/

Enfermeiros ganharam mais 222 milhões em salários em três anos

2

Nos últimos três anos anos, os enfermeiros viram a sua folha salarial anual subir em 222 milhões de euros, apontam dados dos Ministérios das Finanças e da Saúde, divulgados esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios.

De acordo com o diário, a este valor somam-se 85 milhões relativos ao reforço do número de enfermeiros, necessário em grande medida para compensar o corte no horário de trabalho, para um total de 307 milhões.

A aplicação das 35 horas aos trabalhadores com contrato individual de trabalho teve um impacto particularmente relevante nos 18 mil enfermeiros que têm este tipo de vínculo. A redução do horário traduziu-se num aumento significativo do salário à hora, que as Finanças contabilizam, para o conjunto dos enfermeiros, em 95 milhões de euros.

A estes valores, nota o Negócis, é necessário ainda somar os ganhos obtidos com a reposição dos salários, que as Finanças estimam em 10 milhões. Esta medida foi tomada logo no início da legislatura, sendo aplicada de forma gradual.

Segundo o matutino, a estimativa de 222 milhões de euros, que sobe para 307 milhões se considerarmos o reforço de enfermeiros, corresponde ao custo em 2019 – e não acumulado – de todas as medidas tomadas pelo Governo.

Desde o início de 2016, foram contratados mais 4.030 enfermeiros para o Serviço Nacional de Saúde. Governo e sindicatos voltam esta quarta-feira à mesa das negociações.

ZAP //

2 Comments

  1. Quem reduziu horários? Os politicos. POrquê ? Para enganar tudo e todos. Certamente ficaria + beneficiada todas as partes se mantivesse 40 horas semanais e aumentar os salários NÃo?? Mas não estes génios do ROUBO não chegaram aqui. Só por isto se vê os grandes governantes q temos… A cabeça de Ladrão não d´+a p/ mais a não ser arquitetar o roubo…

  2. já agora!, quantos milhoes de euros é que a classe politica ativa , mamou em tres anos ??? hein hein ??

    estou a falar dos gajos no parlamento e todas as instituicoes politicas … pr, presidente , autarquias, blah blah …
    metem estes numeros para incendiarem a opiniao publica, como se estes milhoes fossem para o bolso de cada um …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.