Endoscopia a estátua milenar de Buda revela um monge escondido

6

Drents Museum

O mestre budista Liuquan: estátua (esq) e resultado de tomografia computorizada (dir)

O mestre budista Liuquan: estátua (esq) e resultado de tomografia computorizada (dir)

O que parecia apenas uma estátua de Buda do século XI ou XII revelou afinal ser algo mais. Na realidade, muito mais.

Exames realizados pelo museu holandês Drents Museum a uma estátua de Buda com quase 1000 anos revelaram que a relíquia continha no seu interior os restos mumificados de um monge budista.

O corpo mumificado foi identificado como pertencendo ao mestre budista Liuquan, da Escola Chinesa de Meditação. Segundo o Siberian Times, entre os monges budistas há a crença de que os corpos mumificados não estão mortos, mas num “estado de meditação avançada“.

Mas os exames, uma tomografia computorizada e uma endoscopia, realizados no Meander Medisch Centrum, em Amesfoort, viriam a permitir uma descoberta ainda mais espantosa nas cavidades abdominais da múmia.

Para surpresa dos investigadores responsáveis pelos exames, no espaço dos órgãos internos do monge, removidos no processo de mumificação, estavam guardados pergaminhos antigos escritos em chinês.

Jan van Esch / Meander Medisch Centrum

A estátua de Buda foi submetida a uma tomografia computorizada

A estátua de Buda foi submetida a uma tomografia computorizada

A tomografia computorizada, ou TAC, é um exame que consiste na emissão de raios-x através de vários ângulos em torno de um corpo. Segundo o NL Times, a endoscopia foi realizada com um aparelho especialmente construído para realizar o exame à estátua.

Os exames foram supervisionados por Erik Bruijin, um perito em arte e cultura budista, com a ajuda do médico gastroenterologista Reinoud Vermeijeden e do radiologista Ben Heggelman.

A estátua de Buda e o seu passageiro, a múmia de Liquan, foram entretanto levadas para o Museu Húngaro de História Natural, onde estarão em exibição até Maio.

ZAP

6 Comments

  1. Efectivamente, ainda não foram feitas descobertas arqueológicas no futuro.
    A estátua será do século XI, ou XII (cerca de 900 a 1000 anos)
    Está corrigido, obrigado ao Christian Battista e ao Santos pelos seus reparos.

  2. Uma endoscopia? Isso não é enfiar um tubo com uma camara por uma cavidade corporal acima ou abaixo, dependendo da latidude da dita cavidade? Um tac não é simplesmente um tac?

    • Caro PPA, tivemos de facto essa dúvida ao fazer a notícia, mas as diversas fontes que verificámos, nomeadamente a citada, referem efectivamente dois exames, um “CT scan” (a tomografia) e um outro exame, referido como “endoscopy”. A foto com que ilustramos a peça é a do CT scan. Não encontrámos foto da endoscopia, feita com um “aparelho especialmente construído para o efeito”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.