“Em defesa do Alto Minho”. Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

Carlos Meira / Facebook

Carlos Meira, ex-presidente da concelhia do CDS-PP de Viana do Castelo.

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de Janeiro.

“A candidatura à liderança do partido está lançada em defesa do Alto Minho e de Viana do Castelo. Em defesa de todos os Alto Minho deste país, que não têm voz, que são oprimidos por um centralismo serôdio e bacoco que abunda em Portugal”, afirmou à Lusa o empresário de 33 anos.

Natural de Viana do Castelo, Carlos Meira é militante do CDS-PP desde os 19 anos e ex-presidente da concelhia do CDS-PP de Viana do Castelo. Foi o candidato do partido à Câmara da capital do Alto Minho nas autárquicas de 2013.

No anúncio da sua candidatura, no conselho nacional do CDS, fez uma intervenção crítica da liderança de Cristas.

“Pela primeira vez na minha vida entrei nesta sede. Olhei para todos os quadros que estão nas paredes e só me apetece dizer a muita gente aqui nesta sala: tenham vergonha do rumo que o partido está a tomar”, afirmou. Já no congresso de 2018, Carlos Meira tinha tecido duras críticas a Assunção Cristas.

O candidato a líder do CDS acusa a ainda líder do CDS de “não respeitar as bases do partido”. “Acha que é dona disto, e não é. Saia e vá para casa, precisamos de gente que tenha coragem de defender o povo. Não queremos elites. Levou o recado merecido do povo português”, afirmou Meira, referindo-se aos resultados “desastrosos” das eleições legislativas de 6 de Outubro.

Carlos Meira pediu ainda “respeito por quem trabalha todos os dias pelo partido”. “Somos nós que damos a cara pelo partido, somos nós e não vocês que estão em Lisboa a mandar umas postas de pescada”, afirmou. “Trabalhamos diariamente e fazemos tudo pelo partido da nossa terra e vocês pisaram-nos e pisaram as bases de Viana do Castelo”, acrescentou, considerando que “a derrota foi muito bem merecida” e que “o povo deu um sinal claro de que não quer gente de Lisboa a liderar as nossas listas”.

A escolha de Filipe Anacoreta Correia para  cabeça-de-lista por Viana do Castelo, nas legislativas de 6 de Outubro, já tinha merecido críticas de Carlos Meira. “Não apoio, não apoiarei um deputado de Lisboa na minha terra”, tinha referido, concluindo que “em Viana mandam os Vianenses”.

Para Carlos Meira, neto de um ex-deputado do Estado Novo, existe “um grave problema” no CDS-PP que foi “fundado para defender o povo, mas que se esqueceu do essencial, defender o povo”.

“Só se vêem pseudo-intelectuais que falam de tudo e mais alguma coisa, e o resto? Falta-nos vida, falta-nos contacto real com o povo“, sustentou.

Dirigindo-se ao presidente da mesa do Conselho Nacional, Carlos Meira disse ser “uma falta de respeito e consideração” marcar aquela reunião para “um dia de semana e de trabalho”.

Levantei-me às 06:00 e andei 300 quilómetros para estar aqui. A esta hora (cerca das 02:00) ex-deputados e vice-presidentes já se foram embora, foram para casa descansar e, nós que fizemos 300 quilómetros, estamos toda a noite”, referiu.

Em Março de 2018, durante a intervenção que proferiu no congresso do partido em Lamego, e de dedo em riste virado a Assunção Cristas, o ex-presidente da concelhia do CDS-PP de Viana do Castelo já tinha acusado a ainda líder do partido de “falta de respeito” pelo Alto Minho.

O conselho nacional do CDS-PP para marcar o congresso da sucessão de Assunção Cristas demorou seis horas e meia e terminou de madrugada.

Na reunião, foi aprovada a realização do 28.º Congresso Nacional do CDS para 25 e 26 de Janeiro de 2020, em local ainda a definir.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ui…
    “Não queremos elites.”
    “fundado para defender o povo, mas que se esqueceu do essencial, defender o povo”
    Deve estar enganado no partido; só pode!..
    .
    “Em defesa do Alto Minho”
    Hahahaaaa…

    • Bem por este andar este Carlos Meira, ainda vai imitar o Povo Catalão, e pedir a independência do Alto Minho, e se a Doença pega o Albuquerque Madeirense não tardará a fazer o mesmo. Este partideco só pode ir de mal para pior até a extinção !……Bem !!!!…também no laranjal, com o vendaval que por lá anda, até as folhas voam !

RESPONDER

Cientistas descobriram o segredo das pessoas que vivem mais de 110 anos

A longevidade excecional, como a das pessoas chegam a viver mais de 110 anos, pode dever-se a determinados glóbulos brancos raros no seu sangue. Um grupo de investigadores do Instituto Riken e da Universidade de Keio, …

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …