/

Encontrado molusco gigante que se alimenta de lama e vive dentro de um “chifre”

Um grupo de cientistas encontrou, nas Filipinas, as primeiras espécies vivas do molusco aquático gigante que passa toda a sua vida protegido por uma concha parecida com um chifre, e com a cabeça submersa na lama, da qual se alimenta.

Conchas encontradas ainda no Século XVIII foram as primeiras pistas da existência do molusco Kuphus polythalamia. Há alguns exemplares mortos preservados em etanol em coleções ao redor do mundo, mas estas são as primeiras espécies encontradas vivas.

Segundo o estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States America (PNAS), um grupo de cientistas dos EUA, Filipinas e França encontrou, no total, cinco moluscos na ilha de Mindanau, nas Filipinas.

Esta rara criatura gigante pode atingir 1,55 metros de comprimento e 6 centímetros de diâmetro. Outras espécies da família de moluscos aquáticos, como o Teredo navalis, são bem mais pequenas e não passam de 1 metro de comprimento e 1 centímetro de diâmetro.

Mas este molusco não é excêntrico apenas pelo tamanho, e sim por se alimentar de lama e sedimentos marinhos, possuindo um aparelho digestivo muito menor do que o de outros moluscos.

O animal expele uma substância que sedimenta a concha que o abriga, formada de carbonato de cálcio. Segundo os cientistas, este animal também cria uma capa rígida na cabeça, que é reabsorvida quando o molusco se quer enterrar na lama.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.