Empate na Pedreira com dois golos na gaveta

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Tal como na época passada, Braga e Sporting empataram na Pedreira, embora desta feita não tenham acontecido tantos golos como em 2022/23 (3-3).

Os minhotos tiveram mais iniciativa, os “leões” foram matreiros nas transições, em especial no primeiro tempo, e marcaram por Pedro Gonçalves, ainda antes do intervalo. Álvaro Djaló empatou de livre directo.

Jogo muito competitivo na Pedreira, com um pouco mais de Braga, mas com o Sporting a surgir com uma estratégia de recuperação e rápidas transições, que teve como protagonista Gyökeres, sempre a explorar a profundidade com velocidade e a criar muito perigo, mas quase sempre a decidir mal no remate ou no último passe.

Contudo foi Pedro Gonçalves a marcar o 1-0. Diomande na assistência e “Pote” (25′), com um remate forte, abriu o activo.

Aos 39 minutos, Hjulmand facturou, naquele que seria o seu primeiro golo com a camisola leonina, mas o tento foi anulado por fora-de-jogo de Pedro Gonçalves.

O melhor em campo ao intervalo era Diomande, com um GoalPoint Rating de 6.7. Além da assistência contava com quatro dribles eficazes em quatro tentados e outros tantos alívios.

A toada manteve-se na segunda parte, com mais Braga e o Sporting nas transições. Ainda sim o jogo continuou a ter poucos remates ou ocasiões de golo… até ao minuto 78.

Na cobrança de um livre directo, Álvaro Djaló colocou a bola “na gaveta” e empatou a partida, ao oitavo remate bracarense, segundo enquadrado. Um golo que colocou um pouco de justiça no marcador, numa partida que esteve longe de inspirada no que toca aos ataques.

Melhor em Campo

Jogão do central. Diomande terminou com um GoalPoint Rating de 7.0, não só porque foi dele a assistência para o golo de Pedro Gonçalves, mas porque esteve bem em diversos momentos.

Somou dez passes progressivos e dois super progressivos, completou três de quatro tentativas de drible, acumulou oito recuperações de posse e outras tantas acções defensivas.

Destaques do Braga

Djaló 6.3

Golaço do extremo do Braga a fazer o empate, num livre com apenas 0,05 golos esperados (xG).

Niakaté 6.3

O central francês esteve sólido, tendo ganho os três duelos aéreos defensivos em que participou e realizado oito recuperações de posse.

Víctor Gómez 6.2

O defesa-direito do Braga esteve bem no passe (92% de eficácia), fez oito progressivos e três super progressivos e ainda realizou três bloqueios de passe/cruzamento.

Destaques do Sporting

Coates 6.9

Ao lado de Diomande esteve o líder da defesa. O uruguaio ganhou os quatro duelos aéreos defensivos em que participou e acumulou 13 acções defensivas, máximo do encontro, entre elas dois bloqueios de remate.

Pedro Gonçalves 6.2

Autor de um grande golo, esteve mais discreto no segundo tempo. Destaque para as seis acções defensivas na área bracarense.

Ricardo Esgaio 5.9

De volta à sua antiga casa, o ala teve sucesso nos dois cruzamentos que realizou e fez três bloqueios de remate/cruzamento.

Gyökeres 4.4

Muito interveniente no primeiro tempo, decidiu mal diversas acções em que tinha tudo para brilhar e desperdiçou mesmo uma ocasião flagrante, tendo acumulado nove maus controlos de bola. Quase desapareceu no segundo tempo.

Resumo

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.