Empresas exigem teste negativo no regresso ao trabalho (mas é ilegal)

Guillaume Horcajuelo / EPA

Orientação que dá alta automática a quem não tem sintomas há três dias tem gerado insegurança em algumas empresas e muitas delas exigem teste negativo para o regresso ao trabalho. Contudo, o Governo alerta que só a Medicina do Trabalho pode fazer exames e pede denúncias.

O JN avança que há trabalhadores impedidos de regressar às empresas após terem estado doentes sem apresentarem teste negativo à covid-19. Uma exigência ilegal e desnecessária por parte dos patrões, segundo o Ministério do Trabalho e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os sindicatos denunciam ainda que há empresas a pedir sigilo a quem esteve doente para não terem de pagar testes aos colegas que possam ter sido expostos e, eventualmente, encerrar portas.

Segundo as estruturas sindicais, há neste momento empresas que estão a exigir a realização de um teste à covid-19 aos trabalhadores que testaram positivo e já podem começar a trabalhar.

Ao JN, o Ministério do Trabalho explicou que a exigência de um teste para regressar ao trabalho é ilegal. “Se o teste for exigido a expensas do trabalhador, este poderá solicitar a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho“, referiu.

Por sua vez, a Direção-Geral de Saúde (DGS) esclarece que a pessoa que testou positivo à covid-19 tem alta ao fim de 10 dias, caso não tenha mais sintomas, não sendo necessário um segundo teste. “Se, no final dos primeiros 10 dias, se mantiverem sintomas, são necessários mais 10 dias de isolamento. No final desses 20 dias, a DGS considera que não é necessário novo teste”.

No sector da hotelaria e restauração, por exemplo, “as empresas pedem segredo a quem teve contactos de risco, para não terem de pagar testes a todo o pessoal, o que resulta na possibilidade de andarem pessoas infetadas a trabalhar”, denunciou um dos dirigentes sindicais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Três favoritos e dois anfitriões. Portugal no "Grupo da Morte" do Euro

Os campeões mundiais franceses, reforçados com Karim Benzema, vão enfrentar dois gigantes europeus, a Alemanha e Portugal, de Cristiano Ronaldo, num impressionante Grupo F que inclui também a Hungria, um dos onze países que recebem …

"Ministério da Verdade". Carta dos Direitos Digitais é lei digna de uma ditadura

A polémica Carta dos Direitos Digitais aprovada na Assembleia da República não reúne aprovação entre os especialistas e alguns não hesitam em considerá-la um "regresso à censura". A lei n.º 27/2021, que entra em vigor a …

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos, a propósito do Dia da Independência que se avizinha, comemorado a 4 de julho. De acordo com a cadeia televisiva CNN, esta segunda Estátua …

Cerveja grátis, donuts e lotarias. Os truques que estão a ajudar os EUA a alcançar imunidade de grupo

Um número crescente de estados, cidades e empresas está a oferecer incentivos para encorajar as pessoas a vacinarem-se. E as ofertas estão cada vez maiores e melhores. Nova Jérsia, por exemplo, está a pagar uma cerveja …

Euro 2020: aplicação da UEFA pode originar problemas nas bancadas

Revenda de bilhetes não é controlada. Adeptos que não vão aos jogos são incentivados a transferir os ingressos. A aplicação oficial da UEFA, que permite comprar bilhetes para o Europeu 2020, também permite passar os bilhetes …

Parlamento Europeu pede levantamento de patentes de vacinas

O Parlamento Europeu (PE) apelou hoje à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19. Numa resolução aprovada por 355 votos a favor, 263 contra e 71 abstenções, …

Encontrado esqueleto acorrentado em Inglaterra, uma rara evidência da escravidão romana

O esqueleto encontrado em Rutland, Inglaterra, foi identificado pelos cientistas como uma evidência rara e importante da escravidão na Britânia romana, sendo uma "descoberta internacionalmente significativa". Os restos mortais foram encontrados por trabalhadores da construção civil …

Trabalho infantil no mundo aumenta pela primeira vez em duas décadas

O número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou pela primeira vez em 20 anos, atingindo 160 milhões no mundo, anunciaram hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a UNICEF. No relatório "Trabalho Infantil: estimativas …

Aplicação ajuda os casais a comunicar através do batimento cardíaco

Durante a pandemia, e com o distanciamento social, as pessoas perceberam ainda melhor o quão difícil pode ser estar separado de quem mais se ama. A pensar nisso, uma equipa criou uma aplicação que permite …

Os peixes-elefante também fazem pausas antes de partilhar algo importante

Cientistas descobriram que os peixes-elefante também fazem pausas quando querem passar uma informação importante a quem os está a ouvir. Por vezes, fazer uma pausa antes de dizer alguma coisa importante pode ser uma boa estratégia …