Engenheiro de 21 anos cria prótese robótica “barata” com impressão 3D

Easton LaChappelle, um engenheiro de 21 anos, da pequena cidade de Durango, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveu uma prótese robótica cujo custo de produção deve ficar em cerca de 3500 euros – 25 vezes mais barata do que as opções disponíveis actualmente no mercado.

A Microsoft e a Belief Agency produziram um documentário a contar a história de Easton LaChappelle, e como o engenheiro criou um braço para Momo, uma menina de 9 anos.

Se conseguir uma proeza destas aos 21 anos de idade já é admirável por si, a história torna-se ainda mais surpreendente pelo facto de terem passado já 6 anos de trabalho de LaChappelle no projeto. Aos 14 anos, ele construiu um braço robótico com Legos e uma linha de pesca, como projecto para uma feira de ciências na escola.

Depois de ter despertado a atenção pela sua criação, LaChappelle começou por trabalhar com a NASA. Actualmente, conta com financiamento e suporte técnico da Microsoft, que lhe deu acesso ao B87, o laboratório experimental da gigante tecnológica, e à equipa do seu Centro Avançado de Prototipagem.

O projecto desenvolvido por LaChappelle e pela empresa de Redmond teve como objectivo fazer uma prótese para Momo, uma menoa de 9 anos residente na Flórida.

Momo não tem antebraço e mão direita desde que nasceu. O engenheiro e a sua equipa conseguiram criar uma prótese com a aparência de um membro humano, usando o Kinect para fazer digitalização 3D do braço esquerdo de Momo.

O custo do projecto ficou em cerca de 3500 euros, bastante menos do que qualquer prótese vendida actualmente no mercado – cerca de 90 mil euros. LaChappelle espera agora conseguir a escalabilidade do seu método, para que possa ser produzido em massa e ajudar mais pessoas.

LaChappelle partilhou online toda a documentação e instruções de montagem da sua prótese robótica, e libertou-a com uma licença Creative Commons.

A Microsoft e a Belief Agency produziram e disponibilizaram no YouTube um documentário que mostra os bastidores de todo o projecto, e um pouco das histórias de vida de LaChapelle e Momo. Vale a pena ver, e deixar-se encantar com as possibilidades que a tecnologia pode abrir na vida das pessoas — e mudá-la.

PARTILHAR

RESPONDER

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …