Num mercado de trabalho competitivo devido à população envelhecida, uma empresa japonesa decidiu apostar em formas criativas para apelar à contratação de jovens recém-formados.
Num esforço para atrair jovens talentos num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, uma pequena empresa tecnológica no Japão está a oferecer benefícios exclusivos aos empregados – incluindo “licença de ressaca” – aos recém-licenciados.
A Trust Ring Co Ltd, uma empresa de tecnologia sediada em Osaka com cerca de 60 empregados, implementou esta política como parte de uma estratégia mais alargada para competir com as grandes empresas que oferecem salários mais elevados.
Com o Japão a enfrentar uma taxa de natalidade em declínio e uma força de trabalho cada vez mais reduzida, as empresas estão a lutar para garantir novos talentos, uma tendência referida como a campanha de recrutamento “ovos de ouro para licenciados”, explica o Daily Mail.
A empresa, incapaz de oferecer salários significativamente mais elevados, permite que os empregados tirem a manhã de folga depois de uma noite de bebedeira. Um empregado, apresentado na Kansai TV, recorreu a esta política depois de uma transmissão em direto a altas horas da noite, chegando ao trabalho ao meio-dia em vez de o fazer às 9 horas. Outro funcionário elogiou a política, dizendo que a possibilidade de dormir mais tempo melhorou a eficiência e a motivação no trabalho.
Para além da licença de ressaca, a Trust Ring Co também oferece outras regalias pouco convencionais. Os empregados podem usufruir de uma máquina de cerveja de barril e de uma seleção de bebidas espirituosas durante o trabalho. Além disso, a empresa oferece uma “licença por perda”, que permite aos trabalhadores tirar uma folga se a sua celebridade ou ídolo favorito sofrer um revés.
O diretor executivo da empresa explicou a razão de ser destes benefícios, reconhecendo que não podem competir financeiramente com as grandes empresas. “O nosso salário é um pouco superior ao salário mínimo, por isso temos de proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável“, afirmou. Apesar dos salários mais baixos, a empresa não registou qualquer rotatividade de empregados nos últimos três anos e mantém um forte desempenho.
O mercado de trabalho japonês para recém-licenciados está a tornar-se cada vez mais competitivo devido ao declínio da população. As empresas estão não só a aumentar os salários, mas também a oferecer condições de trabalho flexíveis, como o trabalho à distância e os empregos paralelos.
Como o Japão continua a debater-se com a escassez de mão de obra, mais empresas poderão seguir o exemplo, introduzindo políticas criativas e não convencionais para atrair a próxima geração de trabalhadores.