Empresa chinesa construiu mansão à prova de sismos com uma impressora 3D

(dr) HuaShang Tengda

-

Em apenas 45 dias, e com recurso a uma impressora 3D gigantesca, uma empresa chinesa conseguiu assentar uma mansão de 400 metros quadrados resistente a terramotos.

As impressoras 3D começaram a aparecer em tamanhos bastante reduzidos mas hoje já é possível construir casas inteiras com este tipo de tecnologia.

Pelo menos foi isso que aconteceu com a HuaShang Tengda, uma empresa chinesa que acabou de assentar uma casa de 400 metros quadrados em apenas 45 dias.

Esta não será a primeira vez que uma empresa constrói um casa utilizando uma impressora 3D, mas foi a primeira construtora a conseguir fazê-lo de uma só vez.

E o melhor de tudo é que, segundo os construtores, a nova mansão é tão segura e resistente que consegue aguentar com sismos de magnitude até 8.0 na escala de Richter.

Em primeiro lugar, a empresa chinesa desenvolveu a estrutura da casa, incluindo o sistema de canalização. De seguida, usou a impressora gigante, especialmente criada para o projeto, para fazer o resto do trabalho.

O processo de construção foi todo controlado a partir de um computador. O software usado possuía quatro sistemas: um para formular ingredientes, outro para misturar o betão, outro para a transmissão e o último para imprimir a estrutura.

No total, a casa foi feita com vinte toneladas de betão. Os engenheiros do projeto afirmaram que o cimento também podia ter sido utilizado mas que o anterior era não só resistente como também mais económico.

“Esta tecnologia vai trazer um benefício social imensurável. A velocidade, o baixo custo, a utilização de materiais simples e amigos do ambiente: pode mesmo melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma a empresa.

A curto prazo, a HuaShang Tengda quer ver a sua tecnologia aplicada a construções de todos os géneros, desde casas em zonas rurais até prédios altos em zonas mais desenvolvidas.

Os responsáveis da empresa acreditam que esta tecnologia pode originar uma verdadeira revolução na indústria da construção.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …