/

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

Xinhua / Li An

Sítio arqueológico de Shuanghuaishu, na China.

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes.

Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade com 5.300 anos no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, em Gongyi, na China. As ruínas estendem-se por 930 mil metros quadrados, representando um dos maiores grupos tribais do período neolítica da cultura Yangshao.

Os arqueólogos também descobriram mais de 1.700 túmulos organizados em três blocos, um sistema de saneamento rudimentar, armazéns e até mesmo um sistema de estradas. Estes são indicadores de que esta antiga cidade foi cuidadosamente planeada.

“Este local foi cuidadosamente escolhido e a sua construção foi bem projetada”, disse Wang Wei, presidente da Sociedade Chinesa de Arqueologia, citado pelo All That’s Interesting. “As descobertas em Shuanghuaishu preencheram uma lacuna na investigação sobre as origens a civilização chinesa”.

Foram ainda encontrados restos daquilo que parecem ser plataformas de sacrifício e pequenos artefactos, como uma estatueta de um bicho de seda feita de dentes de javali. Um dos achados mais intrigantes foi um conjunto de panelas de barro que foram misteriosamente colocadas na forma da constelação da Ursa Maior.

“Todos sabemos que Zhongyuan é um núcleo da civilização chinesa antiga, mas como é que ela se tornou o núcleo?” questionou-se Wang. “Não tínhamos pistas sólidas até agora. Na Era dourada, quando a civilização começou na China, este sítio provavelmente teve um papel fundamental”.

O sítio arqueológico onde as ruínas foram encontradas localiza-se na região de Zhongyuan, conhecida como a Meca das primeiras civilizações chinesas.

“O desenvolvimento de civilizações acelerou nestas áreas, mas lamentamos que não tenha sido encontrada nenhuma descoberta do mesmo período na área de Zhongyuan”, explicou Wang.

Esta descoberta fornece evidências de planeamento urbano avançado na sociedade chinesa muito antes daquilo que se pensava anteriormente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.