Encontrado o “elo perdido” dos buracos negros (mesmo no meio da Via Láctea)

Hubble / ESA / NASA

A emissão de gás detectada parece uma versão em menor escala do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia

Perto do coração da Via Láctea há evidências da existência de um buraco negro escondido em uma nuvem molecular de gás, com uma massa 100 mil vezes maior do que o Sol – o que o torna algo nunca visto: um buraco negro “médio”.

Até agora, apenas tinham sido encontrados buracos negros “normais” ou “supermassivos”. O “elo perdido” dos buracos negros foi finalmente encontrado, e estava “escondido” numa nuvem de poeira galáctica no meio da Via Láctea.

Segundo um estudo da Universidade de Keio, no Japão, publicado esta segunda-feira na Nature Astronomy, este pode ser o primeiro buraco negro de massa intermédia alguma vez localizado pelos astrónomos, e talvez possa proporcionar informações importantes sobre como poderão ter sido criados os buracos negros supermassivos.

Os cientistas sabem que há gigantescos buracos negros, com massas que chegam a ser de 10 mil milhões de vezes maior que a do Sol, mesmo no centro das galáxias – entre as quais, a nossa Via Láctea.

Mas ninguém sabe como é que conseguem tal quantidade de massa, especialmente quando parece que estes buracos negros existem desde que o universo era relativamente jovem – apenas algumas centenas de milhões de anos.

De acordo com o estudo agora divulgado, esse enigma poderia ser resolvido se existissem buracos negros de poucas centenas de milhares de massas solares – que fossem uma espécie de “sementes” para os seus “irmãos mais velhos”, com massa muito maior.

No entanto, até agora esse tipo de buraco negro de massa intermédia não tinha sido detectado, e havia “poucos candidatos convincentes” a serem incluídos nessa categoria.

O professor Tomoharu Oka, da Universidade Keio, Japão, e a sua equipa usaram o sistema ALMA, Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array, composto por 66 radiotelescópios situados no deserto do Atacama, no Chile, para observar uma nuvem de gás molecular a 195 anos-luz do centro da Via Láctea.

Com a ajuda de simulações computorizadas, a equipa de cientistas japoneses pode concluir que a cinemática do gás nessa nuvem só poderia ser explicada pela presença de um buraco negro de massa intermédia escondido no seu interior.

Além disso, descobriram os astrónomos, a emissão de gás da nuvem assemelha-se a uma versão em menor escala da do buraco negro supermassivo estático do centro da nossa galáxia  – o “nosso” buraco negro.

Os investigadores irão agora focar-se em acompanhar a evolução das emissões detectadas confirmar a sua natureza – e usar a mesma técnica para descobrir outros buracos negros de massa intermédia, que possam ajudar-nos a perceber como se formam afinal os gigantescos buracos negros supermassivos que pululam pelo Universo…

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …