A notícia do enfarte de Putin foi manifestamente exagerada, refuta o Kremlin

2

EPA/Alexander Kazakov / Sputnik

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O Kremlin já veio desmentir o boato de que Putin sofreu um enfarte no último fim de semana, que teve origem numa conta no Telegram.

Os últimos meses têm sido recheados de rumores e conspirações sobre a saúde de Vladimir Putin. Desde Parkison a um cancro terminal, já várias doenças foram associadas ao Presidente russo.

Esta terça-feira, vários órgãos de comunicação internacionais noticiaram que Putin teria sido encontrado no seu quatro na noite de domingo a “arquear convulsivamente” e a sofrer um ataque cardíaco.

O rumor teve origem numa publicação da conta russa anónima General SVR, no Telegram, que frequetemente espalha boatos sobre o círculo próximo de Putin. A publicação acrescentou que o Presidente russo foi substituído por um sósia nas reuniões recentes.

Mas o Kremlin inspirou-se em Mark Twain, que famosamente disse que os rumores da sua morte eram manifestamente exagerados. Dmitry Peskov, porta-voz de Putin, desmentiu as alegações, que diz serem uma “farsa” que “não fazem nada além de provocar um sorriso” no seio do Governo russo.

A conta General SVR no Telegram, que tem mais de 390 mil seguidores em três contas diferentes, é notória por espalhar rumores não verificados sobre Putin e os espcialistas recomendam muito cepticismo em relação às alegações feitas por esta conta. Grande parte dos boatos sobre a saúde debilitada de Putin, que nunca foram comprovados independentemente, foram espalhados por esta conta.

Em Dezembro, a General SVR também esteve por trás do rumor de que Putin tinha caído das escadas e feito cocó (outra história que foi negada pelo Kremlin). A conta também já afirmou que Putin planeava submeter-se a uma cirurgia ao cancro em Maio e entregar temporariamente o poder, relata a Insider.

De acordo com Lucy Birge, investigadora especializada na política russa, “obbviamente, há coisas a acontecer nos bastidores do Kremlin e não sabemos o que são”. “É tentador seguir esta pessoa não identificada que tem todas as respostas”, refere.

Adriana Peixoto, ZAP //

2 Comments

  1. Õ que se sabe é que Kremlin veio a correr desesperado a desmentir (estranho). Enquanto isso Andam a GRITAR Putin acorda…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.