Empresa condenada a pagar 23,9 milhões a funcionária por discriminação de idade

Codie Rael disse em tribunal que foi confrontada com declarações como a de que estava ultrapassada. A empresa foi condenada a pagar 23,9 milhões de euros de indemnização e respetivos juros.

Um tribunal de Los Angeles condenou, esta terça-feira, uma empresa nos Estados Unidos a pagar 28 milhões de dólares, cerca de 23,9 milhões de euros, a uma mulher de 58 anos por esta ter sido vítima de discriminação pela idade, um valor que soma a indemnização e respetivos juros.

Codie Rael afirmou em tribunal ter sido forçada a demitir-se depois de uma série de atos de assédio moral por parte dos seus empregadores, Sybron dental Specialties e KaVo Kerr Group, duas filiais da norte-americana Danaher.

Codie Rael acabou por ser obrigada a demitir-se em 2014 devido ao stresse provocado pelo trabalho e foi substituída por um homem com cerca de vinte anos.

O tribunal entendeu que esta foi de facto objeto de discriminação pela idade, sujeita a um fim de contrato abusivo e a medidas de retaliação.

Ao longo do tempo em que trabalhou a ex-funcionária afirmou ter sido confrontada com declarações como a de que eram precisos empregados mais novos, de que estava ultrapassada e chegou ser tratada como “mulher estúpida“.

“Jamais esperava isto”, disse à saída do tribunal, esta terça-feira.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Aqui na Tugulândia, é o que existe mais: discriminação de idade. Com 49 anos de idade, fui rejeitado por empregadores por precisarem de “gente mais nova”, embora tivesse um currículo altamente positivo profissionalmente. Como dizia o outro: é a vida, pá!

  2. No Portugal de abril florido, “democrático”, “liberto”, daquém e além corrupção, esbulho do estado e de «todolas as cousas» que se vão descobrindo, É IMPOSSÍVEL acontecer.

    MESMO, e até, com a frente republicana, estalinista, …, mais conhecida por geringonça!!!

  3. … em Portugal tudo é possível desde de milagres de Fátima até ao escancar da Democracia pelos ditos chicos-espertos-dos-políticos.

  4. Portugal, pais do terceiro mundo , o que voces querem????ninguem reclama, ninguem sai a rua, quem cala consente!! eh uma aberracao saber que em toda a Europa se pode circular livremente e em Portugal, que devia ser parte de Europa, voce tem que despachar um carro vindo de Uniao Europeia, que absurdo… porque o Estado Portugues precisa do teu dinheiro… Portugal eh uma vergonha….

RESPONDER

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …