Arqueólogos descobrem um Super-henge perto de Stonehenge

Roel Wijnants / Flickr

-

Arqueólogos britânicos descobriram vestígios de um enorme círculo de pedras, muito maior do que Stonehenge, na mesma região do monumento arqueológico, no sul da Grã-Bretanha.

O “Super-henge” descoberto era composto por cerca de 60 pedras enormes, que formavam uma circunferência de 1,5 km de diâmetro.

O diâmetro do círculo exterior de Stonehenge é de cerca de 110 metros – 14 vezes mais pequeno.

Além desta enorme estrutura, a equipa de arqueólogos britânicos e alemães identificou ainda um conjunto de outros monumentos na região circundante.

Após quatro anos de investigação, os cientistas traçaram um mapa detalhado das estruturas, localizadas numa vasta área à volta de Stonehenge.

Os investigadores descobriram que o icónico círculo de pedras fazia parte de uma enorme área de importância religiosa, com pelo menos 17 outros monumentos e estruturas arqueológicas.

“Costumamos imaginar Stonehenge da forma como a vemos hoje, isolado no seu esplendor”, diz à BBC o coordenador da pesquisa, Vincent Gaffney, da universidade de Birmingham.

“Mas, na verdade, Stonehenge fazia parte de uma série de monumentos, quase todos mais pequenos, mas que faziam parte da paisagem circundante”, acrescenta o cientista.

Ludwing Boltzam Institute, University of Birmingham / Microsoft

Stonehenge não estava sozinho. Pelo contrário, fazia parte de uma rede de inúmeras estruturas arqueológicas.

Stonehenge não estava sozinho. Pelo contrário, fazia parte de uma rede de inúmeras estruturas arqueológicas.

A descoberta foi feita recorrendo a um conjunto de técnicas de monitorização com as quais foi criado um mapa tridimensional de uma área de 12 quilómetros quadrados.

As técnicas usadas permitiram aos arqueólogos “ver através da terra”, conseguindo analisar dados até 3 metros debaixo do solo, criando condições para a descoberta de novos vestígios.

Rituais

Entre as 17 estruturas encontradas está uma construção de madeira de 33 metros de comprimento, construída há cerca de 6 mil anos, que teria sido usada para rituais de cremação e outras práticas relacionadas.

“A construção tem três fileiras de pilares de sustentação. Mede cerca de 300 metros quadrados e tem uma forma levemente trapezoidal”, diz Wolfgang Neubauer, director do Instituto Ludwig Boltzmann e membro da equipa de arqueólogos.

“A estrutura ser trapezóide é um facto interessante porque, na mesma época, cerca de 100 ou 200 anos antes, podia-se encontrar este tipo de estrutura construídas com megalitos, ou pedras gigantes”, acrescenta.

DR / BBC

-

Como as construções são separadas por séculos, os cientistas não acreditam que as estruturas à volta de Stonehenge tenha sido planeadas como um único complexo.

“As estruturas foram guiando os construtores. Uma vez que algumas das construções já existiam, as outras eram construídas à volta”, afirma o professor Gaffney.

Segundo Gaffney, a investigação ajuda a entender como as outras estruturas estavam relacionadas com Stonehenge.

E afinal o que é Stonehenge?

Quando o assunto são os círculos de pedra, a derradeira questão é sempre a mesma. O que significam?

A resposta do arqueólogo é filosófica.

“A pergunta está errada. O que significam para quem? O significado de Stonehenge muda constantemente através dos tempos”, diz Gaffney.

“Até hoje, ele tem um significado para os milhares de pessoas que vão celebrar os solstícios todo ano.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …