Arqueólogos descobrem um Super-henge perto de Stonehenge

Roel Wijnants / Flickr

-

Arqueólogos britânicos descobriram vestígios de um enorme círculo de pedras, muito maior do que Stonehenge, na mesma região do monumento arqueológico, no sul da Grã-Bretanha.

O “Super-henge” descoberto era composto por cerca de 60 pedras enormes, que formavam uma circunferência de 1,5 km de diâmetro.

O diâmetro do círculo exterior de Stonehenge é de cerca de 110 metros – 14 vezes mais pequeno.

Além desta enorme estrutura, a equipa de arqueólogos britânicos e alemães identificou ainda um conjunto de outros monumentos na região circundante.

Após quatro anos de investigação, os cientistas traçaram um mapa detalhado das estruturas, localizadas numa vasta área à volta de Stonehenge.

Os investigadores descobriram que o icónico círculo de pedras fazia parte de uma enorme área de importância religiosa, com pelo menos 17 outros monumentos e estruturas arqueológicas.

“Costumamos imaginar Stonehenge da forma como a vemos hoje, isolado no seu esplendor”, diz à BBC o coordenador da pesquisa, Vincent Gaffney, da universidade de Birmingham.

“Mas, na verdade, Stonehenge fazia parte de uma série de monumentos, quase todos mais pequenos, mas que faziam parte da paisagem circundante”, acrescenta o cientista.

Ludwing Boltzam Institute, University of Birmingham / Microsoft

Stonehenge não estava sozinho. Pelo contrário, fazia parte de uma rede de inúmeras estruturas arqueológicas.

Stonehenge não estava sozinho. Pelo contrário, fazia parte de uma rede de inúmeras estruturas arqueológicas.

A descoberta foi feita recorrendo a um conjunto de técnicas de monitorização com as quais foi criado um mapa tridimensional de uma área de 12 quilómetros quadrados.

As técnicas usadas permitiram aos arqueólogos “ver através da terra”, conseguindo analisar dados até 3 metros debaixo do solo, criando condições para a descoberta de novos vestígios.

Rituais

Entre as 17 estruturas encontradas está uma construção de madeira de 33 metros de comprimento, construída há cerca de 6 mil anos, que teria sido usada para rituais de cremação e outras práticas relacionadas.

“A construção tem três fileiras de pilares de sustentação. Mede cerca de 300 metros quadrados e tem uma forma levemente trapezoidal”, diz Wolfgang Neubauer, director do Instituto Ludwig Boltzmann e membro da equipa de arqueólogos.

“A estrutura ser trapezóide é um facto interessante porque, na mesma época, cerca de 100 ou 200 anos antes, podia-se encontrar este tipo de estrutura construídas com megalitos, ou pedras gigantes”, acrescenta.

DR / BBC

-

Como as construções são separadas por séculos, os cientistas não acreditam que as estruturas à volta de Stonehenge tenha sido planeadas como um único complexo.

“As estruturas foram guiando os construtores. Uma vez que algumas das construções já existiam, as outras eram construídas à volta”, afirma o professor Gaffney.

Segundo Gaffney, a investigação ajuda a entender como as outras estruturas estavam relacionadas com Stonehenge.

E afinal o que é Stonehenge?

Quando o assunto são os círculos de pedra, a derradeira questão é sempre a mesma. O que significam?

A resposta do arqueólogo é filosófica.

“A pergunta está errada. O que significam para quem? O significado de Stonehenge muda constantemente através dos tempos”, diz Gaffney.

“Até hoje, ele tem um significado para os milhares de pessoas que vão celebrar os solstícios todo ano.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …