Enfermeira de Hawking acusada de “má conduta séria” nos cuidados ao cientista

Andy Rain / EPA

Patricia Dowdy, enfermeira que trabalhou com o cientista Stephen Hawking durante 15 anos, está a ser ouvida no âmbito de um processo disciplinar por “má conduta séria” nos cuidados de saúde que prestou ao cientista.

O processo de inquérito, impulsionado pela associação que regula o setor no Reino Unido — Nursing and Midwifery Council –, começou em fevereiro e vai terminar a 21 de março. Patricia Dowdy, de 61 anos, tinha sido suspensa preentivamente como enfermeira em 2016, refere a BBC.

Segundo o jornal britânico The Independent, a alegada “má conduta” da enfermeira, que nasceu em Ipswich, terá tido lugar em Cambridge, quando Patricia Dowdy era responsável pelos cuidados de saúde do cientista. Stephen Hawking morreu em março do ano passado, com 76 anos, na sua casa em Cambridge.

Patricia Dowdy está a ser investigada depois de uma queixa apresentada pela família do falecido cientista, sugerem os relatórios. Mas a natureza exata das acusações permanece desconhecida porque o Conselho de Enfermagem e Obstetrícia tomou a medida altamente incomum de proibir o público e os media de assistir à audiência.

Hawking, que era conhecido como uma das maiores mentes científicas do mundo, foi diagnosticado com uma forma rara de doença neuro-motora em 1964, aos 22 anos, e pensava-se que teria apenas alguns anos de vida. O pai de três filhos acabou por ficar confinado a uma cadeira de rodas e dependente de um sistema de voz computadorizado para comunicação.

Ele continuou a viajar pelo mundo, dar palestras e a escrever artigos científicos sobre as leis básicas que governam o universo. Entre várias publicações científicas, o cientista foi o autor de um dos maiores bestsellers da literatura científica – “A Brief History of Time” vendeu mais de dez milhões de exemplares.

Em 2004, dez das suas enfermeiras acusaram a sua segunda esposa, Elaine Mason, de abuso depois de a família o ter levado várias vezes ao hospital com ferimentos inexplicáveis, incluindo um pulso partido e cortes na cara.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …