Arqueólogos descobrem um Super-henge perto de Stonehenge

Roel Wijnants / Flickr

-

Arqueólogos britânicos descobriram vestígios de um enorme círculo de pedras, muito maior do que Stonehenge, na mesma região do monumento arqueológico, no sul da Grã-Bretanha.

O “Super-henge” descoberto era composto por cerca de 60 pedras enormes, que formavam uma circunferência de 1,5 km de diâmetro.

O diâmetro do círculo exterior de Stonehenge é de cerca de 110 metros – 14 vezes mais pequeno.

Além desta enorme estrutura, a equipa de arqueólogos britânicos e alemães identificou ainda um conjunto de outros monumentos na região circundante.

Após quatro anos de investigação, os cientistas traçaram um mapa detalhado das estruturas, localizadas numa vasta área à volta de Stonehenge.

Os investigadores descobriram que o icónico círculo de pedras fazia parte de uma enorme área de importância religiosa, com pelo menos 17 outros monumentos e estruturas arqueológicas.

“Costumamos imaginar Stonehenge da forma como a vemos hoje, isolado no seu esplendor”, diz à BBC o coordenador da pesquisa, Vincent Gaffney, da universidade de Birmingham.

“Mas, na verdade, Stonehenge fazia parte de uma série de monumentos, quase todos mais pequenos, mas que faziam parte da paisagem circundante”, acrescenta o cientista.

Ludwing Boltzam Institute, University of Birmingham / Microsoft

Stonehenge não estava sozinho. Pelo contrário, fazia parte de uma rede de inúmeras estruturas arqueológicas.

Stonehenge não estava sozinho. Pelo contrário, fazia parte de uma rede de inúmeras estruturas arqueológicas.

A descoberta foi feita recorrendo a um conjunto de técnicas de monitorização com as quais foi criado um mapa tridimensional de uma área de 12 quilómetros quadrados.

As técnicas usadas permitiram aos arqueólogos “ver através da terra”, conseguindo analisar dados até 3 metros debaixo do solo, criando condições para a descoberta de novos vestígios.

Rituais

Entre as 17 estruturas encontradas está uma construção de madeira de 33 metros de comprimento, construída há cerca de 6 mil anos, que teria sido usada para rituais de cremação e outras práticas relacionadas.

“A construção tem três fileiras de pilares de sustentação. Mede cerca de 300 metros quadrados e tem uma forma levemente trapezoidal”, diz Wolfgang Neubauer, director do Instituto Ludwig Boltzmann e membro da equipa de arqueólogos.

“A estrutura ser trapezóide é um facto interessante porque, na mesma época, cerca de 100 ou 200 anos antes, podia-se encontrar este tipo de estrutura construídas com megalitos, ou pedras gigantes”, acrescenta.

DR / BBC

-

Como as construções são separadas por séculos, os cientistas não acreditam que as estruturas à volta de Stonehenge tenha sido planeadas como um único complexo.

“As estruturas foram guiando os construtores. Uma vez que algumas das construções já existiam, as outras eram construídas à volta”, afirma o professor Gaffney.

Segundo Gaffney, a investigação ajuda a entender como as outras estruturas estavam relacionadas com Stonehenge.

E afinal o que é Stonehenge?

Quando o assunto são os círculos de pedra, a derradeira questão é sempre a mesma. O que significam?

A resposta do arqueólogo é filosófica.

“A pergunta está errada. O que significam para quem? O significado de Stonehenge muda constantemente através dos tempos”, diz Gaffney.

“Até hoje, ele tem um significado para os milhares de pessoas que vão celebrar os solstícios todo ano.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …

Casal inglês tem um bebé com 17 meses (mas recusa-se a dizer se é menino ou menina)

Há casais que não querem saber o sexo do filho antes do momento do parto. Mas para um casal inglês, o parto da criança não acabou com o mistério em relação ao género. Decididos a proteger …