalho de LaChappelle no projeto. Aos 14 anos, ele construiu um braço robótico com Legos e uma linha de pesca, como projecto para uma feira de ciências na escola.

Depois de ter despertado a atenção pela sua criação, LaChappelle começou por trabalhar com a NASA. Actualmente, conta com financiamento e suporte técnico da Microsoft, que lhe deu acesso ao B87, o laboratório experimental da gigante tecnológica, e à equipa do seu Centro Avançado de Prototipagem.

O projecto desenvolvido por LaChappelle e pela empresa de Redmond teve como objectivo fazer uma prótese para Momo, uma menoa de 9 anos residente na Flórida.

Momo não tem antebraço e mão direita desde que nasceu. O engenheiro e a sua equipa conseguiram criar uma prótese com a aparência de um membro humano, usando o Kinect para fazer digitalização 3D do braço esquerdo de Momo.

O custo do projecto ficou em cerca de 3500 euros, bastante menos do que qualquer prótese vendida actualmente no mercado – cerca de 90 mil euros. LaChappelle espera agora conseguir a escalabilidade do seu método, para que possa ser produzido em massa e ajudar mais pessoas.

LaChappelle partilhou online toda a documentação e instruções de montagem da sua prótese robótica, e libertou-a com uma licença Creative Commons.

A Microsoft e a Belief Agency produziram e disponibilizaram no YouTube um documentário que mostra os bastidores de todo o projecto, e um pouco das histórias de vida de LaChapelle e Momo. Vale a pena ver, e deixar-se encantar com as possibilidades que a tecnologia pode abrir na vida das pessoas — e mudá-la.

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …