/

Encontrado instrumento musical com 8 mil anos na Turquia

ÍHA Photo

Uma equipa de arqueólogos encontrou, no noroeste da Turquia, um pequeno instrumento musical com 8 mil anos.

Acredita-se que seja o mais antigo instrumento musical alguma vez encontrado na região. É parecido com uma flauta ou apito, com orifícios menores que 1 centímetro de diâmetro.

“Após a restauração e análise do objeto, estamos a planear um projeto para tocar o instrumento”, disse Erkan Fidan, do Departamento de Arqueologia da Bilecik Şeyh Edebali Üniversitesi, em Bilecik, na Turquia.

Segundo o The Jerusalem Post, o instrumento foi encontrado ao lado de onze esqueletos humanos com cerca de 9.000 anos de idade, bem como uma variedade de sementes, incluindo trigo einkorn, trigo emmer, cevada, lentilhas e trigo-sarraceno.

Este tipo de instrumentos é comum no mundo turco e o estudioso turco Mahmud Kashgari deu-lhe o nome de “tütek” em “The Diwan Lughat al-Turk”, o primeiro dicionário abrangente de línguas turcas, escreve o Daily Sabah.

A equipa de arqueólogos está a fazer escavações na área há dois anos, após moradores terem encontrado peças de cerâmica antiga no quintal das suas casas.

De acordo com Fidan, os artefactos serão exibidos no Museu de Arqueologia de Bilecik após a conclusão do processo de restauração e investigação.

Segundo o portal Archaeology, os ossos encontrados no local serão agora analisados para obter informações sobre a idade e sexo dos indivíduos, bem como quaisquer doenças que possam ter tido e os tipos de alimentos que ingeriram.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.