Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. “Haverá tolerância zero para a desonestidade.”

O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem de regresso, depois de ter sido apanhado a tentar sair de uma livraria em Buenos Aires com um livro sem o pagar, segundo o Governo mexicano.

O Presidente do México, Andrés Lopez Obrador, já lamentou o alegado roubo, mas lembrou cuidados na averiguação do caso e pediu para pouparem o embaixador de “linchamentos públicos”.

Marcelo Ebrard, ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano, disse que o diplomata será investigado por um comité de ética e que, se ficar provado o roubo do livro, será demitido, acrescentando que “haverá tolerância zero para a desonestidade“.

Num vídeo captado por câmaras de vigilância da livraria, no centro de Buenos Aires, no dia 26 de outubro, o diplomata parece colocar o livro num monte de papéis que carregava, sendo parado pelo segurança depois de passar por um detetor à saída do estabelecimento comercial.

“Este episódio infeliz aconteceu e o Ministério dos Negócios Estrangeiros já está a investigar o sucedido. Mas espero que não haja linchamentos públicos“, disse o Presidente do México, explicando que Óscar Ricardo Valerio é “uma pessoa com um histórico exemplar em política externa” e “um homem muito culto”.

Lopez Obrador contou mesmo uma história pessoal, sucedida quando foi eleito presidente da Câmara da Cidade do México, em 2000, quando foi detido numa livraria ao tentar sair da loja com um livro que um estranho acabara de lhe oferecer. “Conto isto para que o assunto seja tratado com cuidado e para que a dignidade das pessoas não seja afetada ou destruída”, explicou o Presidente.

O diplomata foi apanhado neste episódio na livraria El Ateneo Grand Splendid, uma das mais emblemáticas de Buenos Aires.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luanda Leaks. Jaime Esteves deixa liderança da fiscalidade da PwC

Jaime Esteves deixou de liderar o departamento de fiscalidade da PwC em Angola, Cabo Verde e Portugal devido à "seriedade das alegações do Luanda Leaks". Segundo o semanário Expresso, Jaime Esteves deixou de liderar o departamento …

O ornitorrinco corre o risco de desaparecer

O ornitorrinco, animal nativo da Austrália com bico de pato e cauda de castor, pode desaparecer devido às alterações climáticas e à destruição do seu habitat pela ocupação humana, concluiu uma nova investigação. O estudo, publicado …

Um dos mais potentes gases de efeito de estufa está a aumentar na atmosfera

Um dos mais potentes gases com efeito de estufa, o hidrofluorocarboneto 23 (HFC-23), está a aumentar a um ritmo elevado na atmosfera, concluíram cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, num estudo publicado esta …

Alemanha. Buscas por suspeita de "fraude" em motores diesel Mitsubishi

A justiça alemã fez esta terça-feira dez buscas no âmbito de uma investigação por "fraude" em relação a motores 'diesel' instalados em viaturas Mitsubishi, anunciou o Ministério Público de Frankfurt. "Há suspeitas que os motores estão …

Mais de metade dos millennials teme um ataque nuclear nos próximos dez anos

A maioria dos millennials acredita que é muito provável ocorrer um ataque nuclear nos próximos 10 anos, revelou um inquérito da Cruz Vermelha Internacional, num sinal de que a visão dos adultos mais jovens sobre …

Confirmado primeiro caso de infeção pelo coronavírus nos EUA

Um doente no Estado de Washington foi diagnosticado com o novo vírus detetado na China e que causa pneumonias virais, no primeiro caso confirmado nos Estados Unidos. A pessoa afetada foi hospitalizada na semana passada e …

Conselho de Disciplina abre processo ao Sporting pelas tochas no dérbi

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou um processo disciplinar ao Sporting, esta terça-feira, na sequência dos incidentes registados no dérbi com o Benfica. A instauração do processo disciplinar aos leões …

Euromilhões vai mudar. Prémio máximo pode chegar aos 250 milhões

O sorteio do Euromilhões vai passar a contar com pelo menos três sorteios anuais de 130 milhões de euros como prémio mínimo garantido e os jackpots acumulados podem atingir um valor de 250 milhões de …

Benfica aproxima-se de Robin Koch

O defesa-central alemão, que joga no Friburgo, exige um salário de 2,5 milhões de euros por época e o Benfica estará disposto a pagá-los. Segundo o jornal desportivo A Bola, Robin Koch pode vir a ser …

Vídeo viral no Facebook ajuda a encontrar homem desaparecido há quase meio século

Um homem de 70 anos, natural do Bangladesh, procurado pela família há quase meio século, foi encontrado graças a um vídeo viral numa rede social em que pede ajuda para um tratamento médico. Habibur Rahman tinha …