Empresa alemã restaura complexo que guarda restos mortais de Che Guevara em Cuba

Man-ucommons / Wikimedia

Complexo Escultórico Ernesto Che Guevara, em Santa Clara, Cuba

Complexo Escultórico Ernesto Che Guevara, em Santa Clara, Cuba

O Complexo Escultórico Ernesto Che Guevara, situado na cidade de Santa Clara, no centro de Cuba, onde repousam os restos do guerrilheiro argentino-cubano, está a ser submetido a obras de restauro, informou a emissora de televisão estatal cubana.

O restauro da emblemática instalação inclui a limpeza da estátua do guerrilheiro, da tribuna e da escada que conduz ao memorial, e está a ser realizado com a colaboração da empresa alemã MD Projektmanagement GmbH, que participou na reforma de monumentos como o Capitólio Nacional cubano e a Catedral de Havana.

A empresa alemã fez uma doação de 70.000 euros para subsidiar os trabalhos, que também abrangem a manutenção da base do monumento, e os mármores dos nichos onde descansam vários dos companheiros de Che Guevara na guerrilha que organizou na Bolívia nos anos 1960.

O Complexo Escultórico Ernesto Che Guevara recebeu o ano passado a visita de 374.900 pessoas, principalmente viajantes procedentes da Alemanha, França, Itália, Inglaterra e Argentina, aos quais se somaram cubanos de diferentes províncias do país, segundo dados da direcção do monumento.

A praça, a tribuna, o museu e o monumento a Che Guevara foram inaugurados a 28 de dezembro de 1988, na cerimónia de comemoração do 30º aniversário da Batalha de Santa Clara, acção comandada por Che Guevara com um grupo de rebeldes cubanos em 1958, considerada decisiva para o triunfo da revolução na ilha.

Ernesto Che Guevara integrou a guerrilha da Sierra Maestra, que, liderada por Fidel Castro, chegou ao poder em Cuba em 1959.  Morreu em 1967, na Bolívia, numa ação do exército do país.

Os seus restos foram levados para Cuba 30 anos mais tarde, e em outubro de 1997 foram colocados no Memorial de Santa Clara, 300 quilómetros ao leste de Havana.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …