Encontrado o túmulo do famoso sultão Solimão, o Magnífico

Shakko / Wikimedia

O Imperador Solimão, por Ticiano (1530)

O Imperador Solimão, por Ticiano (1530)

Os restos mortais de Solimão, o Magnífico, o sultão que governou o Império Otomano durante mais tempo, entre 1520 e 1566, terão sido encontrados, depois de estarem desaparecidos por séculos.

“É quase certo”, anunciou o historiador húngaro Norbert Pap, investigador da Universidade de Pecs, na Hungria, que há uma década que procura o coração e órgãos internos do sultão, que terão sido enterrados numa sepultura na Hungria.

Solimão morreu em setembro de 1566 durante um ataque ao castelo Sziget, na Hungria. O seu exército saiu vitorioso, mas a vitória custou a vida do seu líder.

O sultão apresentou-se à batalha com 100 mil dos seus melhores soldados, que enfrentavam apenas 2300 homens, responsáveis por defender o castelo e impedir o avanço turco rumo a Viena.

Solimão morreu na sua tenda, e o seu corpo foi levado de volta para Constantinopla, mas o seu coração e órgãos internos foram enterrados em Sziget.

Norbert Pap acredita que foi construída uma sepultura no local onde ficava a tenda do sultão, e diz ter encontrado objectos, assim como outros indícios históricos, que sugerem que se trata da sepultura de Solimão.

“Todos os dados apontam na mesma direcção”, disse o investigador durante a apresentação das suas mais recentes descobertas.

“Dizemos que há uma grande probabilidade de ser o túmulo de Solimão, porque não há sinais que apontem noutra direcção”, diz Pap.

“Mas precisamos de mais elementos, para o poder confirmar, porque este é um assunto delicado”, acrescenta o historiador.

“Não se trata apenas do coração de Solimão, mas da reconstrução de cada etapa da história e da geografia dos últimos 400 anos”, disse Pap à BBC .

Em setembro, completaram-se 449 anos desde que o turcos otomanos tomaram a cidade de Sziget.

O castelo encontrava-se na rota para Viena, e Solimão pensava que o capturaria com facilidade, abrindo caminho para o avanço das suas tropas – com o que pretendia acrescentar grandes porções da Europa ocidental ao Império Otomano.

Mas Miklos Zrinyo, comandante do castelo, conseguiu impedir o avanço turco com seu pequeno exército de pouco mais de 2 mil homens.

As suas perdas foram tão elevadas, que os turcos retiraram – e nunca mais voltaram a ameaçar Viena.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Solimão Paxá foi duas vezes derrotado por um punhado de portugueses. Era um eunuco que usurpou o seu lugar com um golpe palaciano em que matou o pai.
    Em duas ocasiões cercou Calecute com um exército de 30.000 homens e foi derrotado por apenas 600 soldados sob o comando de António da Silveira… e nunca mais voltou.

  2. Ao tempo de Solimão, já o Império Otomano se estendia pelo Magrebe. Foi para enfrentar esta expansão islâmica que ameaçava a Europa a Leste e a Sul que o nosso infeliz D. Sebastião se dirigiu ao Norte de África e aí, defendendo as fronteiras da Europa, atraiçoado pelo tio castelhano, perdeu a vida e originou a perdição de Portugal.

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …