Encontrado o túmulo do famoso sultão Solimão, o Magnífico

Shakko / Wikimedia

O Imperador Solimão, por Ticiano (1530)

O Imperador Solimão, por Ticiano (1530)

Os restos mortais de Solimão, o Magnífico, o sultão que governou o Império Otomano durante mais tempo, entre 1520 e 1566, terão sido encontrados, depois de estarem desaparecidos por séculos.

“É quase certo”, anunciou o historiador húngaro Norbert Pap, investigador da Universidade de Pecs, na Hungria, que há uma década que procura o coração e órgãos internos do sultão, que terão sido enterrados numa sepultura na Hungria.

Solimão morreu em setembro de 1566 durante um ataque ao castelo Sziget, na Hungria. O seu exército saiu vitorioso, mas a vitória custou a vida do seu líder.

O sultão apresentou-se à batalha com 100 mil dos seus melhores soldados, que enfrentavam apenas 2300 homens, responsáveis por defender o castelo e impedir o avanço turco rumo a Viena.

Solimão morreu na sua tenda, e o seu corpo foi levado de volta para Constantinopla, mas o seu coração e órgãos internos foram enterrados em Sziget.

Norbert Pap acredita que foi construída uma sepultura no local onde ficava a tenda do sultão, e diz ter encontrado objectos, assim como outros indícios históricos, que sugerem que se trata da sepultura de Solimão.

“Todos os dados apontam na mesma direcção”, disse o investigador durante a apresentação das suas mais recentes descobertas.

“Dizemos que há uma grande probabilidade de ser o túmulo de Solimão, porque não há sinais que apontem noutra direcção”, diz Pap.

“Mas precisamos de mais elementos, para o poder confirmar, porque este é um assunto delicado”, acrescenta o historiador.

“Não se trata apenas do coração de Solimão, mas da reconstrução de cada etapa da história e da geografia dos últimos 400 anos”, disse Pap à BBC .

Em setembro, completaram-se 449 anos desde que o turcos otomanos tomaram a cidade de Sziget.

O castelo encontrava-se na rota para Viena, e Solimão pensava que o capturaria com facilidade, abrindo caminho para o avanço das suas tropas – com o que pretendia acrescentar grandes porções da Europa ocidental ao Império Otomano.

Mas Miklos Zrinyo, comandante do castelo, conseguiu impedir o avanço turco com seu pequeno exército de pouco mais de 2 mil homens.

As suas perdas foram tão elevadas, que os turcos retiraram – e nunca mais voltaram a ameaçar Viena.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Solimão Paxá foi duas vezes derrotado por um punhado de portugueses. Era um eunuco que usurpou o seu lugar com um golpe palaciano em que matou o pai.
    Em duas ocasiões cercou Calecute com um exército de 30.000 homens e foi derrotado por apenas 600 soldados sob o comando de António da Silveira… e nunca mais voltou.

  2. Ao tempo de Solimão, já o Império Otomano se estendia pelo Magrebe. Foi para enfrentar esta expansão islâmica que ameaçava a Europa a Leste e a Sul que o nosso infeliz D. Sebastião se dirigiu ao Norte de África e aí, defendendo as fronteiras da Europa, atraiçoado pelo tio castelhano, perdeu a vida e originou a perdição de Portugal.

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …