Empresário chinês acusado da morte de homem em incêndio de prédio no Porto. Vendeu-o por 1 milhão de euros quando estava preso

Um empresário chinês de 24 anos foi acusado pelo Ministério Público da autoria moral do incêndio que destruiu um prédio na Rua Alexandre Braga, no Porto, e que provocou a morte de um homem de 55 anos. Actuou por pura “ganância” e conseguiu vender o imóvel por 1,2 milhões de euros quando já estava preso.

Os dados constam da acusação contra o empresário e contra a sua mulher e três portugueses que estão implicados no crime, conforme avança o Jornal de Notícias (JN). Os cinco arguidos enfrentam acusações por crimes de homicídio consumado, tentativas de homicídio, extorsão, incêndio e branqueamento de capitais.

O fogo provocou a morte de um homem de 55 anos e deixou uma mulher de 88 anos e os seus dois filhos, que sobreviveram ao incêndio, desalojados.

Chenglong Li adquiriu o imóvel em 2016, após ter pago 645 mil euros por ele. Depois disso, terá utilizado diversos estratagemas criminosos com o intuito de forçar a saída dos inquilinos do edifício, segundo a acusação do MP.

Os únicos ocupantes do prédio eram a família de Maria Mendes Oliveira, de 88 anos, que pagava uma renda de 53,28 euros e que ali morava há mais de 50 anos. Todas as tentativas de negociação com os inquilinos falharam, com a família a recusar as ofertas do empresário que terão chegado aos 40 mil euros, segundo cita o JN.

Depois disso, o empresário de 24 anos terá recorrido a três indivíduos portugueses com o intuito de intimidar os inquilinos. Seguiu-se o incêndio que terá sido ordenado por Chenglong Li, conforme acusa o MP.

O empresário está em prisão preventiva desde Junho de 2019, mas ainda assim conseguiu vender o imóvel enquanto estava detido, graças a uma procuração que passou à mulher.

O imóvel foi adquirido por uma empresa portuguesa por 1,2 milhões de euros, garantindo ao empresário um lucro de 555 mil euros.

Chenglong Li ainda tentou enviar 600 mil euros para a China, mas a transferência foi travada por suspeitas de branqueamento de capitais que foram denunciadas às autoridades pelo Millennium BCP. O valor acabou por ser apreendido.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …