Empresário com Visto Gold condenado a 25 anos de prisão por incêndio em prédio no Porto

Foi condenado à pena máxima de 25 anos de prisão o empresário Chenglong Li, chinês detentor de um Visto Gold, como o mandante do incêndio que ocorreu num prédio no Porto, em 2019, e que levou à morte de uma pessoa.

A pena aplicada ao empresário Chenglong Li, de 25 anos, é o cúmulo jurídico de várias penas parcelares, incluindo a referente a homicídio qualificado consumado. Foi ilibado da acusação de branqueamento de capitais.

O colectivo do Juízo Central Criminal do Porto, presidido por Maria da Conceição Nogueira, deu como provado que o empresário foi o mandante de dois fogos postos, em 2019, e de coacção aos locatários que restavam no prédio em causa.

No total, o empresário teria sido condenado a 55 anos de prisão – “7 pelo incêndio mortal, 20 pelo homicídio da vítima, 27 pelas tentativas de homicídio de dois irmãos e da mãe daquela”, um ano por outro incêndio no mesmo prédio e “9 meses por tentativa de coacção”, como destaca o Correio da Manhã (CM).

Mas o cúmulo jurídico resulta em 25 anos que é a pena máxima aplicada no sistema judicial português.

Por provar ficou o alegado envolvimento de três portugueses co-arguidos no crime de homicídio. Estavam acusados de terem sido responsáveis por pegar fogo ao prédio, mas acabaram por ser condenados apenas a 9 meses de pena suspensa por coacção.

Advogado “surpreendido” vai recorrer

O advogado do empresário, Gonçalo Nabais, já anunciou que vai recorrer da sentença, mostrando-se “surpreendido” pelo facto de ser “fixada a autoria moral” e de cair “a material”, conforme declarações ao CM.

Chenglong Li era o dono do imóvel onde vivia apenas uma família que pagava uma renda de 53 euros.

O incêndio matou António Gonçalves, de 55 anos, e deixou a sua mãe de 88 anos, que era a arrendatária de um dos apartamentos do prédio, e os seus dois irmãos desalojados.

Além da pena de prisão, Chenglong Li foi ainda condenado ao pagamento de “mais de um milhão de euros em indemnizações, incluindo 170 mil euros ao filho da vítima mortal“, como reporta o CM.

Os dois irmãos da vítima mortal vão receber 53 mil euros e à sua mãe, entretanto falecida devido a doença, são destinados 43.990 euros de compensação.

O empresário terá ainda de pagar 58 mil euros à moradora do prédio vizinho que também foi destruído pelo incêndio e que estava grávida, e mais 700 mil euros a uma imobiliária, conforme dados do CM.

Tramado por mensagens de telemóvel da mulher

O empresário foi incriminado por “mensagens de telemóvel enviadas pela mulher” ao “amigo Hugo Tavares”, onde alegará que o marido “fez coisas muito más”, segundo cita o mesmo jornal.

O acórdão de condenação nota que “não foi provado” que o empresário “quisesse matar pessoas”, mas conclui que “agiu com o dolo necessário” porque “precisava de retirar as pessoas da casa”.

ZAP Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …