Empresa alemã restaura complexo que guarda restos mortais de Che Guevara em Cuba

Man-ucommons / Wikimedia

Complexo Escultórico Ernesto Che Guevara, em Santa Clara, Cuba

Complexo Escultórico Ernesto Che Guevara, em Santa Clara, Cuba

O Complexo Escultórico Ernesto Che Guevara, situado na cidade de Santa Clara, no centro de Cuba, onde repousam os restos do guerrilheiro argentino-cubano, está a ser submetido a obras de restauro, informou a emissora de televisão estatal cubana.

O restauro da emblemática instalação inclui a limpeza da estátua do guerrilheiro, da tribuna e da escada que conduz ao memorial, e está a ser realizado com a colaboração da empresa alemã MD Projektmanagement GmbH, que participou na reforma de monumentos como o Capitólio Nacional cubano e a Catedral de Havana.

A empresa alemã fez uma doação de 70.000 euros para subsidiar os trabalhos, que também abrangem a manutenção da base do monumento, e os mármores dos nichos onde descansam vários dos companheiros de Che Guevara na guerrilha que organizou na Bolívia nos anos 1960.

O Complexo Escultórico Ernesto Che Guevara recebeu o ano passado a visita de 374.900 pessoas, principalmente viajantes procedentes da Alemanha, França, Itália, Inglaterra e Argentina, aos quais se somaram cubanos de diferentes províncias do país, segundo dados da direcção do monumento.

A praça, a tribuna, o museu e o monumento a Che Guevara foram inaugurados a 28 de dezembro de 1988, na cerimónia de comemoração do 30º aniversário da Batalha de Santa Clara, acção comandada por Che Guevara com um grupo de rebeldes cubanos em 1958, considerada decisiva para o triunfo da revolução na ilha.

Ernesto Che Guevara integrou a guerrilha da Sierra Maestra, que, liderada por Fidel Castro, chegou ao poder em Cuba em 1959.  Morreu em 1967, na Bolívia, numa ação do exército do país.

Os seus restos foram levados para Cuba 30 anos mais tarde, e em outubro de 1997 foram colocados no Memorial de Santa Clara, 300 quilómetros ao leste de Havana.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.