Identificados os restos mortais de uma princesa santa em Inglaterra

echiner1 / Flickr

Uma equipa de arqueólogos britânicos conseguiu identificar alguns ossos preservados numa igreja de Folkestone, no sudeste de Inglaterra, que terão pertencido a Saint Eansvida, uma princesa anglo-saxónica.

Saint Eansvida viveu aproximadamente entre os anos 630 e 650 e desempenhou um papel fundamental na cristianização da Grã-Bretanha, conta o jornal britânico The Guardian.

Os restos foram encontrados em meados de 1885 e, desde então, foram associados ao santo a quem a igreja em causa é dedicada. Agora, uma equipa de arqueólogos britânicos associou os restos mortais à princesa Saint Eansvida.

https://twitter.com/DeusVultMedia/status/1236338233946095618?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1236338233946095618&ref_url=https%3A%2F%2Factualidad.rt.com%2Factualidad%2F345508-identificados-reino-unido-restos-santa-eansvilda

Há mais de um século, a origem destes ossos era uma questão de fé. Contudo, e com o desenvolvimento de novas tecnologias, foram surgindo novos métodos capazes de determinar a quem pertenciam. Andrew Richardson, líder da investigação, disse ao diário britânico que a igreja deu “um passo corajoso” ao permitir que a relíquia fosse estudada.

“Podíamos ter dito simplesmente: “Amigos, não é ela” (…) Pensei que tínhamos 50% de probabilidade de a identificar e muitos dos meus colegas estavam céticos”, confessou.

Contudo, uma análise de radio-carbono permitiu datar os ossos exatamente no momento em que Eansvilda morreu. A idade da pessoa em causa – entre os 17 e os 21 anos – também corresponde à idade do santo, que terá morrido muito jovem.

Além disso, um estudo osteológico mostrou que a pessoa a quem os restos pertenceram não sofria de desnutrição e tinha poucos dentes danificados por alimentos duros, sugerindo-se assim uma origem nobre. Por tudo isto, os especialistas acreditam que os restos mortais pertençam a Saint Eansvida.

Princesa e santa

Eansvida era filha do Rei Ethelbert de Kent, que governou o seu pequeno reino entre 616 e 640. A princesa viveu de perto os primeiros passos da cristianização no território e o seu avó, Ethelberto, foi o primeiro rei anglo-saxão a adotar a fé católica.

Em meados do século VII, o processo de cristianização não tinha ainda atingido todo o território e vários governantes continuaram a praticar sua fé pagã.

Neste contexto, a princesa recusou casar-se com um rei pagão, optando por se tornar freira. Acredita-se que tenha fundado o primeiro convento feminino da Grã-Bretanha em Folkestone. Acabou por morrer cedo por causa da peste.

Mais tarde, foi canonizada e foram-lhe atribuídos vários milagres. Esta princesa santa era um símbolo importante da identidade local, notou ao jornal britânico The Independent o historiador Lesley Hardy, da Universidade Christ Church, em Canterbury.

“Folkestone é um lugar extremamente antigo, mas grande parte da sua herança foi apagada pelo desenvolvimento nos séculos XIX e XX. Eansvida estava no centro da comunidade: as pessoas viam-na como um herói local. Trazê-la à luz é algo especial”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …