Estranha criatura com aspeto de cérebro encontrada em lagoa no Canadá

(cv) National Geographic

Briozoário encontrado no Parque Stanley, em Vancouver, no Canadá

Parece o cérebro de algum animal estranho mas, na verdade, esta criatura gelatinosa é mesmo um ser vivo que habita lagos e rios.

Foi encontrada recentemente no Parque Stanley, em Vancouver, no Canadá, quando os níveis da água da chamada “Lost Lagoon” (“Lagoa Perdida” em português) baixaram.

Estamos a falar no singular mas, de facto, trata-se de um conjunto de “criaturas”. Chamadas de briozoários, são grupos de moluscos muito pequenos que vivem juntos numa colónia. Um único organismo, conhecido como zoóide, possui apenas uma fração de milímetro.

Os zoóides são hermafroditas, mas conseguem espalhar-se devidos aos estatoblastos, um grupo de células que pode reproduzir-se de forma assexuada separada da colónia.

Celina Starnes, da Sociedade de Ecologia do Parque Stanley, examinou alguns dos espécimes encontrados, explicando à National Geographic que têm uma qualidade gelatinosa e firme.

Os registos fósseis destes animais datam de antigos briozoários marinhos de até 470 milhões de anos. A espécie agora encontrada é geralmente chamada de “briozoário magnífico”, ou Pectinatella magnifica, e anteriormente era apenas conhecida em áreas a leste do rio Mississippi.

Um relatório de 2012 do Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos EUA sugeriu que as alterações climáticas poderiam ajudar na propagação destas criaturas.

Zoóides só podem sobreviver em águas mais quentes do que aproximadamente 15ºC. O aumento das temperaturas pode estar a fazer com que os briozoários se espalhem mais para norte.

Estes animais alimentam-se de algas em águas ricas em nutrientes e uma expansão poderia prejudicar o equilíbrio ecológico de um ecossistema de água doce. Além disso, também podem entupir os canos.

Porém, é possível que os briozoários não sejam invasivos e que simplesmente tenham passado despercebidos em Vancouver até agora. A cor enlameada ajuda-os a camuflarem-se nas águas turvas e, de acordo com Starnes, às vezes são confundidos com ovos de salamandras ou pedras.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Esta é a cidade com mais Alzheimer do mundo (e a culpa é de uma estranha mutação genética)

Na Colômbia, os habitantes da cidade de Yarumal parecem estar condenados a uma maldição que os faz esquecerem-se da sua vida, morrendo pouco tempo depois do início dos sintomas. Milhares de pessoas, pertencentes a apenas 25 …

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …