Cientistas podem ter encontrado a origem do cão doméstico na Europa

A transição dos lobos selvagens para os cães domesticados na Europa pode ter ocorrido no sudoeste da Alemanha, de acordo com uma nova investigação liderada pelo Centro Senckenberg da Universidade de Tübingen, na Alemanha.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Scientific Reports, a transição terá ocorrido entre 16.000 e 14.000 anos atrás.

Em comunicado citado pela agência noticiosa espanhola Europa Press, Chris Baumann, um dos autores do estudo, explica que os cães são considerados os animais domésticos mais antigos, mas não se sabe exatamente quando é que se deu a transição.

“As estimativas científicas variam de 15.000 a 30.000 anos. Além disso, o local onde ocorreu a transição de animais selvagens para domésticos também é ainda incerto”.

Para tentar dar resposta a este “mistério” evolutivo, Baumann e a sua equipa, composta por especialistas internacionais, estudaram vários ossos fossilizados da família dos cães (Canidae), que, para além dos cães domésticos modernos, também incluem lobos e raposas, encontrados numa caverna no sudoeste da Alemanha.

“Gnirshöhle é uma pequena caverna de duas câmaras no sul de Baden-Wuerttemberg que fica nas imediações de duas cavernas adicionais do período Magdaleniano, uma etapa cultural arqueológica na secção mais jovem do Paleolítico Superior”, explica Baumann.

Senckenberg

A equipa recorreu a uma combinação de métodos para analisar os vestígios: “Associamos morfologia, genética e características isotópicas e descobrimos assim que os ossos analisados eram oriundos de muitas linhagens genéticas diferentes e que os novos genomas sequenciados cobriram toda a gama genética do lobo ao cão doméstico“.

Tendo em conta os resultados, a equipa presume que os humanos da cultura magdaleniana domesticaram e criaram animais de diferentes linhagens de lobos.

“A proximidade destes animais com os humanos e as indicações de uma dieta bastante restrita sugerem que entre 16.000 e 14.000 anos atrás, os lobos já tinham sido domesticados e mantidos como cães. Portanto, uma origem dos cães domésticos europeus pode ser encontrada no sudoeste da Alemanha“, remata Bauman.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …