Estranha criatura com aspeto de cérebro encontrada em lagoa no Canadá

(cv) National Geographic

Briozoário encontrado no Parque Stanley, em Vancouver, no Canadá

Parece o cérebro de algum animal estranho mas, na verdade, esta criatura gelatinosa é mesmo um ser vivo que habita lagos e rios.

Foi encontrada recentemente no Parque Stanley, em Vancouver, no Canadá, quando os níveis da água da chamada “Lost Lagoon” (“Lagoa Perdida” em português) baixaram.

Estamos a falar no singular mas, de facto, trata-se de um conjunto de “criaturas”. Chamadas de briozoários, são grupos de moluscos muito pequenos que vivem juntos numa colónia. Um único organismo, conhecido como zoóide, possui apenas uma fração de milímetro.

Os zoóides são hermafroditas, mas conseguem espalhar-se devidos aos estatoblastos, um grupo de células que pode reproduzir-se de forma assexuada separada da colónia.

Celina Starnes, da Sociedade de Ecologia do Parque Stanley, examinou alguns dos espécimes encontrados, explicando à National Geographic que têm uma qualidade gelatinosa e firme.

Os registos fósseis destes animais datam de antigos briozoários marinhos de até 470 milhões de anos. A espécie agora encontrada é geralmente chamada de “briozoário magnífico”, ou Pectinatella magnifica, e anteriormente era apenas conhecida em áreas a leste do rio Mississippi.

Um relatório de 2012 do Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos EUA sugeriu que as alterações climáticas poderiam ajudar na propagação destas criaturas.

Zoóides só podem sobreviver em águas mais quentes do que aproximadamente 15ºC. O aumento das temperaturas pode estar a fazer com que os briozoários se espalhem mais para norte.

Estes animais alimentam-se de algas em águas ricas em nutrientes e uma expansão poderia prejudicar o equilíbrio ecológico de um ecossistema de água doce. Além disso, também podem entupir os canos.

Porém, é possível que os briozoários não sejam invasivos e que simplesmente tenham passado despercebidos em Vancouver até agora. A cor enlameada ajuda-os a camuflarem-se nas águas turvas e, de acordo com Starnes, às vezes são confundidos com ovos de salamandras ou pedras.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …