Empresa chinesa construiu mansão à prova de sismos com uma impressora 3D

(dr) HuaShang Tengda

-

Em apenas 45 dias, e com recurso a uma impressora 3D gigantesca, uma empresa chinesa conseguiu assentar uma mansão de 400 metros quadrados resistente a terramotos.

As impressoras 3D começaram a aparecer em tamanhos bastante reduzidos mas hoje já é possível construir casas inteiras com este tipo de tecnologia.

Pelo menos foi isso que aconteceu com a HuaShang Tengda, uma empresa chinesa que acabou de assentar uma casa de 400 metros quadrados em apenas 45 dias.

Esta não será a primeira vez que uma empresa constrói um casa utilizando uma impressora 3D, mas foi a primeira construtora a conseguir fazê-lo de uma só vez.

E o melhor de tudo é que, segundo os construtores, a nova mansão é tão segura e resistente que consegue aguentar com sismos de magnitude até 8.0 na escala de Richter.

Em primeiro lugar, a empresa chinesa desenvolveu a estrutura da casa, incluindo o sistema de canalização. De seguida, usou a impressora gigante, especialmente criada para o projeto, para fazer o resto do trabalho.

O processo de construção foi todo controlado a partir de um computador. O software usado possuía quatro sistemas: um para formular ingredientes, outro para misturar o betão, outro para a transmissão e o último para imprimir a estrutura.

No total, a casa foi feita com vinte toneladas de betão. Os engenheiros do projeto afirmaram que o cimento também podia ter sido utilizado mas que o anterior era não só resistente como também mais económico.

“Esta tecnologia vai trazer um benefício social imensurável. A velocidade, o baixo custo, a utilização de materiais simples e amigos do ambiente: pode mesmo melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma a empresa.

A curto prazo, a HuaShang Tengda quer ver a sua tecnologia aplicada a construções de todos os géneros, desde casas em zonas rurais até prédios altos em zonas mais desenvolvidas.

Os responsáveis da empresa acreditam que esta tecnologia pode originar uma verdadeira revolução na indústria da construção.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Fenprof sai da reunião com ministro sem "uma única resposta"

O Ministério da Educação e os sindicatos estiveram reunidos esta quarta-feira, mas os professores não trazem novidades, apenas a intenção de um novo encontro. A Fenprof não espera soluções para os problemas dos professores e da …

"Nem favor, nem desfavor". Costa nega tratamento especial a Isabel dos Santos

O primeiro-ministro falou esta quarta-feira pela primeira vez do caso "Luanda Leaks", rejeitando a acusação do Bloco de Esquerda de que deu um tratamento especial à empresária angolana Isabel dos Santos. António Costa falava aos jornalistas …

Código de conduta para polícias na gaveta há dois anos

O manual de conduta para polícias começou a ser feito em 2018 com o objetivo de uniformizar os procedimentos da PSP e da GNR. A intenção era uniformizar a atuação das principais forças policiais que dependem …

Cientistas reconstruiram o rosto de uma escocesa nobre com lepra (e de um homem sem mandíbula)

A Câmara Municipal de Edimburgo e a Universidade de Dundee, na Escócia, uniram-se para reconstruir os rostos de pessoas cujos restos mortais foram descobertos sob a famosa Catedral de Santo Egídio nas décadas de 1980 e …

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Luanda Leaks. Gestor do EuroBic encontrado morto em Lisboa

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado sem vida na noite desta quarta-feira no …

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades. "Não …

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …