Encontrado molusco gigante que se alimenta de lama e vive dentro de um “chifre”

Um grupo de cientistas encontrou, nas Filipinas, as primeiras espécies vivas do molusco aquático gigante que passa toda a sua vida protegido por uma concha parecida com um chifre, e com a cabeça submersa na lama, da qual se alimenta.

Conchas encontradas ainda no Século XVIII foram as primeiras pistas da existência do molusco Kuphus polythalamia. Há alguns exemplares mortos preservados em etanol em coleções ao redor do mundo, mas estas são as primeiras espécies encontradas vivas.

Segundo o estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States America (PNAS), um grupo de cientistas dos EUA, Filipinas e França encontrou, no total, cinco moluscos na ilha de Mindanau, nas Filipinas.

Esta rara criatura gigante pode atingir 1,55 metros de comprimento e 6 centímetros de diâmetro. Outras espécies da família de moluscos aquáticos, como o Teredo navalis, são bem mais pequenas e não passam de 1 metro de comprimento e 1 centímetro de diâmetro.

Mas este molusco não é excêntrico apenas pelo tamanho, e sim por se alimentar de lama e sedimentos marinhos, possuindo um aparelho digestivo muito menor do que o de outros moluscos.

O animal expele uma substância que sedimenta a concha que o abriga, formada de carbonato de cálcio. Segundo os cientistas, este animal também cria uma capa rígida na cabeça, que é reabsorvida quando o molusco se quer enterrar na lama.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …