Empresa chinesa construiu mansão à prova de sismos com uma impressora 3D

(dr) HuaShang Tengda

-

Em apenas 45 dias, e com recurso a uma impressora 3D gigantesca, uma empresa chinesa conseguiu assentar uma mansão de 400 metros quadrados resistente a terramotos.

As impressoras 3D começaram a aparecer em tamanhos bastante reduzidos mas hoje já é possível construir casas inteiras com este tipo de tecnologia.

Pelo menos foi isso que aconteceu com a HuaShang Tengda, uma empresa chinesa que acabou de assentar uma casa de 400 metros quadrados em apenas 45 dias.

Esta não será a primeira vez que uma empresa constrói um casa utilizando uma impressora 3D, mas foi a primeira construtora a conseguir fazê-lo de uma só vez.

E o melhor de tudo é que, segundo os construtores, a nova mansão é tão segura e resistente que consegue aguentar com sismos de magnitude até 8.0 na escala de Richter.

Em primeiro lugar, a empresa chinesa desenvolveu a estrutura da casa, incluindo o sistema de canalização. De seguida, usou a impressora gigante, especialmente criada para o projeto, para fazer o resto do trabalho.

O processo de construção foi todo controlado a partir de um computador. O software usado possuía quatro sistemas: um para formular ingredientes, outro para misturar o betão, outro para a transmissão e o último para imprimir a estrutura.

No total, a casa foi feita com vinte toneladas de betão. Os engenheiros do projeto afirmaram que o cimento também podia ter sido utilizado mas que o anterior era não só resistente como também mais económico.

“Esta tecnologia vai trazer um benefício social imensurável. A velocidade, o baixo custo, a utilização de materiais simples e amigos do ambiente: pode mesmo melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma a empresa.

A curto prazo, a HuaShang Tengda quer ver a sua tecnologia aplicada a construções de todos os géneros, desde casas em zonas rurais até prédios altos em zonas mais desenvolvidas.

Os responsáveis da empresa acreditam que esta tecnologia pode originar uma verdadeira revolução na indústria da construção.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …