Empresa condenada a pagar 23,9 milhões a funcionária por discriminação de idade

Codie Rael disse em tribunal que foi confrontada com declarações como a de que estava ultrapassada. A empresa foi condenada a pagar 23,9 milhões de euros de indemnização e respetivos juros.

Um tribunal de Los Angeles condenou, esta terça-feira, uma empresa nos Estados Unidos a pagar 28 milhões de dólares, cerca de 23,9 milhões de euros, a uma mulher de 58 anos por esta ter sido vítima de discriminação pela idade, um valor que soma a indemnização e respetivos juros.

Codie Rael afirmou em tribunal ter sido forçada a demitir-se depois de uma série de atos de assédio moral por parte dos seus empregadores, Sybron dental Specialties e KaVo Kerr Group, duas filiais da norte-americana Danaher.

Codie Rael acabou por ser obrigada a demitir-se em 2014 devido ao stresse provocado pelo trabalho e foi substituída por um homem com cerca de vinte anos.

O tribunal entendeu que esta foi de facto objeto de discriminação pela idade, sujeita a um fim de contrato abusivo e a medidas de retaliação.

Ao longo do tempo em que trabalhou a ex-funcionária afirmou ter sido confrontada com declarações como a de que eram precisos empregados mais novos, de que estava ultrapassada e chegou ser tratada como “mulher estúpida“.

“Jamais esperava isto”, disse à saída do tribunal, esta terça-feira.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Aqui na Tugulândia, é o que existe mais: discriminação de idade. Com 49 anos de idade, fui rejeitado por empregadores por precisarem de “gente mais nova”, embora tivesse um currículo altamente positivo profissionalmente. Como dizia o outro: é a vida, pá!

  2. No Portugal de abril florido, “democrático”, “liberto”, daquém e além corrupção, esbulho do estado e de «todolas as cousas» que se vão descobrindo, É IMPOSSÍVEL acontecer.

    MESMO, e até, com a frente republicana, estalinista, …, mais conhecida por geringonça!!!

  3. … em Portugal tudo é possível desde de milagres de Fátima até ao escancar da Democracia pelos ditos chicos-espertos-dos-políticos.

  4. Portugal, pais do terceiro mundo , o que voces querem????ninguem reclama, ninguem sai a rua, quem cala consente!! eh uma aberracao saber que em toda a Europa se pode circular livremente e em Portugal, que devia ser parte de Europa, voce tem que despachar um carro vindo de Uniao Europeia, que absurdo… porque o Estado Portugues precisa do teu dinheiro… Portugal eh uma vergonha….

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …