Investigadores do Museu Marítimo Nacional Australiano anunciaram ter encontrado os destroços do HMS Endeavour, a embarcação em que o explorador britânico James Cook viajou pela primeira vez até à Austrália.
Investigadores australianos anunciaram ter encontrado na costa leste dos Estados Unidos os destroços do barco em que James Cook viajou pela primeira vez até à Austrália, o HMS Endeavour.
Apesar de a equipa australiana estar convicta de que se trata mesmo do emblemático navio Endeavour do capitão Cook, os investigadores norte-americanos foram mais cautelosos.
Foi o caso de Kathy Abbass, do Projeto de Arqueologia Marinha de Rhode Island, que descreveu o anúncio como “prematuro“, adiantando não terem sido encontrados “dados incontestáveis”.
“As conclusões serão conduzidas por um processo científico adequado e não de acordo com as emoções ou política australianas”, afirmou a diretora executiva.
#BREAKING The lead investigator on the Endeavour discovery — Dr Kathy Abbass from the Rhode Island Marine Archaeology Project — says that Australia has jumped the gun ⚓️
Says report is “premature” and that the Maritime Museum is “in breach of the contract” @abcnews pic.twitter.com/M0AKFymju0
— Jamie Travers (@JamieTravers) February 3, 2022
Segundo um artigo do The Conversation, o anúncio do museu inclui o reconhecimento de que não existe – e poderá nunca existir – uma prova definitiva.
“Investigamos, desde 1999, vários naufrágios do século XVIII numa área de duas milhas quadradas onde acreditávamos que o Endeavour afundou”, disse Kevin Sumption, diretor do Museu Marítimo Nacional da Austrália, citado pela AFP.
“Com base em evidências de arquivos arqueológicas, estou convencido de que é o Endeavour“, acrescentou.
A verdade é que a identificação de navios é um processo longo e meticuloso que, normalmente, demora muitos anos e envolve uma série de desafios.
No artigo publicado no The Conversation, John McCarthy, investigador da Flinders University que não participou neste estudo, acredita que é importante que os cientistas permaneçam “objetivos” e “não caiam na tentação de tentar contornar as provas para encaixar uma teoria pela qual se tenham apaixonado”.
O HMS Endeavour, com o qual James Cook navegou na sua primeira viagem à Austrália e Nova Zelândia entre 1768 e 1771, foi afundado em Newport, Rhode Island, durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos e ficou esquecido por mais de dois séculos.
Quando afundou no porto de Newport em agosto de 1778, ele tinha sido rebatizado como Lord Sandwich e estava a ser usado pela frota britânica para reter prisioneiros de guerra durante a revolução americana. Isto aconteceu poucos meses antes da morte de James Cook no Havai, em fevereiro de 1779.
Posso estar enganado, mas acho que é HMS e não HMB…. HMS é Her Majesty of The Seas.
Cara leitora,
Obrigado pelo reparo.
HMS significa na realidade “His/Her Majesty’s Ship”, e HMB “His/Her Majesty’s Bark”.
No caso do Endeavour, encontramos referências a ambas as nomenclaturas — por exemplo na BBC. Mas segundo pudemos apurar, é mais comum o termo HMS — razão pela qual o adotámos agora no nosso texto.