Empresas exigem teste negativo no regresso ao trabalho (mas é ilegal)

Guillaume Horcajuelo / EPA

Orientação que dá alta automática a quem não tem sintomas há três dias tem gerado insegurança em algumas empresas e muitas delas exigem teste negativo para o regresso ao trabalho. Contudo, o Governo alerta que só a Medicina do Trabalho pode fazer exames e pede denúncias.

O JN avança que há trabalhadores impedidos de regressar às empresas após terem estado doentes sem apresentarem teste negativo à covid-19. Uma exigência ilegal e desnecessária por parte dos patrões, segundo o Ministério do Trabalho e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os sindicatos denunciam ainda que há empresas a pedir sigilo a quem esteve doente para não terem de pagar testes aos colegas que possam ter sido expostos e, eventualmente, encerrar portas.

Segundo as estruturas sindicais, há neste momento empresas que estão a exigir a realização de um teste à covid-19 aos trabalhadores que testaram positivo e já podem começar a trabalhar.

Ao JN, o Ministério do Trabalho explicou que a exigência de um teste para regressar ao trabalho é ilegal. “Se o teste for exigido a expensas do trabalhador, este poderá solicitar a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho“, referiu.

Por sua vez, a Direção-Geral de Saúde (DGS) esclarece que a pessoa que testou positivo à covid-19 tem alta ao fim de 10 dias, caso não tenha mais sintomas, não sendo necessário um segundo teste. “Se, no final dos primeiros 10 dias, se mantiverem sintomas, são necessários mais 10 dias de isolamento. No final desses 20 dias, a DGS considera que não é necessário novo teste”.

No sector da hotelaria e restauração, por exemplo, “as empresas pedem segredo a quem teve contactos de risco, para não terem de pagar testes a todo o pessoal, o que resulta na possibilidade de andarem pessoas infetadas a trabalhar”, denunciou um dos dirigentes sindicais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …

Turismo só usou um terço das linhas de crédito criadas para o setor

A utilização das linhas de crédito destinadas especificamente ao turismo ficou aquém do esperado. Até agora, as empresas só utilizaram cerca de 30% destas linhas, que disponibilizam um valor conjunto de 400 milhões de euros. Rita …

Carla Tavares reeleita na Amadora. Suzana Garcia assume responsabilidade da derrota

 A socialista Carla Tavares foi reeleita, este domingo, com maioria absoluta, como presidente da Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa. Os resultados da noite eleitoral deram o triunfo à candidatura liderada pela socialista Carla …

Corrida aos combustíveis. A antecipar um "inverno difícil", Reino Unido vai dar vistos temporários a camionistas

A falta de camionistas tem levado a filas nas bombas de combustíveis e entre 50% e 90% já estão vazias em algumas zonas do país. O governo vai dar vistos temporários a camionistas e está …

Vencedores e vencidos, numa noite eleitoral de perder o fôlego

A noite eleitoral foi longa e de perder o fôlego até ao último minuto. Entre alguns imprevistos, surpresas e validações, Lisboa foi o palco dos maiores holofotes: Carlos Moedas foi o grande e surpreendente vencedor …

Isaltino Morais reeleito em Oeiras. CDU perdeu vereador

O candidato independente Isaltino Morais foi reeleito presidente da Câmara de Oeiras nas eleições autárquicas deste domingo, tendo dedicado a vitória à juventude. “Não importa a percentagem. O que importa é que crescemos muito, aumentámos a …

Ganhar os jogos todos: quem consegue fazer o que o Benfica faz?

Ainda ninguém conseguiu travar o líder do campeonato português. Mas há outras equipas europeias a conseguir o mesmo. O Benfica está a construir um percurso inicial no campeonato português que não se via há quase 40 …

Tribunal admite que testemunha de Jeová menor recuse transfusão que lhe pode salvar a vida

Jovem de 16 anos que tem leucemia aguda recusou transfusões de sangue durante internamento no IPO. Caso consiga provar em tribunal capacidade de discernimento e maturidade justiça terá de desistir de lhe impor tratamento. O Instituto …