Encontrado um antigo templo de enormes dimensões junto a Stonehenge

(dr) English Heritage

O enorme monumento de madeira foi encontrado a pouco mais de 3km de Stonehenge

Uma equipa de arqueólogos encontrou o que parece ser um descomunal templo megalítico de madeira, a pouco mais de 3 quilómetros de um seu conhecido rival – Stonehenge.

Segundo o jornal britânico The Independent, o achado é composto pelo que parece ter sido um vasto círculo de postes de madeira gigantes, com 500 metros de diâmetro.

O monumental círculo foi encontrados a noroeste do sítio arqueológico de Durrington, onde o ano passado foi descoberto um super-monumento neolítico constituído por cerca de cem monólitos – a maior estrutura neolítica do Reino Unido.

Segundo os arqueólogos britânicos responsáveis pela notável descoberta, a concentração de formações neolíticas encontradas na região sugere que o famoso monumento de Stonehenge poderá ter sido construído numa época de intensa rivalidade religiosa, e eventualmente política.

A escavação foi liderada pelos arqueólogos Vince Gaffney, professor da Universidade de Bradford, e Mike Parker Pearson, da University College de Londres.

Os arqueólogos, que tinham começado por usar medições geofísicas em vez de escavações para analisar o local, pensaram inicialmente ter encontrado uma formação de pedras verticais.

A descoberta de que se tratava na realidade de gigantescos postes de madeira mudou completamente a percepção da importância do sítio – o maior monumento antigo deste tipo na Grã-Bretanha.

A mais surpreendente descoberta que o local trouxe, no entanto, foi a de que a construção do complexo circular nunca terá chegado a ser completada – tendo sido interrompida, aparentemente, pouco tempo depois de iniciada a sua construção.

nasikoman / Flickr

Os 200 a 300 postes, com 6 a 7 metros de altura e 60 a 70 cm de diâmetro, seriam aparentemente usados para apoiar ou expandir uma construção mais complexa - que nunca chegou a ser completada

Os 200 a 300 postes, com 6 a 7 metros de altura e 60 a 70 cm de diâmetro, seriam aparentemente usados para apoiar ou expandir uma construção mais complexa – que nunca chegou a ser completada

Os 200 a 300 postes, com 6 a 7 metros de altura e 60 a 70 cm de diâmetro, seriam aparentemente usados para apoiar ou expandir uma construção mais complexa.

Mas ao que tudo indica, os trabalhos no círculo foram interrompidos, cerca de 2460 AC, apesar de o círculo estar quase completo.

Segundo os arqueólogos, a razão mais provável para a paragem abrupta da obra é que tenham ocorrido na altura mudanças sociais, políticas ou religiosas na região.

“Estas descobertas lançam luz sobre a complexidade anteriormente desconhecida dos eventos religiosos e políticos da região, durante o período em  que as maiores pedras de Stonehenge foram erguidas”, explica ao The Independent o arqueólogo Nick Snashall, director do Stonehenge & Avebury World Heritage Site.

Ou seja, algo como um golpe de estado neolítico terá impedido que hoje houvesse um imponente monumento de madeira a fazer sombra a Stonehenge.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos diz que PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta

O ministro das Infraestruturas e da Habitação defendeu, este domingo, que o PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta, mas sim colaborar com BE e PCP porque a geringonça "não pode ser …

Joan Laporta eleito presidente do Barcelona (e já falou sobre o futuro de Messi)

Joan Laporta foi eleito presidente do FC Barcelona, este domingo, sucedendo ao contestado Josep Maria Bartomeu, ao recolher 30.184 votos (54,28% do total), nas eleições para os órgãos sociais do clube espanhol. Joan Laporta, que já presidiu …

Há cargos de supervisão há anos por preencher. João Leão assume atrasos

O Ministério das Finanças assume atrasos na procura por supervisores. Não podem vir do setor bancário e é preciso encontrar mulheres. O gabinete do ministro das Finanças, João Leão, assume atrasos na procura por administradores para …

"Temos de nos preparar". Benfica vai pôr travão no investimento

Após ter gasto mais de 100 milhões de euros em transferências, Jorge Jesus antecipa que o SL Benfica, assim como as outras equipas, vai ter de pôr um travão no investimento. O Benfica foi um dos …

Áustria retira por precaução lote da vacina AstraZeneca após morte de vacinada

As autoridades austríacas suspenderam por precaução as inoculações com um lote da vacina da AstraZeneca. O lote retirado não é usado em Portugal. A Áustria anunciou, este domingo, a retirada por precaução de um lote da …

Amorim não quer surpresas e prepara nuances na estratégia da equipa

Rúben Amorim vai promover alterações na estratégia da equipa para evitar que a equipa se torne previsível na fase final do campeonato. A segunda volta do campeonato está em andamento e o Sporting CP lidera categoricamente …

Medina sondou BE e PCP para coligação. Levou uma nega, mas o futuro depende do sucesso de Moedas

Fernando Medina quis uma coligação pré-eleitoral com Bloco de Esquerda e o PCP, mas os partidos não aceitaram. No entanto, a hipótese poderá voltar a estar em cima da mesa de Carlos Moedas começar a …

"Não é descabido”. Candidato liberal a Lisboa admitiu que nacionalização da TAP podia ser "excelente opção"

Miguel Quintas, o recém-anunciado candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Lisboa, defendeu, no ano passado, que pensar numa nacionalização da TAP “não é de todo descabido” e que “tudo indica que poderá ser uma …

Mais de 3.500 túmulos descobertos em Xian, a "casa" do mítico exército de terracota

Uma equipa de arqueólogos encontrou milhares de túmulos e objetos de valor arqueológico na cidade chinesa de Xian, a capital da província de Shaanxi e a "casa" do mítico exército de terracota, descoberto no mausoléu …

Bruno Fernandes marca e Manchester United trava líder e rival City

O médio português Bruno Fernandes, de penálti, abriu caminho à vitória por 2-0 do Manchester United no dérbi com o City, na Liga inglesa de futebol, na primeira derrota dos 'citizens' após uma longa série …