Encontrado num saco no mar o corpo de Olivia, uma das irmãs raptadas pelo pai em Tenerife

Facebook

Olivia e Anna estão desaparecidas

O corpo da pequena Olivia, de 6 anos, uma das duas irmãs raptadas pelo pai em Tenerife, nas Ilhas Canárias, foi encontrado no fundo do mar, dentro de um saco. Ao seu lado, estava outro saco, mas vazio.

O aparecimento do cadáver da pequena Olivia vem confirmar o cenário que já se temia, indiciando que a menina, e provavelmente também a sua irmã, Anna, de 1 ano, foram assassinadas pelo pai, Tomás Gimeno, de 37 anos.

As duas menores estavam desaparecidas desde 27 de Abril, altura em que o pai as foi buscar para exercer os seus deveres parentais, uma vez que estava separado da mãe das meninas, Beatriz Zimmermann.

Entretanto, terá chegado a enviar mensagens à ex-companheira, alertando-a de que “nunca mais” ia ver as filhas.

O pior dos desfechos confirmou-se, nesta quinta-feira, com a descoberta do corpo de Olivia dentro de um saco de desporto, no fundo do mar.

O corpo da mais velha das irmãs foi encontrado por um robô submarino de um navio do Instituto Espanhol de Oceanografia, como reporta o El País.

Estava a 1000 metros de profundidade a cerca de 3 milhas da costa de Tenerife, “dentro de um saco amarrado à âncora do barco do pai das menores”, segundo o mesmo jornal. Ao seu lado foi encontrado um outro saco, mas vazio, ainda segundo o El País.

O barco já tinha sido encontrado à deriva no dia a seguir à mãe das crianças ter reportado o seu desaparecimento.

Nesse dia de 27 de Abril, Tomás Gimeno foi visto a levar seis sacos para o seu barco. Mas as crianças não foram vistas a entrar com ele na embarcação.

As autoridades ainda realizaram buscas em terra, mas acabaram por concentrar-se no mar, em busca de pistas que levassem ao paradeiro das duas menores.

O navio oceanográfico estava a investigar a zona onde o corpo foi agora encontrado desde o passado dia 30 de Maio.

A zona foi definida como área de interesse para as buscas com base na geo-localização do telemóvel do pai das crianças.

As equipas de busca procuram agora os corpos de Anna e do pai.

Entretanto, o Instituto de Medicina Legal vai realizar a autópsia ao corpo de Olivia para apurar as causas da morte.

“Violência contra mulheres mães é questão de Estado”

O caso causou consternação em Espanha e a ministra da Igualdade do país, Irene Montero, expressa o seu lamento público pela confirmação da morte de Olivia. “Esta violência que se exerce contra as mulheres mães para ferir onde mais dói é uma questão de Estado”, aponta numa publicação no Twitter.

Não é um assassino louco, é a cara do machismo, de esse homem que não tolera a liberdade da mulher ou a sua igualdade, e contra isso temos de lutar”, aponta, por seu lado, a delegada do Governo espanhol contra a Violência de Género, Vicky Rosell, numa entrevista a um programa de Rádio.

Já o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, lamenta a tragédia.

Não posso imaginar a dor da mãe das pequenas Anna e Olivia, desaparecidas em Tenerife, perante a terrível notícia que acabamos de conhecer. O meu abraço, o meu carinho e o de toda a minha família que hoje se solidariza com Beatriz e os seus entes queridos”, aponta Sánchez no Twitter.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …