/

Encontrados vários cofres perto de um naufrágio nazi. Podem ser a chave para a lendária “Câmara de Âmbar”

Uma equipa de mergulhadores polacos encontrou vários cofres perto dos destroços de um navio de guerra nazi, anunciou esta semana a Baltictech, empresa sediada na Polónia responsável pela expedição.

Acredita-se que a embarcação naufragada em causa pudesse levar a bordo ou ter pistas sobre o paradeiro da lendária “Câmara de Âmbar”, saqueada durante a II Guerra Mundial, de acordo com uma nota da empresa publicada no Facebook e citada pela Russia Today.

O navio alemão Karlsruhe foi descoberto em setembro passado a cerca de 88 metros abaixo do nível do mar, na costa de Ustka, na Polónia. Foi localizado por uma equipa de mergulhadores que exploravam a área em busca deste navio de guerra que naufragou a 13 de abril de 1945 depois de ser atacado por aeronaves soviéticas no Mar Báltico.

A equipa voltou a explorar a área na semana passada, altura em que um robô subaquático indicou a presença de 10 cofres e outros objetos em torno dos destroços do navio de guerra. “Como suspeitávamos, à volta do naufrágio e principalmente em frente à proa, muitos itens foram derramados a partir do interior do navio”, explicou a equipa.

Embora alguns dos cofres parecessem abertos, um apresenta uns “selos de borracha especiais”, fazendo crescer as esperanças de que possa conter no seu interior objetos valiosos, como pinturas ou até tesouros de âmbar.

Os especialistas acreditam também que os vestígios deste naufrágio podem ser a peça-chave para encontrar a “Câmara de Âmbar”, tal como escreve o Daily Mail.

“Foi em Koenigsberg que a Câmara de Âmbar foi vista pela última vez. A partir de lá, o Karlsruhe partiu na sua última viagem com uma grande carga. Está praticamente intacto. Nos seus porões, descobrimos veículos militares, porcelanas e muitas caixas cujo conteúdo é ainda desconhecido”, explicou o mergulhador líder da expedição, Tomasz Stachura.

Nesta última viagem, o navio transportou 1.083 refugiados e 360 ​​toneladas de carga, deixando o porto de forma apressada e fortemente escoltado, levando historiadores e especialistas a acreditar que a embarcação possa “esconder” tesouros perdidos, entre os quais a “Câmara de Âmbar” – é uma nova pista sobre o paradeiro desta lendária decoração de painéis em âmbar e espelhos folheados a ouro.

Projetada por mestres alemães em parceria com artesãos russos, a “Câmara de Âmbar” foi oferecida ao imperador russo Pedro I, o Grande, em meados de 1716. Desapareceu durante a II Guerra Mundial depois de ter sido roubada pelas tropas nazis do Palácio de Catarina em Tsarskoye Selo, próximo de São Petersburgo.

Apesar do navio agora descoberto representar uma boa pista para encontrar a “Câmara de Âmbar”, conhecida também como a “Oitava Maravilha do Mundo”, as buscas serão suspensas até abril do próximo ano, uma vez que o inverno pode prejudicar a missão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.