Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON.

Segundo o Expresso, a sociedade em causa chama-se Kento Holding Limited, teve sede em Malta e é uma das 13 empresas que Isabel dos Santos gere em Valeta, de onde controla parte do seu património com a ajuda de advogados portugueses.

Foi através desta sociedade que a empresária contraiu o empréstimo à Caixa Geral de Depósitos para comprar 10% da ZON, empréstimo feito com o parecer da Direção de Risco do banco.

Caixa Geral de Depósitos deu 125 milhões a Isabel dos Santos

Em dezembro de 2009, Isabel dos Santos anunciou a compra de 10% da ZON, negócio que António Mendonça, ministro das Obras Públicas na altura, descrevia como “uma boa notícia” uma vez que “demonstrava a vitalidade da economia portuguesa”.

A operação seria parcialmente financiada em mais de metade do seu valor pelo banco público e pressupunha a venda de participações da própria CGD, da Cinveste e da ZON. Este pedido de empréstimo à Caixa para aquisição de 163,8 milhões de euros de ações da ZON foi feito através da Kento, que é detida a 100% pela empresária angolana, e tem sede em Malta.

De acordo com os Malta Files, uma investigação jornalística que o semanário integrou em 2017, Isabel dos Santos controlava 13 empresas em Valeta, várias delas com participação em cascata, o que torna mais difícil a deteção do seu beneficiário efetivo.

Malta é o destino preferido de milhares de outros empresários que vão para esse país para aproveitar as baixas taxas de tributação. Apesar de, em teoria, Malta ter uma taxa efetiva de IRC de 35% (uma das mais altas da Europa), na prática, através de mecanismos vários, é possível só pagar uma taxa efetiva de 5%.

Os Malta Files mostravam que havia 50 mil companhias estrangeiras registadas no país, 423 dos quais portuguesas.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Lol e Portugal nunca tem dinheiro, se quiser mos comprar uma casa para aconchegar a nossa familia nem sequer nos dão.

    E esses corruptos tem tudo e os portugues a pagar pelas dividas do País só podem estar a brincar.

  2. Sou brasileiro e vejo que a maçã nunca cai longe da árvore mesmo.
    Meu país sofre horrores com a corrupção desenfreada e posso afirmar que tivemos a quem puxar nisso!

    • Terá sido à Itália?
      Corruption Perceptions Index 2018
      1 – Dinamarca
      22 – EUA
      30 – Portugal
      42 – Espanha
      53 – Itália
      105 – Brasil
      165 – Angola
      180 – Somália
      transparency.org/cpi2018

  3. A notícia é de que pediu um empréstimo e não de que o não está a pagar. Mas convinha confirmar porque competência falta lá para os lados da CGD.

  4. À CGD, esta dívida só lhes vai dar lucro. Quem se lixa é quem lá mete o dinheiro. Hoje em dia não há Bancos justos, mais vale fazer como os piratas e enterrar o baú debaixo da terra.

  5. não só não deixou de pagar como já amortizou parte da dívida como também viu as ações adquiridas -e que suponho sirvam de garantia- valorizadas em -creio- 10 vezes.
    a Isabel dos Santos é a mulher mais rica de África à custa dela independentement6e3 de3 ser filha de quem é ou foi.
    mais uma vez o C M ocultou os factos para ter uma capa bombástica… mas mesmo assim um jornal desses faz falta.

RESPONDER

Investigadores descobrem esqueletos adolescentes do século V. Um dos cientistas é português

Um grupo de investigadores, do qual também faz parte o português Daniel Fernandes, descobriu três esqueletos do período das migrações bárbaras numa vala em Osijek, na Croácia. "Deformação craniana e diversidade genética em três indivíduos masculinos …

Tesla está a alugar painéis solares por 45 euros por mês

Comprar painéis solares pode ser um investimento dispendioso para muitos. De maneira a oferecer uma solução mais económica aos seus clientes, a Tesla está a alugar a tecnologia por apenas 45 euros por mês. A SolarCity, …

Rui Fonte regressa ao Sporting de Braga e assina por três épocas

O Sporting de Braga, da I Liga de futebol, oficializou ontem a contratação do avançado Rui Fonte, um regresso ao clube, por três temporadas. O jogador, de 29 anos, chega dos ingleses do Fulham, que, …

YouTube remove vídeos de luta entre robôs por violarem políticas contra crueldade animal

O YouTube removeu na segunda-feira vídeos de robôs a lutar entre si da sua plataforma, justificando que estes violavam as políticas de exibição contra crueldade com animais. Depois do sucedido, a empresa informou que os …

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …