O infame túnel de Winterberg (que “sufocou” centenas de soldados alemães) foi finalmente encontrado

Um grupo de arqueólogos amadores franceses conduzia uma escavação ilegal perto da cidade francesa de Craonne, quando encontrou o que acredita ser os restos do infame desastre do túnel de Winterberg, que aconteceu há 101 anos.

Na floresta, numa colina perto da cidade de Reims, os corpos de mais de 270 soldados alemães jazem há mais de um século. Esquecidos na confusão da guerra, a sua localização exata era até agora um mistério.

Porém, graças ao trabalho de uma equipa, pai e filho, de historiadores locais, foi agora encontrada a entrada do túnel Winterberg na frente de batalha de Chemin des Dames.



No início de 1917, as forças francesas lançaram uma ofensiva total no cume Chemin des Dames, a nordeste de Paris, na tentativa de retomar a região de Aisne. Para abastecer as forças da Alemanha – e sem o conhecimento dos franceses -, as tropas alemãs construíram um túnel subterrâneo de 300 metros no lado norte do cume.

A 4 de maio de 1917, mais de 270 soldados estavam abrigados dentro deste túnel quando um bombardeamento dos franceses atingiu a entrada e a saída, incendiando-a juntamente com a munição de reserva ali armazenada e selando as únicas saídas.

Os poços de ventilação também foram fechados, deixando os túneis para serem preenchidos com gás venenoso. Nos seis dias seguintes, o oxigénio acabou, sufocando os soldados que não se tinham suicidado.

Árvores e folhagens cresceram no campo de batalha, obscurecendo o local onde antes ficava o túnel. A localização permaneceu um mistério durante um século até Alain Malinowski descobrir um mapa.

As autoridades não fizeram nada sobre o assunto durante mais de uma década e, então, o filho de Alain Malinowski, Pierre, realizou uma escavação ilegal no local, cavando quatro metros abaixo do solo.

A equipa encontrou, assim, centenas de recipientes de máscaras de gás, dois corpos, bem como uma série de armas.

Segundo o jornal britânico The Times, especialistas da comissão alemã de sepulturas de guerra estão quase certos de que o túnel de Winterberg foi finalmente encontrado.

As autoridades irão agora decidir se escavarão o local em breve.

Sobreviventes contam a história do desastre

Apenas três soldados sobreviveram e descreveram a situação que enfrentaram, segundo o IFLScience.

“O tempo passou e a respiração tornou-se difícil”, escreveu Karl Fißer, do 11.º Regimento de Infantaria de Reserva da 11.ª Companhia. “O calor estava insuportável. Começámos a sentir sede… Perdemos todas as esperanças.”

“Jamais esquecerei a morte dos meus camaradas. Um estava a chamar pela esposa, outro pelos pais e irmãos. Eu também estava emocionalmente abalado e mentalmente despedi-me de tudo que amava. A luta pela vida ou pela morte foi lenta e terrível. Todos pediam água, mas foi em vão. A morte riu da sua colheita e a morte montou guarda na barricada, para que ninguém pudesse escapar”.

Fißer descreve que um amigo lhe pediu para carregar uma pistola para acabar com a sua própria vida, antes de procurar uma pistola para si mesmo, acabando por desmaiar antes que pudesse disparar a arma.

Enquanto rastejava no escuro, em busca de água, encontrou uma lanterna e tentou ligá-la. “Precisei de toda a minha força e, depois, a luz magoou-me os meus olhos, mas o que vi foram cenas terríveis. Os meus camaradas mortos e nus jaziam em posições apertadas e com os braços estendidos. Não queria ver mais e apaguei a luz novamente. Perdi a consciência, por quanto tempo eu não sei”, descreveu.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os alemães ainda enviaram uma equipa de salvamento antes de retirarem, que conseguiu salvar 3 pessoas.
    O local foi esquecido porque eram soldados alemães em território francês e os franceses nao se quiseram dar ao trabalho de recuperá-los.

RESPONDER

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …

Braga faz testes gratuitos a quem trabalhou em Lisboa

As autoridades de Braga estão a proporcionar testes gratuitos de despistagem da covid-19 a trabalhadores do concelho que tenham estado a trabalhar na Área Metropolitana de Lisboa, indicaram hoje os promotores da iniciativa. Os testes realizam-se …