Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON.

Segundo o Expresso, a sociedade em causa chama-se Kento Holding Limited, teve sede em Malta e é uma das 13 empresas que Isabel dos Santos gere em Valeta, de onde controla parte do seu património com a ajuda de advogados portugueses.

Foi através desta sociedade que a empresária contraiu o empréstimo à Caixa Geral de Depósitos para comprar 10% da ZON, empréstimo feito com o parecer da Direção de Risco do banco.

Caixa Geral de Depósitos deu 125 milhões a Isabel dos Santos

Em dezembro de 2009, Isabel dos Santos anunciou a compra de 10% da ZON, negócio que António Mendonça, ministro das Obras Públicas na altura, descrevia como “uma boa notícia” uma vez que “demonstrava a vitalidade da economia portuguesa”.

A operação seria parcialmente financiada em mais de metade do seu valor pelo banco público e pressupunha a venda de participações da própria CGD, da Cinveste e da ZON. Este pedido de empréstimo à Caixa para aquisição de 163,8 milhões de euros de ações da ZON foi feito através da Kento, que é detida a 100% pela empresária angolana, e tem sede em Malta.

De acordo com os Malta Files, uma investigação jornalística que o semanário integrou em 2017, Isabel dos Santos controlava 13 empresas em Valeta, várias delas com participação em cascata, o que torna mais difícil a deteção do seu beneficiário efetivo.

Malta é o destino preferido de milhares de outros empresários que vão para esse país para aproveitar as baixas taxas de tributação. Apesar de, em teoria, Malta ter uma taxa efetiva de IRC de 35% (uma das mais altas da Europa), na prática, através de mecanismos vários, é possível só pagar uma taxa efetiva de 5%.

Os Malta Files mostravam que havia 50 mil companhias estrangeiras registadas no país, 423 dos quais portuguesas.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Lol e Portugal nunca tem dinheiro, se quiser mos comprar uma casa para aconchegar a nossa familia nem sequer nos dão.

    E esses corruptos tem tudo e os portugues a pagar pelas dividas do País só podem estar a brincar.

  2. Sou brasileiro e vejo que a maçã nunca cai longe da árvore mesmo.
    Meu país sofre horrores com a corrupção desenfreada e posso afirmar que tivemos a quem puxar nisso!

    • Terá sido à Itália?
      Corruption Perceptions Index 2018
      1 – Dinamarca
      22 – EUA
      30 – Portugal
      42 – Espanha
      53 – Itália
      105 – Brasil
      165 – Angola
      180 – Somália
      transparency.org/cpi2018

  3. A notícia é de que pediu um empréstimo e não de que o não está a pagar. Mas convinha confirmar porque competência falta lá para os lados da CGD.

  4. À CGD, esta dívida só lhes vai dar lucro. Quem se lixa é quem lá mete o dinheiro. Hoje em dia não há Bancos justos, mais vale fazer como os piratas e enterrar o baú debaixo da terra.

  5. não só não deixou de pagar como já amortizou parte da dívida como também viu as ações adquiridas -e que suponho sirvam de garantia- valorizadas em -creio- 10 vezes.
    a Isabel dos Santos é a mulher mais rica de África à custa dela independentement6e3 de3 ser filha de quem é ou foi.
    mais uma vez o C M ocultou os factos para ter uma capa bombástica… mas mesmo assim um jornal desses faz falta.

  6. esse portugal nao esta bom de saude…como um banco empresta milhoes a uma pessoa de fora e milhares de portugueses sao negados qualquer emprestimo para negocio….

    Afinal que pais estamos…

    Agora ficamos sem dinheiro…quem vais responsabilizar…andamos a brincar….quem devemos precionar para pedir explicacoes…quem…..

    ela vai devolver dinheiro…

    o meu amigos

RESPONDER

Cientistas criam algoritmo para identificar covid-19 a partir do som da tosse

Investigadores de vários países criaram um algoritmo que afirmam poder identificar se uma pessoa tem covid-19 a partir do som da sua tosse. Cientistas do México, Estados Unidos, Espanha e Itália, liderados por uma equipa do …

Para proteger o fundo do mar, novo sistema permite atracar vários barcos com uma só "âncora"

Quando vários barcos se amontoam numa enseada durante a noite, cada um deles lança uma âncora que pode potencialmente danificar os corais e a vida marinha no fundo do mar. O sistema Seafloat foi criado …

Japão e Estados Unidos assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão e a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) assinaram um acordo de colaboração entre os dois países no programa Artemis, para a exploração da …

Washington Redskins mudam de nome por ser considerado racista

A equipa de futebol americano, até aqui denominada de Washington Redskins, vai abandonar essa designação, considerada de teor racista, para designar nativos da América do Norte. Em comunicado, a equipa de Washington explicou que, depois de uma …

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …