/

Cientistas podem ter encontrado a origem do cão doméstico na Europa

A transição dos lobos selvagens para os cães domesticados na Europa pode ter ocorrido no sudoeste da Alemanha, de acordo com uma nova investigação liderada pelo Centro Senckenberg da Universidade de Tübingen, na Alemanha.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Scientific Reports, a transição terá ocorrido entre 16.000 e 14.000 anos atrás.

Em comunicado citado pela agência noticiosa espanhola Europa Press, Chris Baumann, um dos autores do estudo, explica que os cães são considerados os animais domésticos mais antigos, mas não se sabe exatamente quando é que se deu a transição.

“As estimativas científicas variam de 15.000 a 30.000 anos. Além disso, o local onde ocorreu a transição de animais selvagens para domésticos também é ainda incerto”.

Para tentar dar resposta a este “mistério” evolutivo, Baumann e a sua equipa, composta por especialistas internacionais, estudaram vários ossos fossilizados da família dos cães (Canidae), que, para além dos cães domésticos modernos, também incluem lobos e raposas, encontrados numa caverna no sudoeste da Alemanha.

“Gnirshöhle é uma pequena caverna de duas câmaras no sul de Baden-Wuerttemberg que fica nas imediações de duas cavernas adicionais do período Magdaleniano, uma etapa cultural arqueológica na secção mais jovem do Paleolítico Superior”, explica Baumann.

Senckenberg

A equipa recorreu a uma combinação de métodos para analisar os vestígios: “Associamos morfologia, genética e características isotópicas e descobrimos assim que os ossos analisados eram oriundos de muitas linhagens genéticas diferentes e que os novos genomas sequenciados cobriram toda a gama genética do lobo ao cão doméstico“.

Tendo em conta os resultados, a equipa presume que os humanos da cultura magdaleniana domesticaram e criaram animais de diferentes linhagens de lobos.

“A proximidade destes animais com os humanos e as indicações de uma dieta bastante restrita sugerem que entre 16.000 e 14.000 anos atrás, os lobos já tinham sido domesticados e mantidos como cães. Portanto, uma origem dos cães domésticos europeus pode ser encontrada no sudoeste da Alemanha“, remata Bauman.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.