A iniciativa promete dar aos turistas a oportunidade de levar para casa ar “100% autêntico” do famoso destino italiano.
A ideia não é propriamente nova. Em 2013, um estudante francês de 22 anos montou um lucrativo negócio de venda de ar fresco da aldeia em lata. A sua aldeia, Montcuq, permitiu-lhe mesmo fazer fortuna a vender latas com o bastante sugestivo nome de Air de Montcuq.
Já em Portugal, em 2016, um ucraniano radicado no nosso país há 16 anos abriu um negócio de enlatar e vender ar de Portugal. Há o de Fátima – que é abençoado – e também o de Lisboa.
Agora, um novo souvenir está a fazer manchetes: uma lata de ar do Lago Como, em Itália.
Ao preço de 9,90 euros, estas latas, comercializadas com a marca Lake Como Air e com 400 mililitros de “ar 100% autêntico” do lago cénico, oferecem aos turistas uma forma única de levar um pedaço das férias para casa.
A iniciativa foi lançada pela ItalyComunica, uma empresa de comunicação, e é liderada pelo especialista em marketing Davide Abagnale.
O Lago de Como, um destino famoso pela sua beleza e pela atração das celebridades, tem registado um aumento do turismo. Só em 2023, mais de 5,6 milhões de pessoas visitaram a região, de acordo com o gabinete de turismo da Lombardia.
Com estes números em mente, Abagnale inspirou-se para criar uma lembrança portátil e memorável que os turistas, descrevendo o produto como “uma memória tangível” e “algo original, divertido e até provocador”.
A ideia de Abagnale de vender o ar do Lago de Como seguiu-se a um projeto de comércio eletrónico de venda de cartazes locais, inspirado nos cartazes que tinha visto nos EUA durante a sua lua de mel, explica a CNN.
Abagnale acredita que estas latas são mais do que simples produtos; servem como recordações que os turistas podem guardar, sugerindo mesmo que poderiam ser reutilizadas como porta-canetas depois de abertas.
No entanto, as opiniões sobre esta recordação invulgar são divergentes. O presidente da Câmara Municipal de Como, Alessandro Rapinese, embora aprecie a novidade da ideia, sugeriu que as recordações tradicionais, como os lenços de seda pelos quais a região é conhecida, poderiam ser mais apelativas.
O apoio local ao produto também varia. Chiara Piscitelli, que vende o ar enlatado na sua livraria, refere-se a ele como um “gadget”, enfatizando o seu papel como um objeto de coleção.
No entanto, o Lago de Como não está sozinho neste nicho de mercado. Há anos que Nápoles vende ar local enlatado e outros destinos mundiais têm ofertas semelhantes. Na Islândia, os turistas podem comprar latas de ar, enquanto no Canadá, as vendas aumentaram em 2015, quando os clientes chineses compraram ar canadiano enlatado devido à sua reputada frescura.
Este produto reflete uma tendência crescente no turismo, em que os visitantes procuram lembranças únicas e divertidas para captar a essência das suas viagens, mesmo em formas inesperadas — como uma lata de ar.