Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. “Haverá tolerância zero para a desonestidade.”

O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem de regresso, depois de ter sido apanhado a tentar sair de uma livraria em Buenos Aires com um livro sem o pagar, segundo o Governo mexicano.

O Presidente do México, Andrés Lopez Obrador, já lamentou o alegado roubo, mas lembrou cuidados na averiguação do caso e pediu para pouparem o embaixador de “linchamentos públicos”.

Marcelo Ebrard, ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano, disse que o diplomata será investigado por um comité de ética e que, se ficar provado o roubo do livro, será demitido, acrescentando que “haverá tolerância zero para a desonestidade“.

Num vídeo captado por câmaras de vigilância da livraria, no centro de Buenos Aires, no dia 26 de outubro, o diplomata parece colocar o livro num monte de papéis que carregava, sendo parado pelo segurança depois de passar por um detetor à saída do estabelecimento comercial.

“Este episódio infeliz aconteceu e o Ministério dos Negócios Estrangeiros já está a investigar o sucedido. Mas espero que não haja linchamentos públicos“, disse o Presidente do México, explicando que Óscar Ricardo Valerio é “uma pessoa com um histórico exemplar em política externa” e “um homem muito culto”.

Lopez Obrador contou mesmo uma história pessoal, sucedida quando foi eleito presidente da Câmara da Cidade do México, em 2000, quando foi detido numa livraria ao tentar sair da loja com um livro que um estranho acabara de lhe oferecer. “Conto isto para que o assunto seja tratado com cuidado e para que a dignidade das pessoas não seja afetada ou destruída”, explicou o Presidente.

O diplomata foi apanhado neste episódio na livraria El Ateneo Grand Splendid, uma das mais emblemáticas de Buenos Aires.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …