Encontrado buraco negro no centro da nossa galáxia. Só há 10 deste tipo no Universo

NASA / CXC / Univ. of Cambridge

Ao analisar um aglomerado de estrelas nas imediações de Sagittarius A*, no centro da nossa galáxia, uma equipa de astrónomos encontrou sinais de outro buraco negro de massa intermediária.

Segundo o EurekAlert, a descoberta ganha dimensão porque só existem cerca de dez buracos negros de massa intermediária em todo o nosso Universo.

Os astrónomos acreditam que estes buracos negros se formaram logo após o Big Bang. Quando se fundem, agem como “sementes” para buracos negros supermassivos.

O aglomerado estelar analisado, IRS 13, está localizado a 0,1 anos-luz do centro da Via Láctea, uma distância muito próxima em termos astronómicos.

No centro, as estrelas de IRS 13 movem-se num padrão inesperadamente ordenado. Se por um lado, o aglomerado parece interagir com Sagittarius A* – o que leva ao movimento ordenado das estrelas –, por outro, deve existir algo no interior que faz com que seja capaz de manter a sua forma compacta.

Observações de múltiplos comprimentos de onda com o Very Large Telescope e os telescópios ALMA e Chandra sugerem que a razão para o formato compacto de IRS 13 reside no tal buraco negro de massa intermediária localizado no centro do aglomerado estelar.

Nas observações, os especialistas captaram raios-X característicos e gás ionizado aa girar a uma velocidade de várias centenas de quilómetros por segundo num anel à volta da localização suspeita do buraco negro.

Outra indicação da sua presença é a densidade anormalmente alta do aglomerado estelar, que é maior do que qualquer outra densidade conhecida de um aglomerado estelar na Via Láctea.

O artigo científico foi publicado, recentemente, no The Astrophysical Journal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.