Emboscada a polícias causa 10 mortes no México

Jesús Villaseca Pérez. / Flickr

Os agentes emboscados fazem parte da  Gendarmería, uma força policial de 5 mil homens criada pelo presidente mexicano, Enrique Pena Nieto, para combater o crime organizado

Os agentes emboscados fazem parte da Gendarmería, uma força policial de 5 mil homens criada pelo presidente mexicano, Enrique Pena Nieto, para combater o crime organizado

Uma emboscada a polícias federais no ocidente do México causou a morte a cinco agentes, três atacantes e dois transeuntes, no que foi o dia mais mortífero para as novas autoridades do país.

O ataque ocorreu ao fim de quinta-feira, quando sete veículos transportavam agentes da Gendarmería, a nova polícia paramilitar mexicana, em patrulha na cidade de Ocotlan, com uma população de 93 mil pessoas, no Estado de Jalisco, informou a polícia federal.

Ficaram ainda feridos oito agentes, um dos quais em estado considerado grave.

Este foi o ataque mais sangrento sofrido pelas forças policiais desde que o Presidente mexicano, Enrique Pena Nieto, lançou em 2014 a Gendarmería.

Esta nova força é uma unidade de cinco mil agentes, modelada em exemplos europeus, criada para proteger do crime organizado os sectores económicos vitais do país.

Nos últimos anos, no estado de Jalisco, onde opera o cartel Jalisco Nueva Generación, têm-se registado enfrentamentos causados por lutas entre grupos que disputam o controlo das rotas de tráfico de droga.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE (mas é o 3.º que menos recicla)

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE, mas é o 3.º que menos recicla, revelaram dados recentes da organização internacional. Em 2017, cada português produzir quase 500 quilogramas de lixo, valor inferior …

Novas demissões na Agência de Informações Financeiras do Vaticano

Um membro da entidade de regulação financeira do Estado do Vaticano, Marc Odendall, demitiu-se na sequência de buscas realizadas pela polícia e que originaram na suspensão do organismo do sistema de comunicações global. Marc Odendall, banqueiro …

Governo e Liga de clubes discutem redução do IVA para espetáculos desportivos

Secretário de Estado do Desporto afirma querer ouvir as reivindicações do organismo, mas sem se comprometer. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ontem que vai reunir-se com representantes da Liga Portuguesa de …

Tufão obriga a retirada de cerca de cinco mil pessoas do norte das Filipinas

Cerca de cinco mil pessoas foram retiradas do norte das Filipinas devido à aproximação do tufão Kalamaegi, que deverá tocar terra na província de Cagayan nas próximas horas, disseram esta terça-feira as autoridades locais. "Estamos preparados …

Acabaram-se as trotinetas no Algarve. Duraram 10 meses

A vereadora considera, no entanto, que a experiência foi “positiva”, já que permitiu recolher dados de mobilidade, nomeadamente, da utilização destas soluções em pequenos trajetos, ao mesmo tempo que colocou a questão na agenda pública. Sophie …

EasyJet diz que será a primeira a alcançar a neutralidade carbónica na aviação

A companhia aérea britânica easyJet afirmou esta terça-feira que será a primeira no mundo a alcançar a neutralidade carbónica através das compensações. Num comunicado publicado no seu site oficial, a companhia low cost anuncia ainda um …

Número de pré-avisos de greve até outubro é o mais alto dos últimos quatro anos

O número de pré-avisos de greve até outubro foi o mais alto dos últimos quatro anos, totalizando 781, segundo dados da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Entre janeiro e outubro deste …

Na Índia, já há "bares de oxigénio" para quem quiser respirar ar puro

A Índia é um dos países mais contaminado do mundo. Desde o final de outubro, a poluição alcançou um nível crítico devido à queimada de restolhos nos campos. Agora, há uma solução arrojada para que os …

Depois do Papão Harrison, o novo exame foi "duro" (e muitos jovens médicos já pensam em emigrar)

Foram quatro horas de exame, com 150 perguntas, na temida Prova Nacional de Acesso para a Formação Especializada em Medicina e muitos dos jovens médicos não conseguiram concluí-la. Os que temem não conseguir aceder à …