Encontrada na Turquia uma cidade submersa com 5.000 anos

Na histórica região da Capadócia, no centro da Turquia, foi descoberta uma cidade subterrânea parcialmente submergida por baixo de água que data cerca de 5.000 anos de idade.

A descoberta teve lugar na localidade de Calis, na província de Nevsehir, habitada por 2.200 pessoas. De acordo com a imprensa local, a descoberta ocorreu depois de vários vizinhos de cerca de 15 casas relatarem ao município que água estava a escapar para as suas casas e não sabiam as razões ou a fonte do líquido.

Quando a equipa municipal procurou a causa dos infiltrações, encontrou a entrada fechada de um túnel. Ao entrar no corredor subterrâneo, os operadores perceberam que eram os restos de um antigo assentamento que ficava logo abaixo das casas que sofreram as inundações.

Os primeiros estudos revelaram que a antiga cidade tem uma extensão de aproximadamente cinco quilómetros e é composta de três níveis onde casas e locais de culto são encontrados. O local foi descoberto pela primeira vez há 25 anos, quando uma criança caiu no túnel, mas os moradores de Calis decidiram selar as suas entradas para evitar mais acidentes. A cidade caiu, assim, no esquecimento.

Mitos locais referiam-se à cidade subterrânea como Gir-Gör, que se traduz em português para “Entra e Vê”. A cidade subterrânea está localizada a cerca de 80 quilómetros das famosas cidades subterrâneas de Capadócia, Derinkuyu e Kaymaklı.

O responsável de Çalış Kazım Yılmaz disse à Agência Anadolu que a cidade subterrânea cobre cerca de 1,2 milhão de metros quadrados. “Aqueles que estiveram lá no passado disseram ter cerca de 600 metros por dois quilómetros de tamanho”, disse.

É impossível limpar os escombros e esvaziar a água através de meios do município, disse Yilmaz, acrescentando que se vão inscrever no conselho de proteção de propriedades culturais para que o local seja registado como um local histórico e pedir a ajuda do Ministério da Cultura para abrir o local ao turismo.

Agora, as autoridades locais enfatizam que é necessária investigação arqueológica para ajudar a determinar a origem e as dimensões exatas desse assentamento subterrâneo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …