Encontrada em Gibraltar a segunda pegada de neandertal no mundo

Erich Ferdinand / Flickr (OD)

O Homem do Neandertal

Investigadores das universidades de Huelva e Sevilha, juntamente com equipas de paleontologia de outros quatro países, incluindo Portugal, certificaram a descoberta em Gibraltar da segunda pegada no mundo de um homem de Neandertal, com cerca de 29.000 anos.

A pegada corresponderá a um jovem com cerca de 1,30 metros, noticia a agência Efe.

Trata-se de uma descoberta apoiada por especialistas das Universidades de Lisboa, do Geoparque Global Naturtejo e Universidade de Coimbra (Portugal), Toronto (Canadá), Atacama (Chile) e o Levantamento Geológico do Japão. O trabalho culminou uma investigação científica que certifica a descoberta de uma pegada apenas comparável com a encontrada na Gruta de Vartop (Roménia) e certificada em 2018.

A investigação, segundo a informação a que a Efe teve acesso, foi dirigida pelo catedrático da Universidade de Huelva Joaquín Rodríguez Vidal, que encontrou estes vestígios depois de analisar a paleopaisagem de uma duna localizada na zona do Levante del Peñon.

Além desta pegada humana, foram certificadas outras, pertencentes à fauna que povoava a zona, como cabras, linces, cervos, leopardos e inclusive elefantes.

A investigação, que será publicada na revista Qaternary Science Reviews, foi possível graças ao estudo de uma antiga pedreira de areia, hoje abandonada, que sofre frequentes derrocadas de sedimentos e deixa a descoberto estas pegadas, algumas em sequência vertical, outras em relevo.

No trabalho de investigação, o professor do Departamento de Cristalografia, Mineralogia e Química Agrícola da Universidade de Sevilha e autor principal do artigo, Fernando Muñiz, juntamente com colegas portugueses, submeteu as amostras recolhidas a estudos de laboratório e encontrou nas peças restos de pegadas de vertebrados.

Numa das análises reconheceram a pegada humana, apesar de para os investigadores clássicos datar entre 28.000 e 29.000 anos a pegada de um Neandertal ser objeto de polémica, uma vez que em teoria o seu desaparecimento ocorreu há 40.000 anos.

No entanto, “as evidências” com as que os investigadores têm trabalhado nos registos de grutas em Gibraltar “demonstram uma ocupação muito tardia” daquela zona por humanos Neandertais, tendo sido “um refúgio climático e de recursos alimentares para estes últimos habitantes”, indicaram Muñiz e Vidal.

A descoberta foi possível graças ao financiamento de Espanha e Gibraltar, cujas autoridades financiam há mais de 30 anos estudos que permitiram vários achados únicos, como as primeiras evidências mundiais de gravuras realizadas por Neandertais, encontradas precisamente na Gruta de Gorham, hoje Património da Humanidade.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …