Empresa francesa vende ações na bolsa através de crowdfunding

LexnGer / Flickr

-

A Domaine Chanzy é a primeira empresa no mundo financeiro a fazer uma operação de venda de ações na bolsa de Londres para empresas de menor dimensão (AIM), através de uma plataforma de ‘equity crowdfunding’, anunciou hoje a Seedrs.

Pela primeira vez no mundo financeiro, uma Oferta Pública de Venda (OPV ou ‘Initial Public Offer’, em inglês) está a decorrer numa plataforma de ‘equity crowdfuning’- forma de financiamento colaborativo em que os investidores assumem uma parte do capital da empresa e podem vender as ações em bolsa -, mais precisamente na Seedrs, uma empresa luso-britânica fundada pelo português Carlos Silva.

A Domaine Chanzy, empresa de vinhos francesa, estreia, deste modo, a utilização de uma plataforma de ‘crowdfunding’ com a OPV.

O presidente executivo e fundador da Seedrs, Carlos Silva, explicou à agência Lusa que este tipo de operação de venda de ações em bolsa “está mais associado à banca de investimento”.

“Trata-se, neste caso, de uma operação inédita e completamente inovadora em termos de plataforma de ‘equity crowdfunding’ e esta é a única empresa francesa que estará cotada no AIM, o mercado internacional da bolsa de Londres (London Stock Exchange — LSE) para empresas de menor dimensão e em fase de crescimento”, realçou o gestor.

Após esta operação em que Domaine Chanzy vende cerca de 20% do seu capital e encaixará 1,9 milhões de libras (cerca de 2,5 milhões de euros), ou 1,2 libras por ação, a empresa é a primeira a nível mundial a integrar o ‘crowdfunding’ em operações em bolsa de venda de ações.

Esta empresa recorreu à plataforma luso-britânica Seedrs para alcançar um leque mais abrangente em termos de base de investidores.

Além disso, o recurso à plataforma vai igualmente permitir que outros interessados na abertura do capital da Domaine Chanzy (cerca de 20%) e que estejam fora do Reino Unido possam também participar na OPV, o que não aconteceria de outro modo.

Nas próximas quatro semanas, qualquer investidor pode investir a partir de 10 euros através da Seedrs na evolução futura da Domaine Chanzy, pelo que ao comprar 1.000 ações ou mais terá descontos nos produtos da empresa que vão até 55%.

A Domaine Chanzy vai utilizar o capital levantado para lançar uma nova marca de vinhos para consumo internacional e posicionar-se como um dos mais importantes produtores de vinho região de Borgonha, local onde a empresa tem a sua sede em França.

Em outubro de 2014, a Seedrs inovou nos mercados financeiros mundiais ao permitir que a Chapel Down, empresa cotada britânica do setor das bebidas e vinhos, se financiasse nesta plataforma, encaixando um valor recorde de financiamento de 3,95 milhões de libras (mais de 5 milhões de euros) junto de 1.407 investidores.

A Seedrs é uma das principais plataformas de ‘equity crowdfunding’ do mundo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …