Empresa portuguesa desenvolve tecnologia que vai estudar Júpiter

NASA

A massa do novo planeta é 'no mínimo' três vezes maior do que a de Júpiter (na foto)

A empresa aeroespacial portuguesa Active Space Technologies vai construir o mecanismo de funcionamento da antena de um satélite europeu que irá estudar Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, e três das suas maiores luas.

A informação foi prestada à Lusa pelo presidente da empresa, Ricardo Patrício, que adiantou que o contrato foi assinado em dezembro. A antena em causa, de média dimensão, a Medium Gain Antenna, funcionará como instrumento de radar e telemetria, permitindo a recolha de dados e a sua transmissão para Terra.

O engenho será fabricado pela empresa espanhola SENER, cabendo à Active Space Technologies assegurar o seu mecanismo de funcionamento, nomeadamente em termos de componentes electrónicos, explicou Ricardo Patrício.

O satélite, com data de lançamento marcada para 2022, irá estudar Júpiter e as luas Europa, Ganimedes e Calisto, onde os cientistas pensam que possa existir água líquida, elemento fundamental para a vida, sob as crostas de gelo à superfície.

O aparelho demorará oito anos a chegar à órbita de Júpiter e será lançado pela missão JUICE – JUpiter ICy moons Explorer, da agência espacial europeia ESA.

Durante três anos e meio, o satélite irá fazer observações detalhadas do planeta, em particular da sua atmosfera turbulenta, e das três luas, podendo vir a orbitar a Ganimedes, a maior e mais brilhante.

Martin Kornmesser, The International Astronomical Union / Wikimedia

O novo Sistema Solar?

Sol, Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno, Plutão e o Planeta X. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar

O “gigante gasoso” Júpiter é 11 vezes maior do que a Terra. É o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Tem menos de um milésimo da massa do Sol, mas tem 2.5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto.

Júpiter é composto principalmente de hidrogénio, sendo um quarto da sua massa composta de hélio, tal como o Sol, embora o hélio corresponda a apenas um décimo do número total de moléculas do planeta.

Parece poder ter um núcleo rochoso composto por elementos mais pesados, embora, tal como os outros planetas gasosos gigantes, não tenha uma superfície sólida bem definida.

Júpiter é observável a olho nu a partir da terra, sendo normalmente o quarto objecto mais brilhante no céu, depois do Sol, da Lua e de Vénus – embora por vezes Marte também possa aparecer mais brilhante do que Júpiter.

ZAP // Lusa / Wikipedia

PARTILHAR

RESPONDER

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …