Descoberto novo tipo de estrela. É diferente de tudo que os astrónomos já viram

Astronomy & Astrophysics (2020)

Imagens da IRAS 00500+6713

Cientistas da Universidade de Potsdam, na Alemanha, e da Universidade Federal de Kazan, na Rússia, descobriram um tipo de estrela até então desconhecido na nebulosa IRAS 00500 + 6713.

A J005311 é parte do sistema da nebulosa IRAS 00500 + 6713 e nasceu da fusão explosiva de duas anãs brancas ultradensas. Quando foi descrita pela primeira vez, no ano passado, os cientistas relataram que a estrela era muito brilhante e muito grande para ser uma anã branca comum.

Lidia Oskinova, principal autora do estudo publicado na Astronomy & Astrophysics, analisou as emissões de raios-X da estrela e encontrou provas de uma estranha composição dominada pelos elementos néon e oxigénio.

“As observações permitiram determinar a composição química da nebulosa e melhoraram o nosso conhecimento sobre a composição química da estrela central […]. Descobrimos que o sistema contém muito néon, silício e enxofre. Além disso, a nebulosa está cheia de um gás muito quente na temperatura de alguns milhões de graus, e a estrela central também é uma fonte de emissão de raios-X”, disse ao Gizmodo.

Os resultados da análise confirmam que J005311 é o produto instável de duas anãs brancas, o que a torna um tipo inteiramente novo de estrela. Essa instabilidade levou os investigadores a estimar que, muito provavelmente, J005311 não durará mais do que dez mil anos.

A equipa não conseguiu determinar a sua massa, mas devido à sua alta luminosidade, os cientistas acreditam que a estrela tem cerca de 1,4 vezes a massa solar, o limite para ser considerada uma anã branca.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Qualquer dia aparecem aqui os defensores do não-sei-quê a reclamar que os anões e os brancos estão ofendidos por serem utilizados na classificação de estrelas. Imaginem só se os buracos negros fosse chamados de “matulões pretos”?

RESPONDER

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …

Infetados ocupam mais de metade das camas das UCI. Hospital de campanha de Lisboa recebe primeiros doentes

Os dados são do boletim divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, mas reportam-se às 24 horas anteriores, nos cuidados intensivos estavam internados 715 doentes com covid. O hospital de campanha de Lisboa está pronto …

Circular entre concelhos, só para ir votar. A partir de hoje deixa de haver missas

As medidas decretadas pelo Governo para travar o avanço da pandemia em Portugal têm novas diretrizes. Num fim de semana de eleições presidenciais existem exceções para ir votar. Desde as 20h de ontem, e até às …

Nova terapia genética tratou mieloma múltiplo em ratos

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova terapia genética que conseguiu tratar o mieloma múltiplo em ratos. Após duas semanas, os ratos já mostravam melhorias. O mieloma múltiplo é um cancro com origem nos plasmócitos da …

Golo polémico de Bernardo Silva: "As pessoas deveriam conhecer as leis do futebol"

Rodri estava em posição irregular quando o seu companheiro de equipa colocou a bola na frente. Mas como houve interferência de um defesa na jogada... A explicação e o "recado" de Robbie Savage. O Manchester City …

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …