Encontrado o “elo perdido” dos buracos negros (mesmo no meio da Via Láctea)

Hubble / ESA / NASA

A emissão de gás detectada parece uma versão em menor escala do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia

Perto do coração da Via Láctea há evidências da existência de um buraco negro escondido em uma nuvem molecular de gás, com uma massa 100 mil vezes maior do que o Sol – o que o torna algo nunca visto: um buraco negro “médio”.

Até agora, apenas tinham sido encontrados buracos negros “normais” ou “supermassivos”. O “elo perdido” dos buracos negros foi finalmente encontrado, e estava “escondido” numa nuvem de poeira galáctica no meio da Via Láctea.

Segundo um estudo da Universidade de Keio, no Japão, publicado esta segunda-feira na Nature Astronomy, este pode ser o primeiro buraco negro de massa intermédia alguma vez localizado pelos astrónomos, e talvez possa proporcionar informações importantes sobre como poderão ter sido criados os buracos negros supermassivos.

Os cientistas sabem que há gigantescos buracos negros, com massas que chegam a ser de 10 mil milhões de vezes maior que a do Sol, mesmo no centro das galáxias – entre as quais, a nossa Via Láctea.

Mas ninguém sabe como é que conseguem tal quantidade de massa, especialmente quando parece que estes buracos negros existem desde que o universo era relativamente jovem – apenas algumas centenas de milhões de anos.

De acordo com o estudo agora divulgado, esse enigma poderia ser resolvido se existissem buracos negros de poucas centenas de milhares de massas solares – que fossem uma espécie de “sementes” para os seus “irmãos mais velhos”, com massa muito maior.

No entanto, até agora esse tipo de buraco negro de massa intermédia não tinha sido detectado, e havia “poucos candidatos convincentes” a serem incluídos nessa categoria.

O professor Tomoharu Oka, da Universidade Keio, Japão, e a sua equipa usaram o sistema ALMA, Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array, composto por 66 radiotelescópios situados no deserto do Atacama, no Chile, para observar uma nuvem de gás molecular a 195 anos-luz do centro da Via Láctea.

Com a ajuda de simulações computorizadas, a equipa de cientistas japoneses pode concluir que a cinemática do gás nessa nuvem só poderia ser explicada pela presença de um buraco negro de massa intermédia escondido no seu interior.

Além disso, descobriram os astrónomos, a emissão de gás da nuvem assemelha-se a uma versão em menor escala da do buraco negro supermassivo estático do centro da nossa galáxia  – o “nosso” buraco negro.

Os investigadores irão agora focar-se em acompanhar a evolução das emissões detectadas confirmar a sua natureza – e usar a mesma técnica para descobrir outros buracos negros de massa intermédia, que possam ajudar-nos a perceber como se formam afinal os gigantescos buracos negros supermassivos que pululam pelo Universo…

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Caracas novamente às escuras. Apagão afeta mais 11 estados da Venezuela

Um apagão deixou na terça-feira a cidade de Caracas e outros 11 estados do país parcialmente às escuras. Segundo as rádios locais e internautas, o apagão afetou o Distrito Capital, Miranda, Zúlia, Yaracuy, Guárico, Barinas, …

Londres deixa de participar na maior parte das reuniões da UE a partir de 1 de setembro

Os representantes britânicos vão deixar de participar na maior parte das reuniões da União Europeia (UE) a partir de 01 de setembro, estando presentes somente nas que "dizem respeito ao interesse nacional", afirmou esta terça-feira …

Berardo escapou ao boicote. Vinhos da Bacalhôa no top dos mais vendidos em Portugal

Apesar dos boicotes promovidos a Joe Berardo após as suas polémicas declarações na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos, os vinhos da Bacalhôa, empresa de Azeitão de que o empresário …

Maré de algas invadiu praias do Algarve

Além de a água do mar mais fria do que o habitual, as praias foram invadidas por algas. O fenómeno natural causou estranheza e preocupação entre os banhistas, mas não existem riscos para a saúde. No …

Há livrarias a recusar vouchers de manuais gratuitos por falhas no pagamento do Estado

Algumas livrarias estão a enfrentar problemas financeiros com a entrega dos manuais escolares gratuitos que, neste ano, foram alargados até ao 12.º ano. Tudo devido a atrasos no pagamento dos reembolsos do Estado. Nalguns casos, …

Renato Sanches pode estar de saída do Bayern. "Está tudo em aberto"

O médio português voltou a expressar desagrado com a falta de tempo de jogo no Bayern Munique e o Lille poderá estar interessado na sua contratação. Renato Sanches voltou a expressar desagrado com a falta de …

De Chaves a Faro. Costa vai percorrer o país de lés a lés para "ganhar novas forças"

Com as eleições legislativas a aproximarem-se, António Costa comprometeu-se a percorrer os mais de 700 quilómetros da Estrada Nacional 2 durante as próximas semanas. António Costa já começou a preparar a campanha para a corrida às …

Aberto processo urgente de protecção das gémeas presas em garagem. MP conhecia caso há 3 anos

O Ministério Público (MP) instaurou um processo de protecção urgente das duas crianças de 10 anos que viveram nos últimos anos numa garagem, na Amadora. As gémeas estavam sinalizadas há 6 anos pela Comissão de …

Venda da madeira do Pinhal de Leiria já rendeu 13,6 milhões de euros

A venda de lenha do Pinhal de Leiria rendeu já 13,6 milhões de euros, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), citado pela presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande. Segundo comunicado …

Cristiano Ronaldo: "2018 foi o ano mais difícil da minha vida"

O internacional português considera que 2018, ano marcado pela acusação de violação de que foi alvo nos Estados Unidos, que acabou por cair em julho, foi o pior da sua vida. "2018 foi possivelmente o ano …