Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON.

Segundo o Expresso, a sociedade em causa chama-se Kento Holding Limited, teve sede em Malta e é uma das 13 empresas que Isabel dos Santos gere em Valeta, de onde controla parte do seu património com a ajuda de advogados portugueses.

Foi através desta sociedade que a empresária contraiu o empréstimo à Caixa Geral de Depósitos para comprar 10% da ZON, empréstimo feito com o parecer da Direção de Risco do banco.

Caixa Geral de Depósitos deu 125 milhões a Isabel dos Santos

Em dezembro de 2009, Isabel dos Santos anunciou a compra de 10% da ZON, negócio que António Mendonça, ministro das Obras Públicas na altura, descrevia como “uma boa notícia” uma vez que “demonstrava a vitalidade da economia portuguesa”.

A operação seria parcialmente financiada em mais de metade do seu valor pelo banco público e pressupunha a venda de participações da própria CGD, da Cinveste e da ZON. Este pedido de empréstimo à Caixa para aquisição de 163,8 milhões de euros de ações da ZON foi feito através da Kento, que é detida a 100% pela empresária angolana, e tem sede em Malta.

De acordo com os Malta Files, uma investigação jornalística que o semanário integrou em 2017, Isabel dos Santos controlava 13 empresas em Valeta, várias delas com participação em cascata, o que torna mais difícil a deteção do seu beneficiário efetivo.

Malta é o destino preferido de milhares de outros empresários que vão para esse país para aproveitar as baixas taxas de tributação. Apesar de, em teoria, Malta ter uma taxa efetiva de IRC de 35% (uma das mais altas da Europa), na prática, através de mecanismos vários, é possível só pagar uma taxa efetiva de 5%.

Os Malta Files mostravam que havia 50 mil companhias estrangeiras registadas no país, 423 dos quais portuguesas.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Lol e Portugal nunca tem dinheiro, se quiser mos comprar uma casa para aconchegar a nossa familia nem sequer nos dão.

    E esses corruptos tem tudo e os portugues a pagar pelas dividas do País só podem estar a brincar.

  2. Sou brasileiro e vejo que a maçã nunca cai longe da árvore mesmo.
    Meu país sofre horrores com a corrupção desenfreada e posso afirmar que tivemos a quem puxar nisso!

    • Terá sido à Itália?
      Corruption Perceptions Index 2018
      1 – Dinamarca
      22 – EUA
      30 – Portugal
      42 – Espanha
      53 – Itália
      105 – Brasil
      165 – Angola
      180 – Somália
      transparency.org/cpi2018

  3. A notícia é de que pediu um empréstimo e não de que o não está a pagar. Mas convinha confirmar porque competência falta lá para os lados da CGD.

  4. À CGD, esta dívida só lhes vai dar lucro. Quem se lixa é quem lá mete o dinheiro. Hoje em dia não há Bancos justos, mais vale fazer como os piratas e enterrar o baú debaixo da terra.

  5. não só não deixou de pagar como já amortizou parte da dívida como também viu as ações adquiridas -e que suponho sirvam de garantia- valorizadas em -creio- 10 vezes.
    a Isabel dos Santos é a mulher mais rica de África à custa dela independentement6e3 de3 ser filha de quem é ou foi.
    mais uma vez o C M ocultou os factos para ter uma capa bombástica… mas mesmo assim um jornal desses faz falta.

RESPONDER

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …

Michael Jackson era "doente mental" e uma pessoa "perturbadora", diz Elton John

Elton John defende na sua autobiografia que Michael Jackson era "verdadeiramente doente mental" e uma pessoa "perturbadora", recordando os encontros que teve com o rei da pop, falecido em junho de 2009. O músico britânico escreveu …