Descoberto um super monumento neolítico junto a Stonehenge

Arqueólogos descobriram uma formação com cerca de cem monólitos próxima do Stonehenge e pensam que esta pode ser a maior estrutura neolítica do Reino Unido.

As noventa pedras, com 4500 anos de existência, estão enterradas a um metro de profundidade no “superhenge” conhecido como Durrington Wall, avança a BBC.

Descobertas através de um radar do grupo Stonehenge Hidden Landscapes, que está a trabalhar num mapa subterrâneo da área há cinco anos, não foi necessário fazer escavações para descobrir a formação.

Apenas a três quilómetros do Stonehenge, em Wiltshire, o novo monumento tem, de acordo com os investigadores, uma “escala extraordinária” – cerca de 1,5 quilómetros de circunferência e 500 metros de diâmetro – sendo cinco vezes maior do que o já famoso monumento britânico.

As pedras agora descobertas, erguidas ao lado de uma vala circular e viradas para o rio Avon, vêm na sequência de uma outra investigação feita no mesmo local.

Alguns dos monólitos têm cerca de 4,5 metros de comprimento mas só trinta permanecem intactos. O grupo de investigadores acredita que o local era usado para realizar rituais.

“Não há nada como isto noutra parte do mundo. É completamente novo e a escala é extraordinária”, disse o líder da investigação, Vince Gaffney, da Universidade de Bradford.

“A presença do que parecem ser pedras, a cercar o local de um dos maiores estabelecimentos neolíticos da Europa, acrescenta um novo capítulo à história do Stonehenge”, afirmou o arqueólogo Nick Snashall.

A investigação vai ser alvo de discussão no primeiro dia do Festival de Ciência Britânico que decorre, esta semana, na Universidade de Bradford.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Aveiro. Há 170 casos de violência doméstica parados por falta de magistrados

Uma procuradora com 170 casos de violência doméstica em mãos entrou de baixa e o Ministério Público de Aveiro não tinha magistrados para a substituir. Segundo o Jornal de Notícias, mais de 170 inquéritos sobre violência …

Este pôr-do-sol arroxeado foi causado por uma erupção do outro lado do mundo

A erupção do vulcão Raikoke, em junho, fez com que o nascer e o pôr-do-sol no outro lado do mundo, mais concretamente nos Estados Unidos, ficassem anormalmente roxos. Quando o outrora adormecido vulcão Raikoke, nas Ilhas …

Catarina Martins pede "voto útil" dos socialistas que não querem maioria absoluta

Catarina Martins defende que nas eleições legislativas o voto útil dos socialistas que não querem maioria absoluta é no Bloco de Esquerda, considerando que o crescimento do partido que lidera "pode ser o fator decisivo" …

Mudança do Infarmed para o Porto. Costa prometeu, mas não cumpriu

O primeiro-ministro prometeu, mas a Comissão Independente para a Descentralização não recebeu nenhum pedido do Governo para estudar deslocalização do Infarmed para o Porto. A decisão polémica de mudar a localização da Autoridade do Medicamento para …

Podem chover pedras no "lado noturno" dos exoplanetas de Júpiter

De acordo com um "relatório meteorológico astronómico", os lados escuros dos exoplanetas de Júpiter podem ter um clima bastante rochoso. As nuvens espessas de minerais vaporizados podem estar a chover pedras. Uma equipa de astrónomos da …

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …