Confinados atrás da grades, prisioneiros criam “jardins solitários”

Prateek Katyal / Unsplash

Prisioneiros em celas de confinamento solitário estão a colaborar com voluntários para construir “jardins solitários”.

Os encarcerados têm apenas um espaço de 1,80 por 3 metros, que por si só já é pequeno, mas ao qual ainda se tem de subtrair o espaço da sanita, do lavatório e da cama.

Os jardins idealizados são representações do mundo real de como seria um jardim de cela de prisão. A ideia partiu de Jackie Sumell, está a ser implementada em Nova Orleães e chama-se “Solitary Gardens”, precisamente “Jardins Solitários”.

O objetivo é encorajar relacionamentos inesperados entre pessoas em confinamento solitário e voluntários do lado de fora, escreve o portal Free Think.

Os canteiros dos “jardins solitários” serão feitos de cana-de-açúcar, algodão e anil, tudo plantações produzidas tipicamente por escravos. Aqueles que defendem a reforma do sistema prisional dos EUA argumentam que a representação excessiva de homens afro-americanos nas prisões é uma das consequências da escravidão.

Homens negros são encarcerados a uma taxa quatro vezes maior que a de homens brancos no estado de Louisiana. “Como pode negar essa relação com a escravidão?”, questiona Sumell.

Os jardins serão “cultivados” por presidiários através de trocas de cartas por escrito com voluntários. Os voluntários enviam uma lista de plantas, incluindo ervas medicinais e flores, para prisioneiros em confinamento solitário. A partir daí, os prisioneiros escolhem que plantas querem e onde querem pô-las no jardim.

Por fim, o jardineiro voluntário planta as plantas escolhidas pelo prisioneiro, seguindo os pedidos do prisioneiro o mais fielmente possível.

“O jardim deles foi projetado especificamente pensando em maneiras que teriam prevenido que fossem parar à prisão”, disse Sumell.

Sumell teve a ideia dos Jardins Solitários através de uma colaboração com Herman Wallace, que, juntamente com Robert King e Albert Woodfox, é um dos “Angola Three”. O trio passou décadas em confinamento solitário antes das suas condenações serem anuladas — considerado o mais longo confinamento solitário da história dos Estados Unidos.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …