Encontrado molusco gigante que se alimenta de lama e vive dentro de um “chifre”

Um grupo de cientistas encontrou, nas Filipinas, as primeiras espécies vivas do molusco aquático gigante que passa toda a sua vida protegido por uma concha parecida com um chifre, e com a cabeça submersa na lama, da qual se alimenta.

Conchas encontradas ainda no Século XVIII foram as primeiras pistas da existência do molusco Kuphus polythalamia. Há alguns exemplares mortos preservados em etanol em coleções ao redor do mundo, mas estas são as primeiras espécies encontradas vivas.

Segundo o estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States America (PNAS), um grupo de cientistas dos EUA, Filipinas e França encontrou, no total, cinco moluscos na ilha de Mindanau, nas Filipinas.

Esta rara criatura gigante pode atingir 1,55 metros de comprimento e 6 centímetros de diâmetro. Outras espécies da família de moluscos aquáticos, como o Teredo navalis, são bem mais pequenas e não passam de 1 metro de comprimento e 1 centímetro de diâmetro.

Mas este molusco não é excêntrico apenas pelo tamanho, e sim por se alimentar de lama e sedimentos marinhos, possuindo um aparelho digestivo muito menor do que o de outros moluscos.

O animal expele uma substância que sedimenta a concha que o abriga, formada de carbonato de cálcio. Segundo os cientistas, este animal também cria uma capa rígida na cabeça, que é reabsorvida quando o molusco se quer enterrar na lama.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …