Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado”

Olivier Hoslet / EPA

Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana e eficiente” para resolver o problema dos refugiados.

A presidente da Comissão Europeia mostrou ter esperança em Portugal num futuro próximo. “Aguardo com grande expectativa a presidência portuguesa (do Conselho da União Europeia). Desde que assumi o cargo sempre vi em Portugal um forte aliado pela causa da Europa”, referiu numa entrevista coletiva, citada pelo Público.

A Presidente da Comissão Europeia deixou definido o trajeto da liderança portuguesa, que se deverá traduzir em “liderar e abrir o caminho para deixarmos o atual estado de incerteza e fragilidade provocado pelo coronavírus e iniciarmos o processo de recuperação, aproveitando a oportunidade do (fundo) ‘Próxima Geração UE’ para mais modernização” disse, recordando que Portugal é um país aliado do Pacto Verde.

Em relação aos migrantes que se encontram numa situação de grande fragilidade em Moria, na ilha grega de Lesbos, a presidente da Comissão Europeia assume que o sistema atual da Europa “há muito que atingiu o seu limite”.

Neste sentido Ursula Von der Leyen garante que “a proposta que vamos apresentar é para um sistema europeu mais abrangente, que contempla asilo, integração, repatriamentos e gestão de fronteiras. A pressão migratória não vai deixar de existir, temos de lidar com ela de uma forma que seja mais humana e também mais eficiente”, concluiu.

Outro tema comentado por pela ex-ministra alemã, durante a entrevista, foi o Brexit. Neste assunto a presidente foi mais incisiva e disse “existe um acordo assinado para implementar tal como foi assinado. A bola está do lado do Reino Unido, e é inteiramente sua a decisão de como lidar com o problema”.

Neste sentido, espera que o país corrija a “violação” do acordo até ao fim deste mês, acrescentando ainda que “chega de distrações”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …