Encontrado um antigo templo de enormes dimensões junto a Stonehenge

(dr) English Heritage

O enorme monumento de madeira foi encontrado a pouco mais de 3km de Stonehenge

Uma equipa de arqueólogos encontrou o que parece ser um descomunal templo megalítico de madeira, a pouco mais de 3 quilómetros de um seu conhecido rival – Stonehenge.

Segundo o jornal britânico The Independent, o achado é composto pelo que parece ter sido um vasto círculo de postes de madeira gigantes, com 500 metros de diâmetro.

O monumental círculo foi encontrados a noroeste do sítio arqueológico de Durrington, onde o ano passado foi descoberto um super-monumento neolítico constituído por cerca de cem monólitos – a maior estrutura neolítica do Reino Unido.

Segundo os arqueólogos britânicos responsáveis pela notável descoberta, a concentração de formações neolíticas encontradas na região sugere que o famoso monumento de Stonehenge poderá ter sido construído numa época de intensa rivalidade religiosa, e eventualmente política.

A escavação foi liderada pelos arqueólogos Vince Gaffney, professor da Universidade de Bradford, e Mike Parker Pearson, da University College de Londres.

Os arqueólogos, que tinham começado por usar medições geofísicas em vez de escavações para analisar o local, pensaram inicialmente ter encontrado uma formação de pedras verticais.

A descoberta de que se tratava na realidade de gigantescos postes de madeira mudou completamente a percepção da importância do sítio – o maior monumento antigo deste tipo na Grã-Bretanha.

A mais surpreendente descoberta que o local trouxe, no entanto, foi a de que a construção do complexo circular nunca terá chegado a ser completada – tendo sido interrompida, aparentemente, pouco tempo depois de iniciada a sua construção.

nasikoman / Flickr

Os 200 a 300 postes, com 6 a 7 metros de altura e 60 a 70 cm de diâmetro, seriam aparentemente usados para apoiar ou expandir uma construção mais complexa - que nunca chegou a ser completada

Os 200 a 300 postes, com 6 a 7 metros de altura e 60 a 70 cm de diâmetro, seriam aparentemente usados para apoiar ou expandir uma construção mais complexa – que nunca chegou a ser completada

Os 200 a 300 postes, com 6 a 7 metros de altura e 60 a 70 cm de diâmetro, seriam aparentemente usados para apoiar ou expandir uma construção mais complexa.

Mas ao que tudo indica, os trabalhos no círculo foram interrompidos, cerca de 2460 AC, apesar de o círculo estar quase completo.

Segundo os arqueólogos, a razão mais provável para a paragem abrupta da obra é que tenham ocorrido na altura mudanças sociais, políticas ou religiosas na região.

“Estas descobertas lançam luz sobre a complexidade anteriormente desconhecida dos eventos religiosos e políticos da região, durante o período em  que as maiores pedras de Stonehenge foram erguidas”, explica ao The Independent o arqueólogo Nick Snashall, director do Stonehenge & Avebury World Heritage Site.

Ou seja, algo como um golpe de estado neolítico terá impedido que hoje houvesse um imponente monumento de madeira a fazer sombra a Stonehenge.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …

Olavo Bilac pede desculpa por ter atuado num comício do Chega

O cantor Olavo Bilac recorreu à sua conta de Facebook para pedir desculpa aos seus fãs e aos seres pares do setor por ter atuado num comício do Chega, frisando não ter qualquer relação com …