Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

Xinhua / Li An

Sítio arqueológico de Shuanghuaishu, na China.

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes.

Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade com 5.300 anos no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, em Gongyi, na China. As ruínas estendem-se por 930 mil metros quadrados, representando um dos maiores grupos tribais do período neolítica da cultura Yangshao.

Os arqueólogos também descobriram mais de 1.700 túmulos organizados em três blocos, um sistema de saneamento rudimentar, armazéns e até mesmo um sistema de estradas. Estes são indicadores de que esta antiga cidade foi cuidadosamente planeada.

“Este local foi cuidadosamente escolhido e a sua construção foi bem projetada”, disse Wang Wei, presidente da Sociedade Chinesa de Arqueologia, citado pelo All That’s Interesting. “As descobertas em Shuanghuaishu preencheram uma lacuna na investigação sobre as origens a civilização chinesa”.

Foram ainda encontrados restos daquilo que parecem ser plataformas de sacrifício e pequenos artefactos, como uma estatueta de um bicho de seda feita de dentes de javali. Um dos achados mais intrigantes foi um conjunto de panelas de barro que foram misteriosamente colocadas na forma da constelação da Ursa Maior.

“Todos sabemos que Zhongyuan é um núcleo da civilização chinesa antiga, mas como é que ela se tornou o núcleo?” questionou-se Wang. “Não tínhamos pistas sólidas até agora. Na Era dourada, quando a civilização começou na China, este sítio provavelmente teve um papel fundamental”.

O sítio arqueológico onde as ruínas foram encontradas localiza-se na região de Zhongyuan, conhecida como a Meca das primeiras civilizações chinesas.

“O desenvolvimento de civilizações acelerou nestas áreas, mas lamentamos que não tenha sido encontrada nenhuma descoberta do mesmo período na área de Zhongyuan”, explicou Wang.

Esta descoberta fornece evidências de planeamento urbano avançado na sociedade chinesa muito antes daquilo que se pensava anteriormente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …