Descoberto um super monumento neolítico junto a Stonehenge

Arqueólogos descobriram uma formação com cerca de cem monólitos próxima do Stonehenge e pensam que esta pode ser a maior estrutura neolítica do Reino Unido.

As noventa pedras, com 4500 anos de existência, estão enterradas a um metro de profundidade no “superhenge” conhecido como Durrington Wall, avança a BBC.

Descobertas através de um radar do grupo Stonehenge Hidden Landscapes, que está a trabalhar num mapa subterrâneo da área há cinco anos, não foi necessário fazer escavações para descobrir a formação.

Apenas a três quilómetros do Stonehenge, em Wiltshire, o novo monumento tem, de acordo com os investigadores, uma “escala extraordinária” – cerca de 1,5 quilómetros de circunferência e 500 metros de diâmetro – sendo cinco vezes maior do que o já famoso monumento britânico.

As pedras agora descobertas, erguidas ao lado de uma vala circular e viradas para o rio Avon, vêm na sequência de uma outra investigação feita no mesmo local.

Alguns dos monólitos têm cerca de 4,5 metros de comprimento mas só trinta permanecem intactos. O grupo de investigadores acredita que o local era usado para realizar rituais.

“Não há nada como isto noutra parte do mundo. É completamente novo e a escala é extraordinária”, disse o líder da investigação, Vince Gaffney, da Universidade de Bradford.

“A presença do que parecem ser pedras, a cercar o local de um dos maiores estabelecimentos neolíticos da Europa, acrescenta um novo capítulo à história do Stonehenge”, afirmou o arqueólogo Nick Snashall.

A investigação vai ser alvo de discussão no primeiro dia do Festival de Ciência Britânico que decorre, esta semana, na Universidade de Bradford.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.