Empresa chinesa construiu mansão à prova de sismos com uma impressora 3D

(dr) HuaShang Tengda

-

Em apenas 45 dias, e com recurso a uma impressora 3D gigantesca, uma empresa chinesa conseguiu assentar uma mansão de 400 metros quadrados resistente a terramotos.

As impressoras 3D começaram a aparecer em tamanhos bastante reduzidos mas hoje já é possível construir casas inteiras com este tipo de tecnologia.

Pelo menos foi isso que aconteceu com a HuaShang Tengda, uma empresa chinesa que acabou de assentar uma casa de 400 metros quadrados em apenas 45 dias.

Esta não será a primeira vez que uma empresa constrói um casa utilizando uma impressora 3D, mas foi a primeira construtora a conseguir fazê-lo de uma só vez.

E o melhor de tudo é que, segundo os construtores, a nova mansão é tão segura e resistente que consegue aguentar com sismos de magnitude até 8.0 na escala de Richter.

Em primeiro lugar, a empresa chinesa desenvolveu a estrutura da casa, incluindo o sistema de canalização. De seguida, usou a impressora gigante, especialmente criada para o projeto, para fazer o resto do trabalho.

O processo de construção foi todo controlado a partir de um computador. O software usado possuía quatro sistemas: um para formular ingredientes, outro para misturar o betão, outro para a transmissão e o último para imprimir a estrutura.

No total, a casa foi feita com vinte toneladas de betão. Os engenheiros do projeto afirmaram que o cimento também podia ter sido utilizado mas que o anterior era não só resistente como também mais económico.

“Esta tecnologia vai trazer um benefício social imensurável. A velocidade, o baixo custo, a utilização de materiais simples e amigos do ambiente: pode mesmo melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma a empresa.

A curto prazo, a HuaShang Tengda quer ver a sua tecnologia aplicada a construções de todos os géneros, desde casas em zonas rurais até prédios altos em zonas mais desenvolvidas.

Os responsáveis da empresa acreditam que esta tecnologia pode originar uma verdadeira revolução na indústria da construção.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Agente da seguradora desmente Rosa Grilo. Arguida sabia de todos os seguros do marido

O agente que celebrou os seguros com Luís e Rosa Grilo disse esta terça-feira em tribunal que a arguida conhecia as seis apólices contratualizadas, incluindo os valores, as condições e as coberturas, desmentindo a versão …

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …

Lisboa está entre as cem cidades com os melhores hospitais do mundo

Lisboa figura na lista das cidades com os melhores hospitais do mundo segundo o estudo "Best Hospital Cities Ranking 2019", realizado pela primeira vez pela tecnológica da área da saúde Medbelle, uma startup baseada em …