Encontrado o tecido mais antigo tingido por insetos

Israel Antiquities Authority

Amostra de tecido vermelho tingido por insetos descoberto em Israel

Um tecido com cerca de 4000 anos foi encontrado na Gruta das Caveiras, em Israel. Este achado remonta à Idade do Bronze Média e constitui um dos primeiros exemplos conhecidos de tingimento de têxteis com insetos.

A Gruta das Caveiras, situada em Nahal Ze’elim, tem sido um local de interesse arqueológico desde a sua escavação inicial, em 1960, e das explorações subsequentes, em 2016.

As condições secas e estáveis da gruta preservaram vários artefactos orgânicos, incluindo mais de 430 têxteis de vários períodos históricos.

De acordo com o Ancient Origins, a descoberta deste tecido tingido preenche uma lacuna na literatura antiga e as provas arqueológicas, oferecendo uma perspetiva das capacidades tecnológicas e das condições económicas das sociedades primitivas.

Num novo estudo, publicado este mês no Journal of Archaeological Science:Reports, os investigadores utilizaram a cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC) para analisar o corante no têxtil, revelando elevadas concentrações de ácido quermésico, um marcador para o Kermes vermilio.

A equipa de cientistas acredita que a cor vermelha produzida por estes insetos se deve à presença de moléculas de ácido carmínico ou de ácido quermésico na sua fisiologia, o que também permitiu identificar as espécies utilizadas para criar o corante.

O K.vermilio, um inseto que vive nos carvalhos, era apreciado pelas suas tonalidades vermelhas vibrantes e estáveis. A recolha destes insetos era trabalhosa, uma vez que são pequenos e produzem um baixo teor de corante.

Os fragmentos têxteis demonstraram a utilização de corante de inseto, assinalando um nível avançado de produção têxtil e de tecnologia durante a Idade do Bronze Média. É de recordar que os corantes vermelhos têm tido um significado simbólico ao longo da história, frequentemente associado ao luxo e ao estatuto.

Por fim, a descoberta do tecido tingido lança luz sobre a utilização precoce de corantes na produção têxtil, indicando um grande conhecimento das técnicas de tingimento e a sua importância económica nas sociedades antigas.

Soraia Ferreira, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.