Embaixador de Malta demite-se depois de comparar Merkel a Hitler

Sebastian Derungs, WEF / Flickr

A chanceler alemã, Angela Merkel

O embaixador de Malta na Finlândia demitiu-se, a pedido do ministro dos Negócios Estrangeiros maltês, depois de comparar a chanceler alemã a Adolf Hitler numa publicação no Facebook.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros considerou que as afirmações do embaixador Zammit Tabona “não representam a amizade e respeito mútuo entre Malta e a Alemanha”.

Tabona era embaixador não-residente na Finlândia há seis anos e a sua demissão tem efeitos imediatos, segundo a mesma nota.

Já no domingo, o ministro, Evarist Bartolo, tinha dito ao jornal Times of Malta que pediu ao embaixador que se demitisse “assim que foi alertado” e que vai ser enviado à embaixada alemã um pedido de desculpas.

Na publicação no Facebook, entretanto apagada, Zammit Tabona escreveu: “75 anos depois de termos parado Hitler, quem vai parar Angela Merkel? Ela cumpriu o sonho de Hitler! Controlar a Europa.”

A Europa assinalou, na sexta-feira passada, o 75.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, com a rendição do regime nazi aos Aliados. Entretanto, as últimas mensagens nazis descodificadas pelo Serviço Especial de Inteligência da Grã-Bretanha foram reveladas em forma de homenagem a esta data.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.