Encontrado o “elo perdido” dos buracos negros (mesmo no meio da Via Láctea)

Hubble / ESA / NASA

A emissão de gás detectada parece uma versão em menor escala do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia

Perto do coração da Via Láctea há evidências da existência de um buraco negro escondido em uma nuvem molecular de gás, com uma massa 100 mil vezes maior do que o Sol – o que o torna algo nunca visto: um buraco negro “médio”.

Até agora, apenas tinham sido encontrados buracos negros “normais” ou “supermassivos”. O “elo perdido” dos buracos negros foi finalmente encontrado, e estava “escondido” numa nuvem de poeira galáctica no meio da Via Láctea.

Segundo um estudo da Universidade de Keio, no Japão, publicado esta segunda-feira na Nature Astronomy, este pode ser o primeiro buraco negro de massa intermédia alguma vez localizado pelos astrónomos, e talvez possa proporcionar informações importantes sobre como poderão ter sido criados os buracos negros supermassivos.

Os cientistas sabem que há gigantescos buracos negros, com massas que chegam a ser de 10 mil milhões de vezes maior que a do Sol, mesmo no centro das galáxias – entre as quais, a nossa Via Láctea.

Mas ninguém sabe como é que conseguem tal quantidade de massa, especialmente quando parece que estes buracos negros existem desde que o universo era relativamente jovem – apenas algumas centenas de milhões de anos.

De acordo com o estudo agora divulgado, esse enigma poderia ser resolvido se existissem buracos negros de poucas centenas de milhares de massas solares – que fossem uma espécie de “sementes” para os seus “irmãos mais velhos”, com massa muito maior.

No entanto, até agora esse tipo de buraco negro de massa intermédia não tinha sido detectado, e havia “poucos candidatos convincentes” a serem incluídos nessa categoria.

O professor Tomoharu Oka, da Universidade Keio, Japão, e a sua equipa usaram o sistema ALMA, Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array, composto por 66 radiotelescópios situados no deserto do Atacama, no Chile, para observar uma nuvem de gás molecular a 195 anos-luz do centro da Via Láctea.

Com a ajuda de simulações computorizadas, a equipa de cientistas japoneses pode concluir que a cinemática do gás nessa nuvem só poderia ser explicada pela presença de um buraco negro de massa intermédia escondido no seu interior.

Além disso, descobriram os astrónomos, a emissão de gás da nuvem assemelha-se a uma versão em menor escala da do buraco negro supermassivo estático do centro da nossa galáxia  – o “nosso” buraco negro.

Os investigadores irão agora focar-se em acompanhar a evolução das emissões detectadas confirmar a sua natureza – e usar a mesma técnica para descobrir outros buracos negros de massa intermédia, que possam ajudar-nos a perceber como se formam afinal os gigantescos buracos negros supermassivos que pululam pelo Universo…

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …