Encontrada a equação para a felicidade

felicidade

A chave para a felicidade pode ser tão simples como baixar as expectativas. Para chegar a esta conclusão, investigadores chegaram a uma equação matemática, a qual, dizem, pode prever o quão feliz alguém será no futuro.

O novo estudo, realizado por cientistas da University College de Londres e publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, produziu uma equação que pode prever um prazer momentâneo. De acordo com a investigação, o que tem realmente importância não é se as coisas estão bem, mas sim se estão melhor do que o esperado.

“Costuma-se dizer que as pessoas mais felizes são aquelas com menores expectativas”, afirmou Robb Rutledge, autor do estudo, em declarações à BBC. “Chegamos à conclusão que há alguma verdade nisto: expectativas baixas fazem com que seja mais provável que um determinado resultado exceda essas mesmas expectativas, e assim ter um impacto positivo sobre a felicidade”, explicou.

Isto não quer dizer que se deva andar diariamente cabisbaixo. Ter expectativas para tudo ajuda a levantar os ânimos “assim que se começam a fazer os planos”, continuou Rutledge. Não, este estudo não foi feito com o intuito de acabar com os seus planos mais optimistas. Pelo contrário, o objectivo dos investigadores era descobrir uma forma de dar aos médicos uma subjectiva e quantitativa maneira de medir transtornos de humor.

O estudo envolveu duas fases. Na primeira, alguns indivíduos tomaram decisões que levaram a vitórias ou perdas financeiras, ao mesmo tempo que estavam a ser monitorizados através de um aparelho de ressonância magnética. Mais tarde, 18.420 pessoas jogaram um jogo chamado “A Grande Experiência Cerebral” – ficou recentemente demonstrado tratar-se de uma forma fiável de se estudar o comportamento cognitivo -, que reproduziu a experiência com pontos em vez de dinheiro.

Numa análise final, os cientistas descobriram que não era a quantidade de dinheiro ou pontos ganhos que tinha importância, mas sim como superar as expectativas formadas durante a experiência anterior.

Com base nos resultados, os investigadores chegaram a uma equação matemática que conseguiu prever com precisão o quão feliz alguém seria durante a experiência com dinheiro e enquanto jogava “A Grande Experiência Cerebral”.

Eventualmente, e de acordo com os investigadores, a equação poderá ajudar os médicos a prever a forma como as pessoas com transtornos de humor podem reagir às pequenas vitórias e derrotas do dia-a-dia.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …