Sabe em que distritos é mais barato abastecer o carro?

USP Imagens

-

Abastecer o automóvel fica mais caro em Bragança em Lisboa, com a gasolina 95 e o gasóleo a custarem 20 cêntimos acima do preço de referência, enquanto Beja é o distrito que mais cobra pelas botijas de gás. Aveiro e Castelo Branco são os distritos com combustível mais barato.

Os números compilados pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE) foram mostradas esta quarta-feira na Comissão de Economia e Obras Públicas e revelam que há diferenças significativas nos custos energéticos entre distritos.

O preço de referência dos combustíveis (gasolina, gasóleo e botijas de gás propano e butano) são disponibilizados diariamente pela Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) e refletem os preços grossistas, praticados entre os operadores, permitindo aos consumidores avaliar os que se afastam mais do preço de referência.

De fora ficam outras componentes que pesam no preço final como a logística, a distribuição e a comercialização, a margem do comercializador ou os descontos.

De acordo com os dados do Governo, à data de hoje, com o preço de referência da gasolina 95 nos 1,17 euros por litro, abastecer o carro em Aveiro fica oito cêntimos mais barato do que em Bragança, onde o preço por litro chega aos 1,38 euros e custa menos sete cêntimos do que em Lisboa (1,37 euros/litro).

No caso do gasóleo, com um preço de referência de 1,02 euros por litro, Castelo Branco tem a oferta mais barata (1,13 euros por litro) e Lisboa e Bragança voltam a ser os distritos que cobram mais caro (1,21 e 1,22 euros por litro, respetivamente).

Gás

Em termos das botijas de gás, cujo preço de referência se situa nos 0,68 cêntimos por quilo para o butano e 0,65 cêntimos para o propano, as diferenças entre os distritos mais baratos e os mais caros variam entre os 35 e os 37 cêntimos.

No gás butano, Braga é o distrito mais barato (1,83 euros) e Beja o mais caro (2,18 euros), logo seguido de Lisboa (2,15 euros), enquanto o gás propano custa menos em Viana do Castelo (2,18 euros) e volta a custar mais em Beja (2,55 euros).

O ministro do Ambiente e Energia, Jorge Moreira da Silva, disse que não está em causa uma “dicotomia” entre o litoral e o interior, apontando o caso de Setúbal que é um dos distritos que cobra mais pelas botijas de gás, e sim “provavelmente” questões com “as cadeias de logística”.

Moreira da Silva acrescentou que o Governo “está a trabalhar para chegar mais longe” na questão dos preços, nomeadamente, no que diz respeito aos pontos de distribuição e não apenas na atividade grossista.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …