Encontrado molusco gigante que se alimenta de lama e vive dentro de um “chifre”

Um grupo de cientistas encontrou, nas Filipinas, as primeiras espécies vivas do molusco aquático gigante que passa toda a sua vida protegido por uma concha parecida com um chifre, e com a cabeça submersa na lama, da qual se alimenta.

Conchas encontradas ainda no Século XVIII foram as primeiras pistas da existência do molusco Kuphus polythalamia. Há alguns exemplares mortos preservados em etanol em coleções ao redor do mundo, mas estas são as primeiras espécies encontradas vivas.

Segundo o estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States America (PNAS), um grupo de cientistas dos EUA, Filipinas e França encontrou, no total, cinco moluscos na ilha de Mindanau, nas Filipinas.

Esta rara criatura gigante pode atingir 1,55 metros de comprimento e 6 centímetros de diâmetro. Outras espécies da família de moluscos aquáticos, como o Teredo navalis, são bem mais pequenas e não passam de 1 metro de comprimento e 1 centímetro de diâmetro.

Mas este molusco não é excêntrico apenas pelo tamanho, e sim por se alimentar de lama e sedimentos marinhos, possuindo um aparelho digestivo muito menor do que o de outros moluscos.

O animal expele uma substância que sedimenta a concha que o abriga, formada de carbonato de cálcio. Segundo os cientistas, este animal também cria uma capa rígida na cabeça, que é reabsorvida quando o molusco se quer enterrar na lama.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …