Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

marinha.pt

A Corveta António Enes, da Marinha Portuguesa, foi um dos meios usado nas buscas

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha.

Segundo o porta voz da Marinha, comandante Fernando Fonseca, a embarcação, que lançou um alerta na noite de quarta-feira e que estava a ser procurada, está a navegar sem problemas e a caminho de Peniche, distrito de Leiria, apresentando apenas danos no mastro de comunicações.

A bordo da embarcação, que foi detetada pela Força Aérea, estão 10 pessoas, nove tripulantes e um biólogo. Identificada como “Parma”, está registada na Horta, nos Açores, mas a tripulação e o mestre são a zona de Peniche.

Fernando Pereira da Fonseca, porta-voz da Marinha, referiu na tarde desta quinta-feira que tinha sido recebido um alerta pela autoridade marítima, mas as ligações posteriores para entrar em contacto com a embarcação ocorreram “sem sucesso”.

O porta-voz da Marinha admitiu na altura que por vezes as autoridades são confrontadas com alertas gerados inadvertidamente pelas embarcações, provocados por avaria no equipamento, condições do mar adversas que podem despoletar o mecanismo ou mesmo queda à água do instrumento.

Além de terem sido mobilizadas as embarcações que se encontram na área marítima de Peniche, a Marinha mobilizou para o local uma corveta e o navio-patrulha oceânico “Viana do Castelo”, sediados nos Açores. Também meios aéreos da Força Aérea Portuguesa foram mobilizados para a busca da embarcação.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.