Emigrante português ofereceu mais de mil imagens de Fátima para agradecer fortuna

Paulo Cunha / Lusa

-

Um ex-emigrante ofereceu mais de mil imagens da Virgem de Fátima a escolas, igrejas conventos e prisões, um pouco por todo o mundo, para agradecer o sucesso que teve na vida.

“Foi para agradecer. Tive altos e baixos, mas correu razoavelmente bem”, afirmou à agência Lusa José Câmara, 77 anos, natural de Porto Moniz, na ilha da Madeira, e que durante cerca de 45 anos esteve emigrado na África do Sul.

Naquele país, a sua atividade principal foi no ramo imobiliário. “Correu bem, sem problemas de maior”, garantiu José Câmara que recorda a primeira vez que se “cruzou” com a Virgem de Fátima.

Tinha sete anos e foi ver, ao outro lado da ilha, no Funchal, a Imagem Peregrina de Fátima. “Era bonita”, contou.

Nascia, assim, a devoção “à Senhora de Fátima”, que manteve vida fora, adiantou o antigo emigrante, a viver em Cascais há dez anos.

“Em dezembro de 2012, quando fui de férias à África do Sul, resolvi agradecer ao homem que me ajudou na vida, que era Nosso Senhor. Como não Lhe podia agradecer, decidi oferecer as imagens”, explicou, referindo que tinha a intenção de entregar 12 imagens da Virgem de Fátima, tantas quantos os apóstolos.

Porém, depois de ter dado uma entrevista, embora sem ser identificado, a um jornal católico da África do Sul a dar conta do desejo e com um e-mail para onde deveriam ser remetidos os pedidos de imagens, recebeu de imediato 63 pedidos.

A partir daí, janeiro de 2013, José Câmara não mais parou, tendo distribuído um total de 1.055 imagens, a escolas, igrejas, conventos e prisões.

Austrália, Japão, países africanos de língua oficial portuguesa, Filipinas, Guatemala, Brasil e Estados Unidos da América ou Tanzânia estão entre os países para onde enviou imagens ao longo de cerca de quatro anos, num total de 33.

Sem quantificar o valor que esta devoção já lhe custou – “o preço não é importante” -, o antigo emigrante apenas lamenta o valor dos portes de correio.

“As imagens são adquiridas a uma empresa de Fátima e medem entre 55 centímetros a 1,15 metros”, continuou, referindo existir “centenas de pessoas” que lhe escrevem a pedir imagens da Virgem de Fátima.

A todas responde, esclarecendo as “regras” do envio da imagem, cujo pedido deve ser subscrito por um sacerdote. José Câmara afirmou que quer continuar a “espalhar esta devoção até poder”.

Conforme vou tendo pedidos, envio imagens. É um prazer, porque dá-me uma certa alegria saber que estão a rezar a Nossa Senhora de Fátima”, adiantou José Câmara que se desloca com frequência ao Santuário de Fátima, onde peregrina o papa Francisco a 12 e 13 de maio.

Nessa data não vai estar em Fátima por razões de saúde, mas espera estar no templo no final desse mês “para agradecer o que alcançou”.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Enfim…
    Realmente seria necessário pensar muito para arranjar um modo mais útil de agradecer/ajudar!…
    Imagens de uma boneca baseada numa mentira/fraude são mesmo uma coisa útil/indispensável para alguém…

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …