O espinossauro mais pequeno media apenas 1,78 metros

(dr) G. Bindellini

Garra de uma falange do espinossauro mais pequeno que se conhece

Os maiores espinossauros poderiam alcançar cerca de 15 metros. A garra da falange encontrada em 1999 pertencia a um indivíduo que tinha apenas 1,78 metros de comprimento.

O exemplar de espinossauro mais pequeno que se conhece foi encontrado, graças à análise de uma pequena garra guardada no Museu de História Natural de Milão, na Itália.

Em 1999, foi encontrada em Marrocos uma garra de uma falange de um pé com 21 milímetros. No entanto, não se sabia a quem pertencia. Em 2004, descobriu-se um pé direito, quase todo preservado, de um espinossauro (Spinosaurus aegyptiacus) e o mistério foi desvendado.

Os ossos dos pés dos dois exemplares foram comparados e os cientistas chegaram à conclusão que a pequena falange era de um pequeno espinossauro que viveu no Cretáceo, período entre há 145 milhões e 65 milhões de anos. O espinossauro era um dos maiores dinossauros carnívoros, cuja espécie foi descrita em 1915.

O pequeno osso pertencia a um indivíduo que tinha 1,78 metros de comprimento. Já o espinossauro descoberto há quatro anos tinha 11 metros e a sua garra da falange media 13 centímetros. Os maiores indivíduos desta espécie chegavam a medir 15 metros de comprimento.

“Além da raridade dos fósseis dos dinossauros terópodes (carnívoros bípedes), e da raridade dos ossos do Spinosaurus, esta descoberta é ainda mais marcante se considerarmos o tamanho significativo que alguns exemplares de Spinosaurus atingiriam”, diz em comunicado Simone Maganuco, do Museu de História Natural de Milão e um dos autores do estudo.

A garra sugere ainda que o pequeno indivíduo tinha as mesmas adaptações locomotoras dos exemplares maiores, que atravessavam terrenos moles. Além disso, escreve o Público, o indivíduo conseguiria ainda andar na água para apanhar peixes. O trabalho foi publicado recentemente na PeerJ – Journal of Life & Environmental Sciences.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …

Eleição autárquica dos EUA pode ser desempatada com moeda ao ar

Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do "cara ou coroa". De acordo com o The …

Primeiro aniversário dos Coletes Amarelos. França receia novos tumultos

O clima de tensão regressa a França, com os coletes amarelos a anunciarem a preparação de novas ações para assinalar o primeiro aniversário do início do movimento. A 17 de novembro, o movimento Coletes Amarelos assinala …