/

Emergência na Rússia. Alguém arrombou e roubou material do ultrassecreto “avião do Apocalipse”

6

A polícia russa está à caça de ladrões que arrombaram e roubaram equipamento técnico do Avião do Governo: uma aeronave militar ultrassecreta projetada para uso durante uma guerra nuclear.

Oficialmente conhecidos como Centros de Operações Aerotransportadas Nacionais (NAOC), esses aviões são efetivamente centros de comando que permitiriam que líderes e altos funcionários como Vladimir Putin emitissem ordens do céu.

O avião equivalente da Rússia, um avião de passageiros Ilyushin Il-80 modificado, é equipado com até 300 unidades de hardware a bordo, incluindo uma canoa SATCOM dorsal, projetada para abrigar equipamentos avançados de comunicação por satélite; uma antena de fio à direita para sinais de rádio de frequência muito baixa, provavelmente para comunicar com submarinos nucleares; e antenas projetadas para bloquear pulsos eletromagnéticos.

De acordo com o Vice, a aeronave é um dos quatro aviões projetados para serem usados como postos de comando aerotransportados do presidente russo em caso de conflito nuclear e uma das aeronaves mais avançadas da frota do país.

Porém, segundo a agência Reuters, na sexta-feira passada, enquanto o avião estava a passar por trabalhos de manutenção numa base em Taganrog, na região sul da Rússia de Rostov, oficiais que inspecionavam a aeronave descobriram sinais de arrombamento através da escotilha de carga. Trinta e nove unidades eletrónicas, com um valor total de mais de um milhão de rublos (mais de 11 mil euros), foram roubadas.

Especialistas militares sugeriram que as unidades foram saqueadas porque algumas delas eram montadas com metais preciosos como ouro e platina.

“Dado um incidente tão sério, é claro que haverá uma investigação e medidas serão adotadas para evitar que isto aconteça novamente”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que se referiu ao roubo do material como uma “situação de emergência”.

O roubo levanta sérias questões sobre a segurança das instalações militares russas e ocorre num momento em que o governo Putin está a investir centenas de milhares de dólares nos seus arsenais de defesa em pleno aumento das tensões com o Ocidente.

O Stockholm International Peace Research Institute descobriu que os gastos com militares da Rússia aumentaram 30% de 2010 a 2019. Em comparação, os gastos militares dos Estados Unidos caíram 15% no mesmo período, enquanto os da China aumentaram drasticamente em 85%.

ZAP //

6 Comments

  1. assusta nesta noticia ,nao e o material provavelmente desatualizado e obsoleto roubado na Russia ,mas o investimento chines em material de Guerra , e a impassividade do Ocidente que finge nao ver ate um dia ser tarde demais

    • É obvio que o Bloco pseudo comunista/ vermelho fascista se está a preparar para a guerra e quando estiverem preparados o suficiente irão ou provocar a guerra ou atacar de surpresa, infelizmente na sociedade moderna que vivemos onde todos são aliados de uns e inimigos de outros é facil prever o escalar do conflito a nivel global.
      A China é famosa por todos anos fazerem ameaças ao Ocidente em resposta ao que chamam de intromissão nos seus assuntos mas nunca fazem nada… até um dia!!!
      A Rússia pelo contrário nunca faz ameaças vãs das poucas vezes que o faz preferindo na verdade de agir sabendo perfeitamente que a NATO só irá reagir quando talvez for tarde demais.
      A China a acreditar em teorias e conjecturas estará a investir forte em modificar geneticamente os seus soldados e em guerra biológica que permite a conquista sem destruição das infraestruturas, será o COVID um teste? quem sabe…o facto é que o SARS-COV-2 têm no seu core propriedades do virus HIV e todas as viroses que atingiram o mundo nos últimos 50 anos terem originado na China..
      Seja como for uma China demasiado forte é um perigo para todo o Mundo quem não vir isso ou é ignorante ou gosta de imitar “avestruzes”

      • Ilustre desconheçido, faço das suas palavras minhas e ainda as sublinho, tal e qual como na segunda guerra mundial, os aliados deixaram andar até ser tarde demais, estou farto de chinocas e russos, aliás dos regimes deles, porque acredito que tanto de um como de outro, os habitantes querem é viver uma vida ocidental com liberdade, claro com as suas culturas e ainda bem porque também as admiro.

  2. “está a investir centenas de milhares de dólares nos seus arsenais de defesa”

    Não seria MILHÔES ?
    A nivel de armamento militar em milhares de USD é apenas para algumas metralhadoras !!!lol

  3. A final um avião tão sofisticado caiu facilmente nas mãos da ladroagem, olha se lá estive o Putin dentro lá ia também juntamente com a bagagem!

  4. Será que esse roubo não passa de um blefe? Sei lá|? um avião tão aparelhado, com tanta tecnologia de segurança iria ficar desguarnecido ao ponto de ladrões entrarem e roubarem peças valiosas e não serem vistos por nenhuma patrulha de vigilância? Seria um recado indireto a NATO: olha, nós estamos pronto para o que der e vier! È uma peça teatral do Czar. É o que pensa [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.