Descoberto um super monumento neolítico junto a Stonehenge

Arqueólogos descobriram uma formação com cerca de cem monólitos próxima do Stonehenge e pensam que esta pode ser a maior estrutura neolítica do Reino Unido.

As noventa pedras, com 4500 anos de existência, estão enterradas a um metro de profundidade no “superhenge” conhecido como Durrington Wall, avança a BBC.

Descobertas através de um radar do grupo Stonehenge Hidden Landscapes, que está a trabalhar num mapa subterrâneo da área há cinco anos, não foi necessário fazer escavações para descobrir a formação.

Apenas a três quilómetros do Stonehenge, em Wiltshire, o novo monumento tem, de acordo com os investigadores, uma “escala extraordinária” – cerca de 1,5 quilómetros de circunferência e 500 metros de diâmetro – sendo cinco vezes maior do que o já famoso monumento britânico.

As pedras agora descobertas, erguidas ao lado de uma vala circular e viradas para o rio Avon, vêm na sequência de uma outra investigação feita no mesmo local.

Alguns dos monólitos têm cerca de 4,5 metros de comprimento mas só trinta permanecem intactos. O grupo de investigadores acredita que o local era usado para realizar rituais.

“Não há nada como isto noutra parte do mundo. É completamente novo e a escala é extraordinária”, disse o líder da investigação, Vince Gaffney, da Universidade de Bradford.

“A presença do que parecem ser pedras, a cercar o local de um dos maiores estabelecimentos neolíticos da Europa, acrescenta um novo capítulo à história do Stonehenge”, afirmou o arqueólogo Nick Snashall.

A investigação vai ser alvo de discussão no primeiro dia do Festival de Ciência Britânico que decorre, esta semana, na Universidade de Bradford.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandato de vice-presidente da FPF

Hermínio Loureiro pediu a suspensão do mandato de vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …